Teste de snellen: o que é, como é feito e como interpretar o resultado

Mulher de blusa vermelha fazendo exame de vista com uma mulher negra de jalkeco apontando para um painel com números de diferentes tamanhos

O teste de Snellen é utilizado para verificar a acuidade visual, que significa a capacidade das pessoas enxergarem objetos com clareza, sendo muito importante para manter a saúde ocular.

Embora o teste de Snellen não seja um dos exames oftalmológicos mais conhecidos, ele é extremamente importante quando se trata de manter a saúde dos olhos.

Os testes realizados por oftalmologistas têm diferentes objetivos. Enquanto alguns são importantes para que uma cirurgia refrativa seja feita, outros são rotineiros, como o Snellen, utilizado para verificar a acuidade visual.

A acuidade visual é uma medida de sua capacidade de ver objetos claramente com óculos ou lentes de contato, se necessário. Essa acuidade varia de pessoa para pessoa, dependendo da idade, formato do olho e saúde geral dos olhos.

Neste artigo, falaremos sobre o que é o teste de Snellen, como ele é feito e outras questões relacionadas ao assunto. Continue a leitura e confira! 

O que é o teste de Snellen?

Desenvolvido na década de 1860, pelo Dr. Herman Snellen, o teste de Snellen é um tipo de gráfico que testa a clareza e a nitidez de sua visão, também conhecida como acuidade visual.

Trata-se de um teste realizado para determinar o quão bem os olhos veem os detalhes de um objeto a uma distância. Os resultados podem ser úteis para decidir se você precisa de óculos corretivos.

Como é feito o teste de Snellen?

O teste oftalmológico de Snellen é uma parte normal de sua consulta oftalmológica de rotina. Seu oftalmologista apresentará o gráfico contendo linhas de letras de tamanhos variados.

Para ler a tabela oftalmológica de Snellen, é necessário cobrir um olho e ler em voz alta as letras que estão na tabela, começando na parte superior e movendo-se em direção à parte inferior.

A menor linha de letras que o paciente conseguir ler com precisão determinará a acuidade visual no olho que está descoberto. O outro olho também é testado e ambos os olhos são testados juntos.

Os resultados são baseados no que você pode ver a 6 metros de distância em comparação com o que alguém com visão normal veria. É por isso que a visão humana normal às vezes é expressa como 20/20.

Seus resultados são determinados pela menor linha de letras que você pode ler com precisão no gráfico. O exame costuma durar, em média, 15 minutos e não existem recomendações de preparo para que ele seja feito.

Outra questão importante sobre o teste é que ele deve ser realizado em um local com boa quantidade de luz. Porém, a mesma não deve estar diretamente sobre o gráfico, já que isso pode gerar reflexo e interferir nos resultados.

Depois que ele for realizado, o oftalmologista pode fazer a prescrição de lentes com grau ao paciente. Isto é, pode passar a receita para que o paciente solicite seus óculos ou lentes de contato com grau.

Quando fazer o teste de Snellen?

O teste de acuidade visual pode ser realizado sempre que houver necessidade de verificar a capacidade visual de um paciente ou quando ele tiver algum tipo de dificuldade na visão.

Existem alguns sinais que indicam que está na hora de procurar um oftalmologista para realizar exames de rotina, como:

  • Frequentes dores de cabeça;
  • Visão turva – repentina ou crônica;
  • Irritação nos olhos;
  • Dificuldade para enxergar objetos a distância;
  • Necessidade de afastar ou aproximar muito o rosto para conseguir enxergar com maior facilidade.

Qual a frequência de realização indicada?

O exame de acuidade visual pode ser realizado em todas as consultas com oftalmologistas, que geralmente acontecem uma vez por ano. Ou seja, é um teste oftalmológico de rotina.

Quem pode realizar o teste?

É importante deixar claro que o teste de Snellen é um procedimento simples de triagem. Portanto, sua realização não é exclusiva para oftalmologistas.

Ele pode ser feito por diferentes profissionais que atuam na área da saúde e da educação, desde que eles tenham a devida capacitação para realizá-lo. Além disso, também precisam seguir todos os protocolos para que o exame seja feito de maneira adequada.

Por outro lado, é importante destacar que o teste não tem como objetivo identificar as causas que provocam a baixa de visão. Também não é o teste ideal para verificar problemas oculares graves, que não costumam diminuir diretamente a acuidade visual central.

Portanto, a melhor opção para verificar a saúde dos olhos é consultar um oftalmologista. Dessa maneira, ele poderá aplicar outros exames, se necessário, e fazer o diagnóstico de problemas na visão.

Como entender a tabela de Snellen?

Os resultados do seu exame de acuidade (leitura do gráfico) ajudarão a diagnosticar a qualidade da sua visão. Seus resultados de visão (acuidade) serão expressos como uma fração. As frações são mostradas à esquerda de cada linha e identificam o quão bem você pode ver.

A expressão dos resultados, como visão 20/40 ou visão 20/25, dependerá de quão longe você conseguiu ler as linhas em um gráfico específico.

Os resultados de um exame de gráfico de olho são baseados em uma distância de leitura de 20 pés. Para interpretar sua leitura, ajuda pensar nos números em pés. Por exemplo, alguém com visão 20/60 pode ler a 20 pés de distância o que uma pessoa com visão normal poderia ler a 60 pés de distância.

Conclusão

O teste de Snellen é um procedimento rotineiro que faz parte das consultas oftalmológicas. Portanto, é realizado em muitos pacientes. Ele é utilizado para fazer a medição da acuidade visual, que, basicamente, é a clareza e a nitidez da visão.

Embora esse tipo de teste possa ser feito por diferentes profissionais da saúde e até mesmo profissionais da educação – se forem capacitados a fazerem isso –, o ideal é que ele seja realizado por um oftalmologista.

Inclusive, você pode acessar versões do gráfico de teste de olho Snellen online, mas tenha cuidado com elas.

Pode ser difícil obter resultados precisos com tantas variáveis, como tamanho do monitor e resolução da tela. Isso também se aplica a um gráfico de olho para impressão. A melhor opção é sempre fazer exames regulares realizados por um especialista.

Se você está em busca de uma Clínica Oftalmológica no Rio de Janeiro para realizar seus testes oculares de rotina, venha conhecer a COI Oftalmologia! Acesse o nosso site e solicite o agendamento da sua consulta!

Dr. Ricardo Filippo

Dr. Ricardo Filippo

CRM: 5281096-7 | RQE: 17512. Graduado em Medicina pela Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ. Durante sua vida acadêmica, participou de dezenas de congressos e simpósios, no Brasil e no exterior, e ministrou diversas aulas sobre Oftalmologia. Veja informações sobre sua experiência na área.

Comentários