Saiba quando levar a criança a um oftalmologista

Mãos segurando óculos de grau com letras de teste oftalmologico ao fundo, embaçado ao redor do óculos

Mesmo sem a criança reclamar de incômodos, ou sem o adulto responsável perceber algum problema de visão na criança, é importante fazer o acompanhamento oftalmológico mesmo em crianças. Saiba mais sobre quando levar a criança a um oftalmologista.

Infelizmente, há muitos adultos que não se atentam quando se deve levar uma criança a um oftalmologista, embora isso seja fundamental para identificar logo os problemas visuais na infância.

Inclusive, quanto mais cedo as crianças se acostumarem com a ideia de que elas serão avaliadas pelo especialista e, se preciso, começar um tratamento oftalmológico, melhor para a sua qualidade de vida.

Se você também tem dúvidas sobre a idade ideal para levar uma criança a um oftalmologista e quer aprender mais sobre o assunto, continue lendo esse material que criamos e saiba mais.

A importância da visão na infância

A visão é primordial para as crianças começarem a se conectar ao mundo, apesar de existir uma curiosidade interessante: os bebês não enxergam bem assim que nascem.

Na realidade, eles enxergam bem embaçado e apenas com um ano é que eles conseguem distinguir com mais clareza quem está ao seu redor.

Contudo, uma vez que os pequenos estão enxergando de forma clara, a visão se torna a forma de eles aprenderem, se eles se divertirem, de eles descobrirem coisas novas.

É por causa disso que se deve ter dedicação ao cuidado com os olhos infantis, aprendendo quando levar a criança a um oftalmologista.

Por que levar a criança ao oftalmologista?

Diversos problemas visuais na infância, quando não são devidamente identificados e tratados, podem fazer com que essas crianças tenham dificuldades mais sérias na vida adulta.

Da mesma maneira que seus pais podem ter miopia, por exemplo, uma criança também pode ter e apresentar extrema dificuldade para enxergar de longe.

Outros quadros, como o astigmatismo e o estrabismo, também precisam de um oftalmologista infantil para serem contornados e tudo isso só é possível quando se leva os pequenos a um especialista.

Levar a criança ao oftalmologista com regularidade aumenta muito as chances de elas terem olhos saudáveis quando estiverem na vida adulta.

Leia também: Miopia: saiba tudo sobre este problema de visão

Quando levar a criança a um oftalmologista

A dúvida que tantas pessoas têm, após entender a importância dos cuidados com a visão infantil, é quando levar a criança a um oftalmologista. Existe mesmo um período específico para que os pequenos estreiem no consultório dessa especialidade?

A resposta é: sim! O recomendado é que, a partir de um ano, essa criança vá periodicamente ao oftalmologista para que se analise se ela está conseguindo enxergar bem.

Pode parecer perda de tempo, já que a criança não consegue fazer exprimir o quanto ela enxerga ou não. Porém, existem exames oftalmológicos para crianças que permitem ao especialista diagnosticar diversas condições.

Cabe salientar que, se houver algum indício de problema de visão antes dos 12 meses de idade, é possível ir de forma extraordinária ao especialista para que se faça uma avaliação mais precoce.

Quando fazer o primeiro exame de vista?

Exceto se houver sinais de problemas de visão em crianças, é possível esperar até 3 anos para que os pequenos façam exames mais detalhados em seus olhos.

É claro que, antes disso, os oftalmologistas fazem exames para determinar se a criança está enxergando bem e, se não for o caso, podem até prescrever lentes corretoras.

No caso do estrabismo, por exemplo, os médicos fazem o diagnóstico no consultório mesmo, indicando tampões e outros tipos de recursos. Entretanto, se não existir indício de uma condição mais séria, o especialista vai indicar que a criança aguarde os 3 anos para uma avaliação mais completa.

Saiba mais: O que é o teste do olhinho?

Sinais que podem indicar problemas visuais em crianças

Ficar atento a indícios de problemas de visão nas crianças é indispensável, até mesmo para servir de guia sobre quando levar a criança a um oftalmologista. A seguir, alguns sinais a se considerar:

Demora para pegar brinquedos que estão à frente

É possível que não se trate de preguiça da criança, por exemplo, mas sim de uma dificuldade para enxergar mesmo o brinquedo.

Apertar os olhos

Isso costuma representar uma tentativa de focar a visão, deixando-a mais nítida. Geralmente, é um indício claro de que se tem alguma dificuldade para enxergar.

Dor de cabeça frequente

Quando a criança consegue indicar que tem dor de cabeça e ela acontece com muita frequência, pode ser devido a problemas visuais na infância.

Desempenho ruim na escola

Se o desempenho sempre foi satisfatório e começou a reduzir, pode ser dificuldade para enxergar.

Como é feito o diagnóstico de problemas visuais em crianças

O diagnóstico de problemas visuais em crianças é feito por um médico oftalmologista, especialista que pode avaliar, diagnosticar e tratar os diversos problemas de visão, como astigmatismo e glaucoma.

Prevenção de problemas visuais na infância

Infelizmente, boa parte das doenças visuais na infância vem da genética, sendo indicado saber previamente se há algum problema nos pais e parentes mais próximos e procurar um acompanhamento o mais rápido possível.

Veja também: Você sabia que sua visão muda na terceira idade?

Dicas para cuidar da saúde visual infantil

Há algumas coisas que podem ser feitas para evitar que os pequenos fiquem com a visão prejudicada e até evitar que precisem de uma cirurgia refrativa, como:

Não os deixar ficar perto demais de telas

Os pixels das telas podem agredir os olhos e, a curto prazo, causar problemas de visão. Também não é indicado ficar muitas horas por dia em frente à tela.

Manter o ar úmido

Em regiões onde o ar é seco demais, é possível que isso acabe irritando os olhos, prejudicando a sua saúde. Vale a pena buscar por um umidificador ou até usar uma panela de água.

Ensinar as crianças a não ficar coçando os olhos

Além de os olhos ficarem irritados quando se coça muito frequentemente, esse hábito pode causar prejuízos à retina. Por isso o ideal é ensinar a criança a não ficar passando a mão no olho.

Cuidar dos olhos desde a infância é o segredo para que as crianças continuem enxergando bem já na vida adulta e o ideal é levá-las a um especialista já aos 12 meses. Na COI Oftalmologia, é possível encontrar exames e consultas para as crianças também. Acesse nosso site e agenda uma consulta!

Dr. Ricardo Filippo

Dr. Ricardo Filippo

CRM: 5281096-7 | RQE: 17512. Graduado em Medicina pela Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ. Durante sua vida acadêmica, participou de dezenas de congressos e simpósios, no Brasil e no exterior, e ministrou diversas aulas sobre Oftalmologia. Veja informações sobre sua experiência na área

Comentários