O que é o exame de campo visual computadorizado?
O campo visual é a amplitude da percepção visual, ou seja, é a área do espaço que é percebida pelo olho. Sendo assim, a campimetria quantifica esse espaço e aponta alterações no campo da visão, indicando a existência de cegueira em alguma parte do olho, que, muitas vezes, não é notada pelo paciente.
Corresponde a avaliar a área espacial percebida pelo olho, apontando alterações no campo de visão, na maioria das vezes imperceptíveis para o paciente, podendo indicar existência de cegueira em alguma parte do olho.
O exame de campo visual computadorizado ou campimetria, como também é chamado, é importante no diagnóstico do glaucoma e outras doenças da visão que afetam muita gente.
É um teste simples, feito em clínica oftalmológica, mas que deixa as pessoas com muitas dúvidas em relação ao procedimento, aos tipos dele e em quais casos são indicados.
Por isso, criamos este post com a intenção de ajudá-lo a saber mais sobre o exame de campo visual computadorizado. Você se interessou? Então, continue lendo e saiba mais sobre o assunto!
Para que serve esse exame?
O exame de campo visual computadorizado é usado no diagnóstico e no acompanhamento do glaucoma, assim como nas seguintes indicações:
- doenças da retina, como oclusões vasculares, retinose pigmentar e degeneração macular senil;
- enfermidades do nervo óptico, como papilite, papiledema e intoxicação por metanol;
- alterações neurológicas, como acidente vascular encefálico (AVE), traumatismo cranioencefálico (TCE) e tumores;
- distúrbios da coroide, como coroidite e tumores;
- dor nos olhos;
- alterações do campo visual;
- intoxicação por medicamentos;
- afecções oftálmicas;
- doenças metabólicas e endócrinas;
- enxaqueca oftálmica
Como ele é feito?
Em uma sala com pouca luminosidade, o paciente é posicionado sentado com o rosto colado ao aparelho medidor, chamado campímetro. Esse aparelho emite pontos de luz de várias intensidades e posições diferentes.
O paciente deverá acionar a campainha todas as vezes que visualizar as luzes, pois é assim que comprovará que o estímulo foi percebido. Além disso, deve olhar para uma luz central fixa localizada dentro do aparelho a fim de garantir que não haja movimentação dos olhos. Esse exame é indolor e tem duração de aproximadamente 20-30 minutos.
Quais são os tipos de campimetria?
O exame de campo visual pode ser dividido em dois tipos: a campimetria computadorizada e a campimetria manual.
A diferença entre eles é que, no primeiro, o exame é todo comandado pelo aparelho eletrônico e, no segundo, é manual, feito por um profissional treinado para realizá-lo.
A campimetria manual é indicada para averiguar problemas na visão periférica ou decorrentes de alterações neurológicas ou para pacientes com grande perda de acuidade visual, idosos, crianças e pessoas debilitadas que tenham dificuldade em seguir os comandos do aparelho computadorizado.
Como saber se preciso de campimetria?
Se você acha que pode ter algum problema na visão, é importante que procure por um médico oftalmologista o mais rápido possível. Somente ele é capaz de detectar a necessidade de fazer o exame. Além do mais, é fundamental que seja realizado em uma clínica especializada em oftalmologia, com profissionais capacitados e de confiança.
Já que você está sabendo mais sobre o exame de campo visual computadorizado, que tal marcar uma consulta? Entre em contato conosco. Aproveite e agende agora mesmo!
E não deixe de visitar o seu oftalmologista de confiança regularmente!