Como escolher o melhor cirurgião para catarata

Médico oftalmologista se prepara para cirurgia de crosslinking

Escolher um bom cirurgião para catarata é fundamental para que os pacientes sintam-se seguros para realizar o procedimento cirúrgico. 

A cirurgia de catarata, também conhecida como Facectomia, é mais popular do que nunca nos dias de hoje. Um dos motivos para isso acontecer é que os procedimentos cirúrgicos vêm se aprimorando devido ao avanço da tecnologia. 

No entanto, se você está considerando realizar a cirurgia, é fundamental que selecione o melhor cirurgião para catarata. Esse profissional deve ser um oftalmologista especializado na realização do procedimento. 

A tarefa de escolher uma pessoa para realizar a cirurgia é algo que pode ser muito assustador. Afinal de contas, existem diversas opções de profissionais disponíveis no mercado que dizem realizar a cirurgia de catarata. 

Porém, para fazer a sua escolha, é importante que considere alguns fatores, como a experiência do cirurgião, a localização para realização da cirurgia, a tecnologia que será utilizada e, claro, o custo do procedimento. 

Neste artigo, falaremos um pouco mais sobre a cirurgia de catarata e daremos algumas dicas importantes sobre como escolher o melhor cirurgião para realizar o procedimento. 

Continue a leitura e confira! 

Como é feita a cirurgia de catarata

Antes de conferir as nossas dicas para escolher um cirurgião para catarata, é importante que esteja bem claro para você como este tipo de cirurgia funciona. 

Tradicionalmente, a cirurgia é realizada com uma pequena incisão no olho para remover o cristalino turvo. Na maioria dos casos, a cirurgia tradicional ainda é necessária, mas, hoje em dia, muitas das cirurgias de catarata são realizadas com lasers. 

Com a cirurgia de catarata a laser é possível que a lente turva seja removida sem cortar o olho. 

Nos últimos anos, esse procedimento cirúrgico avançou significativamente, tornando-se um dos mais seguros do mundo.

A cirurgia pode ser realizada em hospital público — caso seja feita pelo SUS — ou privado, ou até mesmo em um centro cirúrgico ambulatorial.

Outra dúvida que as pessoas costumam ter é sobre qual anestesia é utilizada para cirurgia de catarata. Geralmente, o procedimento é realizado com anestesia tópica. Isso quer dizer que o cirurgião utiliza colírio ou gel anestésico, que proporciona uma anestesia leve local.

Aqui estão outras informações importantes sobre a cirurgia de catarata. 

Como é a recuperação da cirurgia de catarata?

A maioria dos pacientes consegue ver uma melhora na visão algumas horas após o procedimento. Geralmente, a recuperação da cirurgia é indolor, com a visão melhorando cada vez mais a cada dia. 

É normal sentir alguma vermelhidão ou irritação no mesmo dia do procedimento. Se este desconforto persistir, informe o seu médico na sua consulta de acompanhamento.

Quanto custa a cirurgia de catarata? 

O custo da cirurgia de catarata pode variar muito devido a alguns fatores, como: escolha do cirurgião, local onde acontecerá a cirurgia, técnica utilizada e assim por diante. 

Na cidade do Rio de Janeiro, por exemplo, é possível realizar cirurgia de catarata com preço popular. Porém, geralmente, o preço costuma variar entre 4 e 10 mil reais por olho.

Claro, isso também vai depender se você tem um plano de saúde e qual a cobertura que ele oferece. Além disso, você terá o custo com as lentes multifocais e a recuperação no geral. 

Portanto, antes da cirurgia, pergunte ao seu cirurgião sobre todos os custos relacionados ao procedimento, incluindo o pós-operatório

É importante deixar claro que também é possível realizar a cirurgia de catarata pelo SUS. No entanto, o tempo de espera é longo e, caso o seu caso seja grave, se possível, é importante que considere a opção privada. 

Qual tipo de lente é melhor para mim?

Existem vários tipos de lentes que podem ser implantadas após a remoção da lente opaca. Essas lentes são chamadas de lentes intraoculares ou LIOs. Existem três tipos principais de LIO que são usados na cirurgia de catarata: monofocais, multifocais e acomodativas.

  • Monofocal: essas lentes permitem que você melhore a visão a uma distância definida — perto, intermediária ou longe. A maioria dos pacientes escolhe lentes monofocais para melhorar a visão a longas distâncias e usa óculos ou lentes de contato para ler ou dirigir.
  • Multifocal: permite que você veja a qualquer distância. Essas lentes são melhor usadas quando ambos os olhos estão recebendo cirurgia e geralmente são usadas apenas nesse cenário. Pacientes com esse tipo de lente podem experimentar mais brilho ao redor das luzes à noite do que aqueles com lentes monofocais.
  • Acomodativa: são o tipo mais novo de lente a ser utilizado. Eles trabalham com o olho para ajudá-lo a ver o mais claramente possível em todas as distâncias, mas a visão de perto está faltando quando comparada a outras lentes.

Quando o assunto é preço de lentes intraoculares, é muito importante que você faça pesquisas para encontrar uma opção que caiba no seu bolso. 

Oftalmologista se prepara para cirurgia de deslocamento de retina

Dicas para escolher o melhor cirurgião para catarata

Agora que você já sabe mais sobre a cirurgia de catarata, está na hora de conferir as nossas dicas sobre como escolher o melhor cirurgião para catarata. 

Aqui estão alguns passos para ajudá-lo a selecionar um oftalmologista para a realização do procedimento. 

1. Converse com seu oftalmologista regular

Se o seu oftalmologista atual for cirurgião, ele poderá fazer sua cirurgia. Ou ele pode recomendar outra pessoa, dependendo do que você precisa. 

Além disso, ele pode explicar quais exames devem ser feitos antes da cirurgia e indicar uma lente premium em vez de uma lente monofocal tradicional. 

Pergunte ao seu cirurgião de catarata se ele tem experiência com esses tipos de lentes. Ele ou ela pode ajudá-lo a selecionar o tipo certo de lente para você.

2. Fale com familiares e amigos 

Converse com pessoas do seu convívio que fizeram cirurgia de catarata. Eles tiveram uma experiência positiva? Se sim, eles podem recomendar o oftalmologista que realizou o procedimento. 

3. Pesquise de forma online

Busque na internet por cirurgiões de cirurgia de catarata. Além de encontrar sites com informações sobre o procedimento e sobre o oftalmologista, você também poderá encontrar avaliações de pacientes. 

Depois de encontrar um cirurgião oftalmológico que aparentemente atenda às suas necessidades, lembre-se de que você não precisa se comprometer com ele para sua cirurgia. 

O primeiro passo é conversar com o profissional para tirar todas as suas dúvidas e definir se realmente será ele o seu escolhido. 

Aqui estão algumas coisas que você deve considerar ao falar com um oftalmologista sobre a cirurgia de catarata. 

  • Certifique-se de se sentir confortável com esse oftalmologista e sua equipe de escritório. Você foi tratado profissionalmente e educadamente? Você recebeu informações suficientes sobre o procedimento, incluindo seus benefícios e riscos? Todas as suas dúvidas foram respondidas?
  • Um oftalmologista nunca deve garantir uma visão perfeita pós cirurgia. Eles devem dizer que você ainda pode precisar de óculos sob certas condições.
  • Em certos casos, você pode ser informado de que pode precisar de uma cirurgia de acompanhamento. Eles chamam isso de cirurgia de aprimoramento. Esse procedimento e os custos extras devem ser totalmente explicados.
  • Pergunte ao cirurgião se o centro cirúrgico já teve um surto de infecções oculares afetando mais de um paciente. Se sim, quantas vezes? (Esta é uma ocorrência muito rara, mas é um problema sério para estar ciente.)

Melhor cirurgião para catarata no Rio de Janeiro

Se você está em busca do melhor cirurgião de catarata no Rio de Janeiro, pode contar com a COI (Clínica Oftalmológica Integrada)

Nossa equipe é formada por Oftalmologistas em Campo Grande RJ especialistas em cirurgia para catarata, que estão prontos para te receber e entender as suas necessidades. 

Ao fazer pesquisas na internet, você provavelmente encontrará diversos sites e anúncios sobre cirurgia de catarata. Porém, tenha em mente que estamos falando de uma cirurgia delicada. 

Embora o procedimento cirúrgico seja muito seguro, escolher um cirurgião para catarata confiável é extremamente importante para manter a saúde dos seus olhos. 

Quer falar com um de nossos especialistas?

Clique aqui e agende a sua consulta! 

Fonte: www.aao.org

Saiba mais sobre a Catarata

Perguntas Frequentes sobre Catarata

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Ricardo Filippo

Ricardo Filippo

Graduado em Medicina pela Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ. Durante sua vida acadêmica, participou de dezenas de congressos e simpósios, no Brasil e no exterior, e ministrou diversas aulas sobre Oftalmologia. Para mais informações sobre sua experiência na área, clique aqui.

Comentários