Depois da cirurgia de catarata precisa usar óculos: por quê?

Oftalmologista segurando aparelho de análise de grau

Entenda se depois da cirurgia de catarata precisa usar óculos, além dos cuidados necessários após o procedimento cirúrgico

A catarata é uma doença ocular comum, que atinge muitas pessoas em todo o mundo. Mas, afinal, será que depois da cirurgia de catarata precisa usar óculos? Será que o procedimento cirúrgico não é suficiente para corrigir o problema? 

Quando se trata de qualquer tipo de cirurgia, inclusive as que são feitas nos olhos, é muito importante ter em mente que os riscos e sintomas pós-operatório existem. Os efeitos colaterais de cirurgia de catarata envolvem algumas questões, como a possibilidade do paciente ainda precisar usar óculos de grau. 

No entanto, é necessário compreender o porquê de existir essa possibilidade, bem como quais são os cuidados necessários no pós-operatório de procedimento. Afinal, uma recuperação adequada é essencial para existirem bons resultados.

Dito isso, neste texto, daremos mais detalhes se depois da cirurgia de catarata precisa usar óculos e quais cuidados você deve tomar para ter uma boa recuperação. Confira! 

Posso voltar a usar óculos depois da cirurgia de catarata? Por quê? 

Os principais sintomas da catarata envolvem visão opaca e embaçada. O que muitas pessoas não sabem é a doença ser a principal causadora de cegueira reversível.

Graças ao avanço da tecnologia na medicina, a cirurgia de catarata é uma opção para muitas pessoas que sofrem com a doença. Isso porque, com esse procedimento, é possível recuperar os danos provocados pela condição.

A catarata pode se desenvolver por inúmeros motivos. Porém, basicamente, consiste em gerar opacidade no cristalino do olho. Quando a cirurgia é realizada, o cristalino opaco é removido e uma lente intraocular é colocada em seu lugar. 

Vale destacar que, segundo estudos, foi possível identificar que 39% das mulheres no Brasil sofrem com catarata. Já quando se trata dos homens, 29%,4 têm a doença. 

Dito isso, se o seu oftalmologista recomendar a cirurgia de catarata, é necessário compreender que sim, depois da cirurgia de catarata precisa usar óculos, em alguns casos. Entenda alguns dos porquês a seguir. 

Existência de grau residual

Um dos principais motivos para uma pessoa precisar usar óculos depois da cirurgia de catarata é que ficou algum grau residual depois do procedimento. Isso pode depender muito de acordo com o grau que existia antes ou da lente intraocular que for utilizada. 

Caso o paciente utilize uma lente simples monofocal, pode ser que ele precise utilizar óculos para leitura, para enxergar de perto e para utilizar o computador. 

Astigmatismo após a cirurgia de catarata

Outra questão que pode fazer com que o paciente precise utilizar óculos é se ele tiver astigmatismo. Caso a lente utilizada não for uma intraocular tórica, que é capaz de corrigir o problema, provavelmente será necessário fazer o uso de óculos para longe e perto. 

É importante deixar claro que a escolha da lente não é feita de maneira aleatória. O médico oftalmologista indicará qual é a opção ideal para a sua necessidade. 

Outra opção que pode ser utilizada é a lente intraocular multifocal. Ela é utilizada com o objetivo de eliminar ou reduzir a dependência do óculos após a cirurgia de catarata. Assim, pode oferecer uma melhor visão para longe e para perto. Portanto, é uma ótima opção para corrigir a vista cansada (presbiopia). 

Tanto para identificar a catarata, quanto recomendar o procedimento cirúrgico e definir a lente a ser utilizada, é necessário passar com um médico especialista e realizar exames oftalmológicos.

Possibilidade da volta do uso do óculos

Embora exista a possibilidade de ter que usar óculos depois da cirurgia de catarata, em quase 90% dos casos do procedimento ocorre a redução de até meio grau diferente do que foi planejado. 

Portanto, a necessidade de utilizar óculos de grau é reduzida para a maioria dos pacientes. Inclusive, em vários casos, o uso é totalmente eliminado. 

Caso o paciente precise fazer o seu uso, geralmente, é para situações específicas. Ou seja, não é mais um uso contínuo. 

Como fica a visão após a cirurgia de catarata?

Assim como acontece com qualquer outro tipo de procedimento cirúrgico, a cirurgia de catarata também tem seus sintomas no pós-operatório. 

Os principais sintomas após cirurgia de catarata são: 

  • Visão borrada;
  • Visão embaçada;
  • Visão turva;
  • Olho seco;
  • Clarões na vista;
  • Sensibilidade à luz;
  • Desconforto no olho operado;
  • Sensação de ter algo no olho. 

Como evitar precisar voltar a usar óculos após a cirurgia? 

Não existe uma determinada maneira de evitar que seja necessário usar óculos depois da cirurgia de catarata. Afinal de contas, isso pode ocorrer por diversos motivos. 

No entanto, para ter o melhor resultado possível, é fundamental seguir todas as recomendações de pós-operatório feitas pelo cirurgião. Por exemplo, a indicação do uso de óculos escuros após cirurgia de catarata. 

Além disso, também é importante fazer o acompanhamento correto para que o médico possa verificar como está a evolução da recuperação do paciente.  

Cuidados depois da cirurgia de catarata

Para ter uma boa recuperação e evitar complicações, o paciente precisa tomar alguns cuidados depois da cirurgia de catarata. Alguns deles são: 

  • Utilizar óculos de sol no pós-operatório — ao sair de casa —, nos primeiros 30 dias após a cirurgia;
  • Evitar levantar a cabeça rapidamente;
  • Evitar dormir com o lado operado para baixo;
  • Fazer a higienização correta do olho operado — com sabão neutro e de acordo com o recomendado pelo cirurgião;
  • Utilizar protetor ocular durante 15 dias;
  • Faça o uso de colírio indicado pelo oftalmologista. 

Quanto tempo leva para a visão voltar ao normal após a cirurgia catarata?

A recuperação total da visão depende muito de cada caso. A capacidade de ler ou realizar outras atividades sem óculos de grau também varia muito para cada paciente. 

No entanto, geralmente, demora cerca de 6 a 12 semanas — depois da operação no segundo olho — para que o cérebro se adapte e a visão fique melhor.

Importância de um acompanhamento profissional 

Agora que você já sabe se depois da cirurgia de catarata precisa usar óculos de grau, se deseja passar por esse procedimento, está na hora de falar com um profissional. 

Desde o diagnóstico da catarata, até a recuperação total da cirurgia, é essencial ter o acompanhamento de um especialista. 

Se você está em busca de uma Clínica Oftalmológica no Rio de Janeiro, entre em contato conosco e saiba mais sobre a COI e como podemos te ajudar! 

Dr. Mario Filippo

Dr. Mario Filippo

Graduado em Medicina pela Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ. Durante sua vida acadêmica, participou de dezenas de congressos e simpósios, no Brasil e no exterior, e ministrou diversas aulas sobre Oftalmologia. Para mais informações sobre sua experiência na área, clique aqui.

Comentários