Saiba o que é tonometria de aplanação e como é feita

Médico em pé de óculos de grau, máscara, luva e pacoente sentado em cadeira com tv ao funso

Afinal, o que é tonometria de aplanação? É um exame fundamental para detectar o glaucoma, uma doença que pode levar à perda irreversível da visão. Sendo rápido, indolor e não invasivo, que permite o diagnóstico precoce da doença.

A saúde visual é um aspecto muito importante da nossa qualidade de vida, e infelizmente muitas pessoas negligenciam esse cuidado. Problemas de visão podem se manifestar de diversas formas, como dificuldade para enxergar objetos próximos ou distantes, visão embaçada, dores de cabeça constantes, entre outros sintomas.

É essencial que as pessoas consultem o oftalmologista e realizem exames regularmente, para prevenir e diagnosticar precocemente possíveis problemas de visão. Um dos exames mais importantes é a tonometria de aplanação.

Se você não sabe o que é tonometria de aplanação e quer saber mais sobre esse assunto, continue lendo este artigo! Você vai descobrir o que é, como funciona e porque ele é tão importante.

O que é tonometria de aplanação e sua importância?

A tonometria de aplanação é um exame oftalmológico que mede a pressão intraocular, ou seja, a pressão dentro do olho.

A tonometria de aplanação é um exame de rotina realizado durante a consulta oftalmológica de rotina, especialmente em pacientes que apresentam fatores de risco para o glaucoma, como histórico familiar da doença, idade avançada, hipertensão arterial ou diabete.

Ao medir a pressão intraocular, o exame de tonometria de aplanação ajuda o oftalmologista a detectar possíveis sinais de glaucoma em estágios iniciais, antes que a doença cause danos irreversíveis à visão do paciente.

Por isso, ele é considerado um exame fundamental para a prevenção e diagnóstico precoce do glaucoma, além de outros problemas oculares que podem afetar a pressão intraocular, como a uveíte e o edema macular.

O que é a pressão intraocular e sua relação com o glaucoma?

A pressão intraocular é a pressão que o líquido produzido dentro do olho exerce nas paredes internas do globo ocular. Esse líquido, chamado de humor aquoso, é produzido pelo corpo ciliar e circula dentro do olho, mantendo a forma e a estrutura do globo ocular.

Normalmente, a pressão intraocular varia entre 10 e 21 mmHg, e é controlada pelo equilíbrio entre a produção e a drenagem do humor aquoso. Quando há um desequilíbrio nesse sistema, a pressão intraocular pode aumentar, causando danos ao nervo óptico.

O glaucoma é uma doença ocular que afeta o nervo óptico e pode levar à perda da visão.

O aumento da pressão intraocular é um fator de risco importante para o desenvolvimento do glaucoma, já que a alta pressão pode comprimir os vasos sanguíneos que alimentam o nervo óptico e, com o tempo, danificá-lo de forma irreversível.

Porém, é importante saber que nem todas as pessoas com pressão intraocular aumentada desenvolvem glaucoma, e nem todas as pessoas com glaucoma apresentam pressão intraocular elevada. Alguns pacientes podem ter glaucoma de pressão normal, em que o dano ao nervo óptico ocorre mesmo com a pressão intraocular dentro da faixa normal.

Por isso, é fundamental que as pessoas realizem exames oftalmológicos regularmente, para detectar possíveis problemas de visão, incluindo o glaucoma, ainda no início.

A tonometria de aplanação é um desses exames que ajudam a avaliar a pressão intraocular e detectar possíveis sinais de glaucoma em estágios iniciais, permitindo um tratamento precoce e eficaz para preservar a visão do paciente.

Exames de tonometria:

Existem diferentes tipos de exames de tonometria que podem ser realizados para avaliar a pressão intraocular. O mais comum e utilizado é o de aplanação, mas existem outros tipos, tais como:

Tonometria de sopro: como é feita e suas limitações

O exame de tonometria de sopro, é realizado utilizando um tonômetro de ar-puff, que dispara um jato de ar suave na superfície do olho para medir a pressão intraocular.

Durante o teste, o paciente é posicionado em frente a um aparelho de tonometria de sopro, um colírio anestésico é aplicado no olho, e o paciente é instruído a olhar fixamente para um ponto central, enquanto o aparelho dispara um jato de ar suave em direção ao olho.

O aparelho mede a pressão do olho a partir do comportamento do ar no momento em que ele é refletido pela superfície do olho, e o resultado é exibido em uma tela digital.

A tonometria de sopro é um exame simples e não invasivo, que não requer a utilização de instrumentos ou dispositivos adicionais, mas, ele pode ser menos preciso do que outros tipos de exame, especialmente em pacientes com córneas irregulares ou muito finas, o que pode resultar em resultados imprecisos.

Além disso, o resultado pode ser afetado pela posição do paciente e pelo uso de lentes de contato.

A tonometria de sopro não deve ser utilizada como o único exame para detectar e monitorar o glaucoma, devendo ser complementada por outros exames, como a tonometria de aplanação e a análise do nervo óptico.

Tonometria de contato: como é feita e suas limitações

Durante o exame de tonometria de contato, um colírio anestésico é aplicado no olho do paciente e um pequeno cone de plástico ou vidro é colocado suavemente na superfície da córnea, e uma leve pressão é aplicada.

O aparelho então mede a pressão necessária para achatar uma área específica da córnea, o que é um indicador da pressão intraocular.

A tonometria de contato é considerada mais precisa do que a tonometria de sopro, pois é menos afetada por córneas irregulares ou espessuras variáveis. Além disso, ela é menos afetada pela posição do paciente e por lentes de contato.

Mas ela também apresenta algumas limitações, pois requer o uso de um instrumento específico e é mais invasiva do que outros tipos de testes oftalmológicos, podendo causar desconforto ou irritação nos olhos do paciente.

Outro ponto desfavorável é que ela pode ser menos precisa em pacientes com cicatrizes na córnea ou após cirurgias oculares.

Tonometria de aplanação: como é feita e suas vantagens

Durante o exame de tonometria de aplanação, o médico coloca uma pequena quantidade de anestésico em forma de colírio no olho do paciente. Em seguida, uma pequena haste com uma ponta plana e circular é suavemente pressionada contra a córnea do olho, a fim de achatá-la.

A pressão necessária para achatá-la é então medida por um aparelho chamado tonômetro, que é fixado na haste. O aparelho de tonometria de aplanação mede a pressão em milímetros de mercúrio (mmHg), que é a unidade de medida da pressão intraocular.

A tonometria de aplanação é uma técnica amplamente utilizada e reconhecida como o padrão ouro para medir a pressão intraocular. Além disso, é precisa e confiável, especialmente quando realizada por um profissional treinado e experiente.

É importante lembrar que cada tipo de exame possui suas próprias vantagens e desvantagens e o oftalmologista deve escolher o tipo de exame mais apropriado para cada paciente, de acordo com a condição ocular e necessidades de avaliação.

Veja também: 28 tipos de exames oftalmológicos

Preparação para o exame de tonometria de aplanação

O exame é bastante simples e rápido, não exigindo muita preparação por parte do paciente.

É preciso que o paciente informe ao médico sobre qualquer medicação que esteja tomando, incluindo colírios, já que alguns medicamentos podem afetar o resultado do exame.

Além disso, o paciente deve evitar o uso de lentes de contato nas horas anteriores ao exame, já que elas podem afetar a precisão do resultado, e também deve evitar esfregar ou tocar os olhos antes do exame.

Durante o exame, é importante se sentir confortável e relaxado.

Cuidados após o exame de tonometria de aplanação

Após a realização da tonometria de aplanação não é necessário um cuidado específico, e o paciente pode voltar às atividades normais imediatamente após o exame.

No entanto, algumas pessoas podem apresentar desconforto ocular ou lacrimejamento. Isso é normal e geralmente desaparece em algumas horas. Se o desconforto persistir, o paciente pode utilizar lágrimas artificiais para aliviar os sintomas.

Agora você já sabe o que é tonometria de aplanação, e que é um exame oftalmológico importante para avaliar a pressão intraocular e detectar precocemente o glaucoma, uma doença que pode levar à perda irreversível da visão. O exame é rápido e indolor, e não requer preparação especial por parte do paciente.

Por isso, se você ainda não fez esse exame, recomendamos que agende com um médico oftalmologista quanto antes. Cuide da sua saúde visual e previna doenças oculares.

Dr. Ricardo Filippo

Dr. Ricardo Filippo

CRM: 5281096-7 | RQE: 17512. Graduado em Medicina pela Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ. Durante sua vida acadêmica, participou de dezenas de congressos e simpósios, no Brasil e no exterior, e ministrou diversas aulas sobre Oftalmologia. Veja informações sobre sua experiência na área.

Comentários