Como escolher um especialista em cirurgia de catarata

Medica examinando olho de paciente

Fazer a escolha de um bom especialista em cirurgia de catarata é um dos principais fatores para obter bons resultados depois da realização do procedimento cirúrgico

Hoje em dia, a cirurgia de catarata está mais popular do que nunca. Porém, muitas pessoas não dão a devida atenção a um fator muito importante ao realizar esse tipo de procedimento: a escolha de um bom especialista em cirurgia de catarata

Se você está considerando passar por essa cirurgia, escolher o melhor cirurgião para suas necessidades pode parecer uma tarefa assustadora. Afinal, existe uma grande quantidade de profissionais disponíveis. 

No entanto, existem algumas considerações que podem te ajudar a tomar a melhor decisão possível, incluindo a análise de experiência do cirurgião, a localização da prática e a tecnologia que será utilizada, por exemplo. 

Dito isso, neste artigo, falaremos sobre alguns dos principais fatores que você deve considerar ao procurar um especialista em cirurgia de catarata. Confira a seguir!

Como escolher um especialista para a cirurgia de catarata 

A catarata é uma das doenças oculares mais comuns. Inclusive, a doença atingiu 25% dos brasileiros com mais de 50 anos, segundo pesquisa divulgada neste ano (2022). 

Por esse motivo, a procura por oftalmologista especialista em catarata é tão alta, especialmente quando se trata da realização de procedimento cirúrgico para a correção do problema. 

Assim como acontece com a procura por outros tipos de profissionais médicos, ao procurar um especialista em cirurgia de catarata é muito importante considerar alguns fatores. 

Isso é extremamente importante para que o paciente sinta-se seguro ao realizar o procedimento — tanto no momento da cirurgia quanto em sua recuperação.

Principais considerações a serem feitas antes de escolher 

Aqui estão algumas das principais considerações que devem ser feitas ao procurar um especialista em cirurgia de catarata. 

1. Procure opções na internet

Faça buscas na internet para encontrar os melhores médicos especialistas em catarata na região onde você mora. Basta procurar por “oftalmologistas em x cidade” que você provavelmente encontrará uma lista com recomendações. 

Feito isso, verifique as avaliações desses profissionais. Confira se existem comentários positivos ou negativos nas avaliações do Google, em sites como o Reclame Aqui, redes sociais e assim por diante. 

2. Informações sobre o médico

Depois que você escolher alguma ou algumas opções de médicos que achou interessante, procure por mais informações sobre eles. 

Procure pelo currículo deles e veja qual é a formação que eles têm, onde estudaram, em quais hospitais e clínicas já trabalharam, a quanto tempo atuam como oftalmologistas e assim por diante. 

Também procure saber se o médico tem título de especialista. Você pode encontrar essa informação no site do Conselho Regional de Medicina (CRM). 

Além disso, também procure saber se o especialista está seguindo as técnicas e as metodologias do mercado. Afinal, muitas mudanças e atualizações ocorrem na área da medicina para proporcionar melhores resultados aos pacientes. 

3. Consulte-se com mais de um especialista

A maioria das pessoas não compra um carro sem testar pelo menos outra opção antes. Realizar a cirurgia de catarata é uma decisão muito importante, portanto, ter uma segunda opinião médica é uma ideia inteligente. 

No entanto, algumas pessoas não se sentem confortáveis em realizar uma consulta com outro profissional. Se esse é o seu caso, tenha em mente que essa é uma prática comum, que pode trazer muitos benefícios a você. 

A menos que você esteja completamente confortável com o cirurgião que já escolheu — ou com a primeira opção que se consultou —, marque uma consulta com outros especialista. 

4. Fale com quem você confia

Mesmo que você faça suas pesquisas na internet para escolher um especialista em cirurgia de catarata, é uma boa opção também falar com quem você conhece para saber se alguém tem uma indicação. 

Você pode falar com seus amigos, familiares, enfermeiras e até mesmo com outros médicos para saber se eles conhecem algum médico que pode atender às suas necessidades. 

Porém, mesmo que você receba uma indicação, é importante colocar em prática as dicas que citamos. Afinal, um médico que é bom para uma pessoa pode não ser tão bom para outra. 

Qual especialista faz cirurgia de catarata?

O oftalmologista é um médico com especialidade em oftalmologia. Dentro da especialidade de oftalmologia, existem subespecialidades como especialista em cirurgia de catarata ou especialista em retina.

Um médico oftalmologista, que tem a especialidade de oftalmologia, porém sem nenhuma subespecialidade, é um médico que identifica e atende os mais diferentes tipos de doenças oculares. Neste caso, ele não está capacitado e nem habilitado para realizar procedimentos complexos, como uma cirurgia.

Já um médico especialista em cirurgia de catarata, como o próprio nome indica, tem especialização em cirúrgica de catarata. Portanto, nem todos os oftalmologistas possuem essa especialização. Somente um médico especialista em catarata está apto a realizar o procedimento cirúrgico para tratar a doença.

Qual é o valor de uma cirurgia de catarata?

Assim como acontece com qualquer outro tipo de procedimento cirúrgico, o valor da cirurgia de catarata varia devido a alguns fatores. Quando se trata de cirurgia de catarata e preços, a média de custos pode variar entre R$3.000 e R$15.000 por olho. Alguns dos principais fatores que influenciam no valor total são:

  • Escolha da lente intraocular;
  • Técnica cirúrgica;
  • Clínica escolhida;
  • Reconhecimento do profissional no mercado;
  • Cidade onde o procedimento será realizado.

Quando procurar um médico

Para manter a saúde dos olhos em dia, é recomendável visitar um oftalmologista pelo menos uma vez ao ano. 

Assim, é possível avaliar os riscos de ocorrer o desenvolvimento de alguma doenças, bem como identificar se o olho já apresenta algum problema ocular. Com isso, o médico pode começar a tratar a doença de maneira rápida, evitando que ela se agrave. 

Vale destacar que pacientes que possuem histórico familiar positivo para a catarata — ou outra doença ocular — precisam ter atenção redobrada. 

Além disso, é muito importante procurar um oftalmologista caso apresente algum dos seguintes sintomas: 

  • Visão com aspecto nublado;
  • Sensibilidade à luz;
  • Dificuldade para dirigir à noite — devido à luz dos faróis e de outros carros;
  • Sensação de visão dupla;
  • Alterações frequentes de grau;
  • Visão com “brilho”. 

Pessoas com catarata também podem sentir dificuldade para realizar tarefas consideradas simples, como pegar objetos próximos a elas. 

Qual é o exame que detecta a catarata? 

Ao procurar um médico, para que ocorra o diagnóstico de catarata, o médico especialista em catarata pode solicitar os seguintes exames oftalmológicos


Acuidade Visual

O exame de Acuidade Visual, também conhecido apenas como exame de vista, tem como objetivo medir a visão – nível de refração – do paciente que faz ou não o uso de óculos. 

Exame de Lâmpada de Fenda

A realização desse exame é feita com uma lâmpada de fenda, que nada mais é do que um equipamento que contém um microscópio fixado à uma luz. Ele permite que o médico enxergue detalhes do olho. 

Ao realizar esse exame, o médico pode identificar não somente a catarata, como qualquer outro tipo de doença ocular. 

Mapeamento de retina 

O exame de mapeamento de retina é feito com a realização de dilatação com colírio. Esse processo é feito para que o médico possa enxergar a retina e possíveis lesões existentes. 

Caso o paciente tenha catarata avançada, pode ser que o médico tenha dificuldades para observar a retina. Neste caso, pode ser necessário realizar uma ultrassonografia ocular.

Últimas considerações

Escolher um especialista em cirurgia de catarata é uma decisão extremamente importante para que você possa realizar o procedimento cirúrgico de maneira segura e obter bons resultados. 

Neste artigo, citamos algumas dicas importantes que você pode colocar em prática para tomar a melhor decisão possível, de acordo com as suas necessidades. 

Na COI Oftalmologia você pode contar com especialistas confiáveis, que estão prontos para te atender e compreender as suas necessidades. Quer saber mais como podemos te ajudar? Clique aqui e agende agora mesmo a sua consulta com um de nossos oftalmologistas! 

Dr. Ricardo Filippo

Dr. Ricardo Filippo

CRM: 5281096-7 | RQE: 17512. Graduado em Medicina pela Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ. Durante sua vida acadêmica, participou de dezenas de congressos e simpósios, no Brasil e no exterior, e ministrou diversas aulas sobre Oftalmologia. Veja informações sobre sua experiência na área.

Comentários