28 tipos de exames oftalmológicos

exames oftalmológicos fique por dentro

Conheça o guia completo dos principais exames oftalmológicos e descubra em que situações eles são indicados

Cuidar da saúde dos olhos também implica na realização de exames oftalmológicos importantes. Cada um deles é indicado para diagnosticar doenças oculares diversas, muitas vezes em conjunto. Eles fazem parte de uma série de procedimentos que avaliam células, tecidos e estrutura ocular. Eles são realizados por oftalmologistas e servem para promover um diagnóstico mais preciso de doenças nos olhos.

Por meio deles, o médico é capaz de identificar problemas iniciais e prevenir situações mais graves, como a perda da visão. Por isso, é importante reafirmar que você não deve ir ao médico apenas quando sentir algum tipo de desconforto.
Abaixo, conheça os principais exames oftalmológicos existentes e confira respostas para algumas dúvidas frequentes.

1. Acuidade Visual

Esse exame mostra se a pessoa enxerga detalhadamente uma palavra ou um símbolo a uma determinada distância e se vê com clareza as formas dos objetos. Existem alguns tipos de exame de acuidade visual — a maioria deles de realização simples.

2. Acuidade Visual Potencial a Laser (PAM)

O PAM é um dos exames oftalmológicos que avaliam o potencial de visão do paciente. Ele indicado em contextos pré-operatórios para cirurgias de catarata. Nesse caso, ele prediz o quanto o paciente chegará em visão após o procedimento cirúrgico.

Esse exame também faz parte do protocolo pré-operatório de transplante de córnea e vitrectomia. Além disso, ele se destina a pacientes que não alcançam  boa visão ao exame de refração (mesmo após tratamento).

3. Avaliação de Senso Cromático (Teste de Ishihara)

Se você acha que é daltônico (tem dificuldade em distinguir certas cores), saiba que existe um exame capaz de tirar essa dúvida.

A Avaliação de Senso Cromático detecta doenças relacionadas à percepção cromática, como verde e vermelho no daltonismo e azul e amarelo em doenças da mácula.

O teste é bem simples e consiste na observação de cartões coloridos, cada um com vários círculos com cores ligeiramente diferentes entre si.

4. Aberrometria Wavefront

Esse é um dos exames oftalmológicos mais incomuns.  Ele diz respeito a um procedimento complementar que, geralmente, é realizado fora do consultório do médico oftalmologista. 

O exame avalia possíveis irregularidades ópticas que podem prejudicar a visão. A análise é feita por meio de imagens capturadas por meio projeções luminosas que incidem sobre a córnea.

A Aberrometria Wavefront é indicada para pacientes que apresentam baixa qualidade visual, mesmo usando óculos ou lentes de contato. Ela também é  realizada em pré ou pós-cirúrgicos ou para estudo de doenças da córnea e catarata.

5. Análise de Camadas de Fibras Nervosas (HRT)

O HRT, também conhecido como Análise Computadorizada de Papila, é um exame realizado com a incidência de um feixe de luz nos olhos.

Esse fluxo luminoso de intensidade próxima a do infravermelho faz uma varredura completa, permitindo a análise das camadas do nervo óptico.

Ele faz parte da lista de exames oftalmológicos que são solicitados quando o médico oftalmologista suspeita de danos nas fibras nervosas dos olhos.

Esse tipo de dano ocorre no glaucoma, na miopia de grau elevado, na hipertensão, entre outras doenças.

6. Angiografia com Indocianina Verde (ICG)

Também conhecido como indocianinografia, o exame de angiografia avalia, principalmente, a circulação da coróide (membrana que envolve o olho).

O ICG é indicado para detectar doenças como:

  • coriorretinopatia
  • vasculopatia
  • os tumores oculares
  • alguns casos de degeneração macular

A palavra “verde” está no nome do exame porque, para sua realização, é injetada na veia do paciente uma substância dessa cor.

A partir daí, é realizada uma sequência de imagens do fundo do olho, e a tonalidade diferenciada garante que tais fotos identifiquem o problema.

7. Biomicroscopia

A biomicroscopia, ou exame na lâmpada de fenda, é indicada em todos os exames oftalmológicos. Ela avalia os olhos em detalhes, incluindo a córnea, o nervo óptico e as células que compõem esses órgãos.

Esse exame é realizado com equipamento microscópico e, portanto, avalia detalhes  das estruturas oculares.

mulher asiática usando camisa azul se prepara para realizar exame oftalmológico em máquina de cor branca

Leia mais: Olho embaçado após a cirurgia de catarata é normal? Cuidados pós tratamento

8. Biomicroscopia Ultrassônica (UBM)

O UBM é um exame ultrassonográfico de alta frequência que estuda as estruturas anteriores do olho, como:

  • córnea
  • corpo ciliar
  • íris
  • cristalino
  • coróide
  • retina periférica

Ele é indicado para o diagnóstico e controle de tumores.

Pacientes com glaucoma  também costumam realizar esse exame, já que ele avalia o ângulo irido-corneano. O UBM também é indicado para planejamento pré-operatório de implantes de lentes fácicas e intraoculares.

9. Curva de Pressão Intraocular

Esse exame serve para acompanhar a progressão do glaucoma. Ele consiste na mensuração e mapeamento dos picos da pressão intraocular. O mais indicado é que ele seja realizado pela manhã, quando a pressão costuma estar mais alta.

10. Campo Visual de Goldman (Manual)

Serve para detectar alterações de campo visual de forma não computadorizada. Esse exame é indicado para diagnosticar e controlar doenças neurológicas.

11. Ceratometria

Mede a curvatura da superfície da córnea, sendo muito importante para quem precisa adequar as lentes de contato. Por essa razão, ele faz parte dos exames oftalmológicos realizados no pré-operatório da cirurgia de catarata.

12. Ecobiometria Ocular (Biometria Ultrassônica)

A ecobiometria ocular é um exame ultrassônico que mede a distância entre as estruturas oculares. Ela costuma ser realizada em pacientes que farão cirurgia de catarata e tem como função determinar o grau da lente intraocular a ser implantada.

Esse exame também é usado no controle pós-operatório de glaucoma congênito.

13. Ecometria (IOL MASTER)

Esse exame é bastante preciso por que é realizado com o IOL MASTER, equipamento de última geração que mede o grau das lentes a serem introduzidas em cirurgias de catarata.

14. Eletroretinograma (ERG) e Eletro-oculograma (EOG)

O ERG avalia como a retina reage aos estímulos luminosos. Ele auxilia no diagnóstico no acompanhamento de várias doenças da retina, como a distrofia de cones e a retinose pigmentar.

Já o EOG é indicado para diagnosticar a distrofia de Best; distrofia padrão; trauma retiniano; fundus flavimaculatus; descolamento de retina e doença viteliforme do adulto. Esse exame também avalia diferentes graus de doenças retinianas.

15. Estereofoto de Papila (Retinografia Estereoscópica de Papila)

Seu objetivo é documentar e auxiliar no diagnóstico das alterações do disco óptico. Por isso, esse exame faz parte de protocolos que avaliam pacientes com glaucoma e ou acometidos por doenças dos nervos ópticos.

O exame pode causar certo desconforto e fotofobia temporária devido ao flash disparado enquanto são registradas as imagens repetidas do fundo do olho.

16. Exoftalmometria

Serve para medir o grau de protrusão (saliência) do globo ocular e detectar doenças, como tumores e hipertireoidismo. O procedimento é bastante simples e pode ser feito em adultos ou crianças.

17. Fundo de olho (Fundoscopia Ocular)

Diagnostica lesões causadas pelo glaucoma, doenças do nervo óptico e da retina. Durante o exame, o paciente é colocado em um ambiente com pouca iluminação para que a pupila fique estável e sua vista seja dilatada.

O aparelho permite ao médico oftalmologista observar as estruturas do fundo do olho, tais quais:

  • nervo óptico
  • vasos sanguíneos 
  • região central da retina

Tudo isso por meio da pupila.

médica loira usando jaleco branco realizando exame oftalmológico dentro de seu consultório

Confira: Distrofia de fuchs: entenda o que é e como é o tratamento!

18. Gonioscopia

O exame de gonioscopia é indispensável para identificar e tratar o glaucoma e tumores na íris. Ele também auxilia no diagnóstico de outras anormalidades, como as de trauma ocular. Seu objetivo é avaliar o ângulo interno (seio camerular) dos olhos.

Para fazer o exame, não é necessário dilatar as pupilas. No entanto, é necessária a aplicação de um colírio anestésico e um gel deixa a visão turva por algumas horas.

19. Lissamina Verde ou Rosa-bengala

Esse exame é indicado para pessoas com olhos secos para avaliar o grau de debilitação das células superficiais da córnea e da conjuntiva. O nome “teste de Lissamina Verde” se dá devido ao uso, durante o procedimento, de um produto que leva esse nome.

20. Mapeamento de retina

É um dos exames oftalmológicos mais solicitados pelos médicos. Isso se deve ao fato de ele oferecer dados específicos e bem detalhados da visão. O ideal é que mapeamento de retina seja realizado, no mínimo, uma vez por ano.

Como os sintomas de doenças na retina apenas se manifestam em estágios avançados, quanto mais cedo você receber o diagnóstico, maiores serão as chances de sucesso do tratamento.

Durante o exame, o paciente recebe uma projeção luminosa no fundo do olho após ter a pupila dilatada. A imagem que se forma é refletida e observada por uma lente usada pelo médico.

21. Microscopia Especular de Córnea

Trata-se de um exame recomendado às pessoas que farão cirurgias oculares, como a refrativa, a de catarata e o transplante de córnea.

Ele é realizado por meio da captação de imagens por meio das quais é possível avaliar os detalhes estruturais das córneas.

22. Paquimetria Ultrassônica (Óptica)

Esse exame é indicado para mensurar a espessura da córnea. Por essa razão, ele é fundamental no planejamento de cirurgias refrativas, como as para corrigir a miopia, por exemplo.

Além disso, ele é  muito utilizado no estudo de pacientes com glaucoma, uma vez que a pressão intraocular é “ajustada” de acordo com a espessura da córnea.

A paquimetria ultrassônica óptica também é recomendada para fazer o diagnóstico de lesões corneanas.

23. Potencial Visual Evocado (PVE)

Serve para detectar e avaliar distúrbios que acometem o nervo óptico. O PVE auxilia no diagnóstico de lesões e doenças desmielinizantes (do sistema nervoso).

Sua realização consiste no uso de eletrodos são posicionados na testa e no couro cabeludo do paciente.

24. Refração Computadorizada

Por meio desse exame, é medida a refração do olho para detectar e acompanhar a evolução da miopia, da hipermetropia, do astigmatismo e do ceratocone.

25. Tela de Amsler

A Tela de Amsler recebeu esse nome porque representa o desenho de uma tela quadrada e toda quadriculada. Ela foi desenvolvida por um professor chamado Marc Amsler.

O traçado ajuda na rápida detecção de irregularidades no campo de visão central de um paciente com alterações na retina, como:

  • degeneração macular relacionada à idade (DMRI),
  • miopia patológica (MP) 
  • edema macular diabético (EMD).
médico usando camisa azul e avental branco realizando exame em paciente com camisa cinza dentro de um consultório

Veja também: Doenças raras nos olhos: características e tratamento

26. Teste de Schirmer

Esse exame avalia a produção de lágrimas e, portanto, serve para mensurar o nível de hidratação dos olhos. Sua realização é indicada para pessoas com suspeita de olhos secos e de alguns tipos de doenças reumatológicas.

Para realizá-lo, uma pequena dobra de fita de papel é colocada sob a pálpebra inferior (por cinco minutos). Depois, é medido o comprimento da fita que ficou umedecido para avaliar a quantidade de lágrimas.

27.  Teste de sobrecarga hídrica

O teste de sobrecarga hídrica é um exame indicado no diagnóstico e no acompanhamento de pacientes com suspeita de glaucoma.  É necessário ingerir 1 litro de água 5 minutos antes do procedimento. Esse preparo é fundamental para avaliar a elevação da pressão intraocular momentânea.

28. Topografia de Córnea (Ceratoscopia Computadorizada)

Consiste no mapeamento das estruturas da córnea. Ele é indicado para diagnóstico e controle de ceratocone. Além disso, ele é grande aliado do planejamento de cirurgias refrativas, adaptação de lentes de contato e avaliação de astigmatismo e miopia.

Como já foi dito anteriormente, os exames oftalmológicos não são prescritos apenas para quem usa óculos. Vale reforçar que você deve procurar um médico oftalmologista e manter a frequência de consultas e exames indicada pelo profissional.

Não ignore nenhum tipo de desconforto ou dor nos olhos. Se você estiver com sensação de vista cansada, dores de cabeça, dificuldade para enxergar, vista embaçada, vermelhidão ou coceira, não se automedique.

O melhor a ser feito é procurar um oftalmologista de confiança. Visão duplicada e lacrimejamento excessivo e hipersensibilidade à luz também são indícios de que é preciso agendar consulta com um profissional.

Como o exame oftalmológico é feito?

O exame oftalmológico é uma avaliação médica dos olhos e da visão realizado por oftalmologistas. Na consulta, o oftalmologista vai perguntar quais os sintomas apresentados ou qual é o motivo da consulta.

Após uma primeira análise o médico poderá solicitar alguns exames mais detalhados, a fim de definir um diagnóstico mais preciso.

Quando os exames oftalmológicos são indicados?

A solicitação dos exames oftalmológicos pelo médico depende de uma série de fatores, como histórico do paciente, idade e queixa, se houver.

Se, durante as consultas, o oftalmologista solicitou exames, é importante que você faça todos eles.

Como estamos falando de uma quantidade significativa desse tipo de investigação, elaboramos um guia completo com os 28 principais.

Dessa forma, você se familiarizará com termos e poderá realizar seus exames com mais tranquilidade. 

Agora você já sabe quais são os principais exames oftalmológicos e quando eles devem ser realizados.

Não descuide de sua saúde e conte com a Clínica de Oftalmologia Integrada para cuidar dos seus olhos com os melhores especialistas em saúde ocular.

Dr. Mario Filippo

Dr. Mario Filippo

Graduado em Medicina pela Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ. Durante sua vida acadêmica, participou de dezenas de congressos e simpósios, no Brasil e no exterior, e ministrou diversas aulas sobre Oftalmologia. Para mais informações sobre sua experiência na área, clique aqui.

Comentários