5 sintomas de inflamação nos olhos

sinais e sintomas de inflamação nas vistas

Entender quais sãos os sintomas de inflamação nos olhos é importante para saber quando procurar um oftalmologista

A visão é um sentido muito importante para se ter uma boa qualidade de vida, não concorda? Porém, você sabe quais são os sintomas de inflamação nos olhos

 O ser humano acabou naturalmente desenvolvendo uma dependência muito grande de sua capacidade visual para realizar até as tarefas mais simples. Isso faz com que qualquer dor nos olhos traga graves consequências. 

No entanto, muitas vezes não conhecemos bem os sintomas das patologias que podem afetar nossa visão, o que nos impede de tratá-los adequadamente.

 Por exemplo, um dos problemas mais comuns é a famosa inflamação, que pode ocorrer por diversos motivos e apresentar vários sintomas diferentes.

E a verdade é que muitas pessoas acabam sentindo esse tipo de desconforto no dia a dia e deixando isso de lado, o que é um erro. 

Mas o que realmente deve ser feito? Quer aprender um pouco mais sobre o tema? Então confira o artigo a seguir e conheça os principais sintomas da inflamação nos olhos!

Principais sintomas de inflamação no olho

Aqui está uma lista com alguns sintomas que indicam que pode existir inflamação no olho. 

1. Dor

Por serem muito ricos em terminações nervosas, os olhos são estruturas muito sensíveis e delicadas — não é à toa que temos sempre  o impulso de protegê-los em qualquer situação de perigo! 

Sua importância na relação do indivíduo com o meio ambiente e sua íntima ligação com o cérebro demandam essa alta quantidade de células nervosas em sua estrutura. 

Por esse motivo, praticamente qualquer alteração no globo ocular causa dor. E com a inflamação não seria diferente.

2. Sensação de cisco

É muito comum que eventualmente caiam ciscos em nossos olhos, especialmente com a poeira e as impurezas das grandes cidades. Essas sujeirinhas podem sair naturalmente ou serem removidas com o auxílio de soro fisiológico.

No entanto, se a sensação de cisco no olho for constante e não cessar com suas tentativas de remoção, pode ser um indício de arranhão de córnea. E essa situação causa inflamação e merece atenção especial, indicando a necessidade da procura de um oftalmologista o quanto antes.

3. Vermelhidão

Os olhos também são altamente vascularizados, ou seja, possuem abundância de vasos levando e trazendo sangue de suas estruturas. 

Em geral, áreas de grande importância fisiológica são assim, mas isso traz um sintoma importante no caso de uma inflamação: a vermelhidão. 

Se seu globo ocular estiver muito vermelho, especialmente por um período mais longo, isso pode ser um sinal de inflamação. Além disso, caso venha a pálpebra inchada, também pode indicar que algo está errado. Afinal de contas, também é possível ter inflamação na pálpebra. 

4. Sensibilidade à luz

Outro sintoma da inflamação é a sensibilidade à luz. Chamada de fotofobia, esse é um sinal clássico de diversos problemas oculares. Com a inflamação, os olhos estão mais sensíveis e qualquer iluminação mais forte pode se tornar incômoda. 

Porém, não basta proteger a vista e ficar em locais mais escuros, viu? Esse é um alerta de maior gravidade, indicando a necessidade de procurar por um especialista. 

5. Perda de visão

As inflamações mais graves podem chegar a fazer com que o indivíduo tenha uma temporária perda de visão. Esse é um grande sinal de alerta, pois mostra que o problema está atingindo o nervo óptico. 

Aí não dá para esperar, sendo indispensável procurar um serviço de emergência. Outros sinais de gravidade  são febre alta, abaulamento dos olhos, falta de ar, inchaço no rosto e dor grave.

Como saber se estou com infecção no olho?

Embora existam sintomas de inflamação nos olhos, a melhor maneira de saber se diagnosticar e tratar olho infectado é com falando com um oftalmologista. 

Tenha em mente que a inflamação pode ser tanto algo simples quanto algo mais grave. Inclusive, pode ser que exista infecção no olho com pus, o que pode gerar muito incômodo e dor. 

Dito isso, caso tenha observado alguns dos sintomas citados, é muito importante que procure atendimento médico.

Causas para a inflamação nos olhos

Existem muitas causas para ocorrer a inflamação nos olhos. No entanto, as principais delas são: 

Conjuntivite – inflamação conjuntival

A conjuntivite nada mais é do que uma inflamação ou infecção da membrana transparente — conhecida como conjuntiva — que envolve a pálpebra e cobre a parte branca do olho. 

O aspecto de olho vermelho ocorre porque pequenos vasos sanguíneos localizados na conjuntiva ficam inflamados, o que faz com que fiquem mais visíveis. Geralmente, essa condição acontece por causa de infecção bacteriana ou viral, ou uma reação alérgica.  

É importante deixar claro que, embora a conjuntivite seja muito desconfortável, raramente ela pode afetar a visão. Além disso, o tratamento adequado ajuda a aliviar o desconforto que ela provoca, bem como evitar que ela seja disseminada – já que é contagiosa. 

Ceratite (fungo no olho) – inflamação da córnea

Se você utiliza lentes de contato durante muito tempo e não segue as práticas adequadas de higienização, pode sofrer com ceratite (fungo no olho). Além disso, essa inflamação pode acontecer por conta de uma infecção ou lesão na córnea. 

Alguns dos principais sintomas da creative são olhos vermelhos, lacrimação, dor, sensibilidade à luz, visão turva e sensação de areia nos olhos. 

Caso note algum desses sintomas, é importante procurar um oftalmologista o quanto antes. Pois, quando não tratada, a ceratite pode provocar complicações na visão. 

Neurite óptica – inflamação do nervo óptico

A inflamação do nervo óptico, conhecida como neurite óptica, provoca dor e perda temporária de visão do olho afetado. Em alguns casos, os indivíduos com a condição podem ver luzes piscando. 

A neurite óptica pode se desenvolver muito rápido e, por esse motivo, caso sinta qualquer sintoma relacionado a ela, é importante procurar um oftalmologista rapidamente. 

Esclerite – inflamação escleral

A esclerite (inflamação escleral) é uma doença grave que pode provocar diversos problemas de visão se não for tratada. Os seus sintomas incluem: olhos vermelhos, lacrimação, dor e sensibilidade à luz.

Os sintomas da esclerite são muito parecidos com outras doenças oculares. Por esse motivo, é fundamental procurar atendimento médico para saber o que realmente está acontecendo com o seu olho. 

Vale destacar que a esclerite tem sido associada a distúrbios autoimunes, como lúpus e artrite reumatóide, por exemplo.  

Uveíte – inflamação da úvea

A uveíte é uma inflamação que ocorre na úvea e, geralmente, surge de repente e se desenvolve de maneira rápida. Ela é mais comum de atingir pessoas que sofrem com outras doenças inflamatórias e autoimunes, como, por exemplo, a artrite reumatóide. 

Assim como acontece com outras inflamações nos olhos, a uveíte provoca vermelhidão, visão turva e dor. Além disso, algumas pessoas também podem ter a visão diminuída. 

Inflamação nos olhos e Covid-19

Muitas pessoas não sabem, mas a saúde dos olhos pode ser afetada por causa da Covid-19. Isso acontece porque o coronavírus, responsável pela pandemia, pode atingir uma pessoa ao ter contato com os seus olhos. Ou seja, os olhos são uma das principais portas de entrada para o vírus atingir o ser humano. 

Além disso, segundo a Academia Americana de Oftalmologia, o coronavírus provoca conjuntivite em 1 a 3% das pessoas contaminadas. Inclusive, em alguns casos, a doença é o primeiro sintoma da Covid-19. 

Cuidados 

Para evitar que ocorra qualquer tipo de inflamação nos olhos, é muito importante seguir alguns cuidados no seu dia a dia. Os principais deles são: 

  • Sempre faça a higienização das pálpebras e cílios, especialmente se costuma utilizar máquina;
  • Utilize maquiagens de qualidade e que estejam no prazo de validade;
  • Lave muito bem as mãos e com frequência;
  • Não use colírios sem a indicação de um oftalmologista;
  • Não compartilhe objetos pessoais, como toalha de rosto, maquiagem e colorido, por exemplo;
  • Siga os cuidados recomendados para a higienização e uso de lentes de contato. 

Além dos cuidados citados acima, é muito importante seguir todas as recomendações que sejam feitas pelo médico oftalmologista. 

O que é bom para desinflamar os olhos?

O tratamento para reduzir os sintomas de inflamação nos olhos, bem como curar a doença, depende muito de paciente para paciente. 

As informações nos olhos podem ter diferentes graus e os pacientes também podem ter diferentes sintomas. 

No entanto, de modo geral, o tratamento para desinflamar os olhos inclui o uso de colírios anti-inflamatórios e lubrificantes, soro fisiológico, compressas com água quente ou fria, antialérgico e, em alguns casos, pomadas. 

Quando procurar um médico? 

Assim que surgir alguns dos sintomas de inflamação nos olhos, é importante ficar em alerta para procurar um oftalmologista. 

Especialmente se os sintomas durarem muitos dias para sumirem, ou algum deles for muito intenso, é essencial procurar um médico quanto antes. Ao falar com um especialista, ele poderá solicitar a realização de exames oftalmológicos, como a ultrassonografia ocular, para obter um diagnóstico preciso. 

Por fim, vale lembrar que as causas para a inflamação podem ser diversas, mas devemos ter em mente que essas são estruturas para lá de sensíveis, que merecem todo o nosso cuidado. 

Então fique atento ao que seus olhos têm mostrado! Aproveite e agende agora mesmo uma consulta com um oftalmologista da COI

Dr. Ricardo Filippo

Dr. Ricardo Filippo

CRM: 5281096-7 | RQE: 17512. Graduado em Medicina pela Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ. Durante sua vida acadêmica, participou de dezenas de congressos e simpósios, no Brasil e no exterior, e ministrou diversas aulas sobre Oftalmologia. Veja informações sobre sua experiência na área.
Mulher sorrindo usando o computador de óculos

O que é a falsa miopia?

A falsa miopia é um problema ocular que afeta de forma temporária a capacidade da pessoa enxergar objetos distantes. Veja quais os sintomas dessa condição

Imagem de um teste de diabetes sendo realizado na mão

Como a diabetes pode afetar a visão?

A diabetes afeta a visão quando o nível de glicose do sangue está alto, provocando alterações oculares que podem causar o desenvolvimento de doenças como

Comentários