O que é esclerite?

Saiba tudo sobre a esclerite

Quando comprometida pela presença de dor e ardência, nossa visão fica fraca e sensível a qualquer movimento. Sintomas como esses são bem comuns em doenças e inflamações dos olhos, e é por isso que as consultas preventivas são tão importantes quanto um tratamento adequado.

Para mantê-lo bem informado, hoje trouxemos informações sobre a esclerite e mostramos como identificá-la para evitar problemas mais graves e manter a visão saudável. Confira!

O que é esclerite

A esclerite é uma inflamação da esclera, que é a camada responsável por cobrir a parte branca do olho. De todas as inflamações dessa região, a esclerite é a mais grave, porque progride com o tempo e pode levar à cegueira. Pode acometer diferentes regiões da esclera, sendo assim classificada como esclerite anterior — 90% dos casos — ou posterior — muito raro. Além disso, pode também ser classificada como difusa (acometendo toda a esclera) ou localizada (quando acomete apenas uma região específica dessa estrutura).

A esclerite posterior é de difícil diagnóstico, o que pode comprometer o tratamento no período adequado e causar consequências graves na visão. Ambas formas da doença podem atingir pessoas de todas as idades, sendo mais frequentes em pacientes do sexo feminino.

Quais as principais causas da doença

A maior parte das causas da inflamação estão ligadas à doenças sistêmicas (principalmente as reumatológicas), como artrite reumatóide, artrite reativa, gota, lúpus eritematoso sistêmico, sífilis e outras. Também pode se desenvolver após complicações em cirurgias oculares, presença de corpos estranhos no olho, traumas e, raramente, por causa de fungos.

Clique para agendar sua avaliação de exames oftalmológicos.

Primeiros sintomas e possíveis complicações

Inicialmente, o paciente com esclerite pode apresentar vermelhidão no globo ocular e dor ao movimentar os olhos. Também são comuns as queixas com visão levemente embaçada e sensação de ardência.

Quando não tratada adequadamente, a esclerite pode causar descolamento de retina, edema no nervo óptico, uveíte, perda de visão por perfuração, glaucoma e alterações corneanas.

Tratamento da esclerite

Quando diagnosticados corretamente, boa parte dos casos de esclerite possuem chances de cura. Para situações mais graves e que, portanto, não respondem bem ao tratamento convencional, o cuidado é investido na doença reumatológica de base e nas complicações oculares que a esclerite pode trazer ao paciente.

Aos já acometidos, a boa notícia é que já existem novos medicamentos sendo testados para a cura da esclerite. Os responsáveis envolvidos nos cuidados com a doença são profissionais oncologistas, hematologistas e reumatologistas. O tratamento é feito com base no tipo de esclerite, grau de acometimento e também leva em conta se o paciente apresenta alguma doença sistêmica ou não.

Importância da prevenção

Independentemente da intensidade desses sintomas, é fundamental que toda pessoa procure seu médico para avaliações frequentes da saúde dos olhos. A semelhança dos sinais da doença com problemas mais comuns de visão e que não trazem consequências graves é um dos motivos que tornam a prevenção tão importante. Esteja atento ao modo com que sua visão responde a estímulos e não ignore possíveis anormalidades. Além disso, valorize as consultas oftalmológicas e o acompanhamento de profissionais especializados para evitar que um simples incômodo venha a ser um grande problema em sua vida.

Agora que você aprendeu como prevenir a esclerite, confira também quais são os 6 acidentes oculares mais comuns no trabalho!

E não deixe de visitar o seu oftalmologista de confiança regularmente!

Ricardo Filippo

Graduado em Medicina pela Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ. Durante sua vida acadêmica, participou de dezenas de congressos e simpósios, no Brasil e no exterior, e ministrou diversas aulas sobre Oftalmologia. Para mais informações sobre sua experiência na área, clique aqui.