Ultrassonografia nos olhos: por que fazer?

ultrassom dos olhos ou ocular

Saiba para que serve a ultrassonografia ocular, por que ela é tão importante e como ela pode te ajudar

Quando ouvimos falar sobre ultrassom, é comum pensarmos no ultrassom abdominal. O exame, no entanto, é utilizado também na medicina veterinária e na biologia, por exemplo. São vários os tipos de ultrassonografia, que nada mais é que um método de diagnóstico por imagem por meio de ondas sonoras.

Um desses tipos é a ultrassonografia nos olhos, realizado para se chegar a diagnósticos acertados e promover a saúde ocular. 

Embora o exame seja muito comum, muitas pessoas possuem dúvida sobre para que serve a ultrassonografia ocular. Afinal de contas, quem realmente precisa fazer esse tipo de ultrassom? E como ele funciona? Será que é indolor?  

Assim como outros tipos de exames, é normal que os pacientes tenham diversas dúvidas em relação a ultrassonografia nos olhos. 

Dito isso, neste artigo, explicaremos melhor como e quando o exame é feito, para que é indicado e suas contraindicações. Acompanhe!

Mas, antes de conferir o restante do conteúdo, veja um vídeo sobre esse exame, também conhecido como ecografia ocular:

Como funciona a ultrassonografia nos olhos?

Esqueça a imagem que você tem de ultrassom. Até o equipamento da Ecografia Ocular, outro nome do exame, é bem menor, assemelhando-se a uma caneta.

Esse equipamento tem dois transdutores (modo A e modo B), que são as partes que ficam em contato direto com nosso corpo, cada uma para uma finalidade: avaliar a parte posterior (modo B) e a anterior do olho (modo A).

Por meio da emissão de ondas, que atingem várias estruturas do olho, são captados sinais pelo equipamento. Esses sinais são posteriormente transformados em imagens bidimensionais do globo ocular. O exame dura, em média, 5 a 10 minutos e é indolor.

Para o exame posterior, é aplicado um pouco de gel e colírio anestésico sobre a pálpebra. Já para o exame anterior, deve-se manter os olhos abertos para não prejudicar a imagem. Eles servem para detectar diferentes problemas, que explicaremos a seguir.

Assim como qualquer outro tipo de procedimento médico, o exame deve ser realizado por um profissional confiável. Neste caso, estamos falando de um oftalmologista que tenha experiência na realização de ultrassonografia ocular. 

Quando fazer ultrassonografia nos olhos?

A ultrassonografia ocular tem como sua principal indicação os casos em que há qualquer patologia nos olhos em que impossibilite o exame direto do fundo do olho, retina e/ou vítreo.

Como exemplo, podemos citar uma catarata muito densa (severa) ou uma cicatriz de córnea muito avançada. Quando temos essas patologias, há uma formação de uma barreira visual, dificultando o exame da parte de trás dos olhos pelas vias comuns.

Nesses casos, a ultrassonografia tem um papel muito especial, pois permite examinar a parte de trás dos olhos, mesmo com essas barreiras citadas anteriormente.

Outra situação em que a ultrassonografia se faz muito importante, se dá nos casos de tumores intraoculares. Nesses casos, permite a aferição das medidas dessas lesões (ântero-posterior, látero-lateral e a altura), acompanhar o crescimento ou regressão desses tumores.

O que a ultrassonografia pode detectar?

Com o ultrassom ocular posterior, o oftalmologista pode detectar inflamação, degeneração (moscas volantes) ou sangramento do vítreo, descolamento de retina e lesões tumorais.

Além disso, é possível também avaliar os músculos retrooculares inchados (como por exemplo na doença de Graves) e acompanhar o resultado de cirurgias de catarata e retina.

Esse exame também é indicado para bebês, assim, os médicos conseguem descobrir o tamanho de seus olhos quando saem da maternidade.

Existem contraindicações para o exame?

Como quase outros exames oftalmológicos, existem sim algumas contraindicações que devem ser levadas em conta na hora de fazer a ultrassonografia ocular. 

Caso o olho esteja perfurado, por exemplo, não faça. Isso acontece caso a pessoa não tenha se recuperado totalmente do transplante de córnea ou tenha sofrido algum trauma grave no olho.

Quem estiver com conjuntivite ou qualquer outra doença infecciosa, precisa usar a sonda protegida para que não transmita a doença para os demais pacientes.

Como dissemos acima, é utilizado um colírio anestésico e, em alguns casos, pode-se sentir um incômodo. Mas, caso sinta dor, avise e evite o procedimento. Com certeza o médico indicará outro tipo de exame que pode auxiliar na detecção de problemas.

Qual o valor da ultrassonografia ocular? 

Agora que você já sabe para que serve a ultrassonografia ocular, provavelmente está se perguntando quanto custa para realizar esse exame. 

Quanto o assunto é valor de ultrassonografia ocular, é importante deixar claro que o custo total pode variar muito devido a alguns fatores, como: 

  • Localização;
  • Experiência médica;
  • Materiais utilizados;
  • Necessidade do paciente. 

No entanto, por exemplo, o preço da ultrassonografia ocular no Rio de Janeiro é de R$200, em média. Caso esteja em outra cidade, esse preço pode mudar, de acordo com os fatores que citamos acima. 

É possível realizar a ultrassonografia ocular pelo SUS?

O SUS oferece serviços direcionados para a saúde dos olhos, incluindo consultas, exames e tratamentos. Portanto, sim, pode ser que o seu médico pelo SUS solicite que você realize uma ultrassonografia ocular. 

No entanto, tenha em mente que você entrará em uma fila de espera para conseguir realizar o exame. Portanto, se possível, realize a ultrassonografia de forma particular. 

Você pode, por exemplo, encontrar clínicas oftalmológicas que oferecem o exame com preço popular. Ou seja, existe a possibilidade de realizá-lo com um preço mais acessível. 

Onde fazer o exame de ultrassonografia ocular? 

Agora você já sabe para que serve a ultrassonografia ocular e a sua importância – o exame pode indicar muitas doenças e guiar os médicos na hora de encontrar o tratamento adequado. 

Porém, caso ainda não saiba onde realizar a sua consulta com oftalmologista, bem como onde fazer a ultrassonografia ocular no Rio de Janeiro, lembre-se que estamos falando da saúde dos seus olhos.

Portanto, é fundamental que procure por um médico e clínica que sejam reconhecidos por serem confiáveis e muito sérios. 

Aqui na COI, contamos com uma equipe formada por especialistas na área oftalmológica, que estão à disposição para compreender as necessidades de cada paciente. 

Quer saber mais sobre os nossos serviços? Clique aqui e agende a sua consulta com um de nossos oftalmologistas!

Dr. Mario Filippo

Dr. Mario Filippo

Graduado em Medicina pela Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ. Durante sua vida acadêmica, participou de dezenas de congressos e simpósios, no Brasil e no exterior, e ministrou diversas aulas sobre Oftalmologia. Para mais informações sobre sua experiência na área, clique aqui.

Comentários