Preço de Ultrassonografia Ocular no Rio de Janeiro

menina sentada no oftalmologista, que realiza exame ocular nela, tal como a ultrassonografia ocular

Antes de saber qual é o preço de ultrassonografia ocular no Rio de Janeiro, é importante compreender como funciona esse procedimento e para que ele serve. 

Também conhecida como ecografia ou ultrassom, a ultrassonografia ocular é um exame muito importante para identificar possíveis doenças oculares. 

Geralmente, o exame é indicado para identificar uveíte (inflamação ocular) e descolamento da retina, bem como também é realizado no pré-operatório de cirurgia de catarata

Vale destacar que a catarata atinge cerca de 39% das mulheres no Brasil. Com isso, cada vez mais existem pessoas realizando pesquisas para saber qual é o preço de ultrassonografia ocular no Rio de Janeiro, seja por conta de caso de catarata ou não. 

Assim como outros tipos de exames oculares, a ultrassonografia deve ser realizada por um profissional especializado, para que os resultados sejam precisos e a segurança dos pacientes seja preservada. 

Continue a leitura para saber mais sobre esse tipo de exame e qual é a sua média de preço no Rio de Janeiro! 

Para que serve ultrassom nos olhos?

O seu médico oftalmologista pode solicitar diferentes exames oftalmológicos para verificar como está a saúde dos seus olhos, seja por conta de uma doença ocular já existente ou devido a alguma lesão na região dos olhos.

No caso da ultrassonografia nos olhos, o exame é recomendado para identificar doenças oculares. Algumas das condições que podem ser identificadas são: 

  • Tumores;
  • Substâncias estranhas;
  • Descolamento de retina. 

Além disso, o exame pode ser realizado para também diagnosticar ou acompanhar as seguintes condições oculares:

  • Catarata;
  • Glaucoma;
  • Implantes de lentes. 

Um oftalmologista também pode realizar a ultrassonografia ocular para medir a espessura e a extensão de um tumor canceroso e, dessa maneira, indicar as opções adequadas de tratamento. 

Vale destacar que o médico pode solicitar não somente a realização do ultrassom, mas também de outros tipos de exames oftalmológicos para diagnosticar uma doença ocular. 

Como é feito o ultrassom dos olhos?

Antes de saber qual é o preço de ultrassonografia ocular no Rio de Janeiro, é fundamental que você entenda alguns outros fatores relacionados ao exame, especialmente como ele é realizado. 

Geralmente, o exame é realizado no consultório de oftalmologista, bem como em hospitais ou clínicas. 

O olho do paciente é anestesiado com medicamento (colírio anestésico) e a varinha de ultrassom (transdutor) é colocada contra a superfície frontal do olho. O ultrassom utiliza ondas sonoras de alta frequência que conseguem “viajar” pelo olho. 

Com isso, os ecos das ondas sonoras formam uma imagem da estrutura do olho. O exame costuma durar cerca de 15 minutos. 

Outra informação muito importante é que existem dois tipos de varreduras: A-scan e B-scan. Entenda como funciona a varredura A: 

  • Na maioria das vezes, o paciente fica sentado em uma cadeira, coloca o queixo em um descanso de queixo e olha para frente. 
  • Uma pequena sonda é colocada contra a frente do seu olho.
  • O teste também pode ser feito com o paciente deitado. Com este método, um copo cheio de líquido é colocado contra o olho para fazer o teste.

Já no caso da varredura B:

  • O paciente fica sentado e pode ser solicitado que olhe em muitas direções. O teste geralmente é feito com os olhos fechados.
  • Um gel é colocado na pele das pálpebras. A sonda B-scan é colocada suavemente contra as pálpebras para fazer o teste.

A forma que a ultrassom ocular será realizada depende da recomendação do médico que realizará o procedimento. Portanto, é sempre muito importante encontrar um profissional que entenda as suas necessidades. 

Como se preparar para a ultrassom ocular

Não existe uma preparação específica para a realização do ultrassom ocular. Além disso, como o exame é realizado com anestesia, o desconforto é pouco.  

O paciente pode ficar com sua visão temporariamente embaçada durante a realização do exame. É recomendável que o paciente dirija apenas 30 minutos depois do exame. 

Geralmente, o oftalmologista recomenda que o paciente não esfregue os olhos até que o anestésico tenha passado totalmente. Isso é importante para evitar danificar a córnea sem saber. 

Mas, quais são os riscos da ultrassonografia ocular? 

O exame é realizado de forma rápida e indolor e também não possui efeitos colaterais ou riscos graves. Portanto, é um procedimento muito tranquilo de ser realizado. 

Quanto custa um exame de ultrassonografia ocular no Rio de Janeiro? 

Da mesma maneira que acontece com outros tipos de exames médicos, o preço de ultrassonografia ocular no Rio de Janeiro varia muito de acordo com alguns fatores. 

Algumas questões que determinarão o preço do exame são:

  • Localização;
  • Experiência do médico;
  • Equipamento utilizado;
  • Hospital ou clínica.

No entanto, a média do exame  no Rio de Janeiro  é em torno de R$200. Vale dizer que estamos falando de ultrassonografia ocular a preço popular, já que outros hospitais e clínicas podem oferecer preços mais elevados. 

Se você mora em outras regiões do país, saiba que os preços também podem variar muito de acordo com os itens que citamos acima. 

Onde fazer ultrassonografia ocular?

Agora que você já sabe qual é a média de preço de ultrassonografia ocular no Rio de Janeiro, está na hora de tomar uma decisão muito importante: onde fazer o exame. 

Saber onde fazer a ultrassonografia ocular é sem dúvida uma grande preocupação para pacientes. Afinal, é extremamente importante escolher uma opção que seja experiência e confiável.

Tenha em mente que estamos falando sobre a saúde dos olhos. Portanto, escolher um profissional que seja capaz de compreender a sua necessidade e realizar um trabalho seguro é essencial. 

Vale dizer que, hoje em dia, existem ótimas clínicas oftalmológicas que oferecem consultas e exames com preços acessíveis. No entanto, sempre coloque a sua segurança em primeiro lugar e procure por atendimento de alta qualidade.  

Se você está em busca de oftalmologistas em Campo Grande RJ, entre em contato com a COI. Somos uma clínica oftalmológica especializada, que conta com uma equipe formada por profissionais renomados, prontos para te atender e indicar as opções adequadas de exames e tratamentos. 

Clique aqui e agende agora mesmo a sua consulta!

Dr. Ricardo Filippo

Dr. Ricardo Filippo

Graduado em Medicina pela Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ. Durante sua vida acadêmica, participou de dezenas de congressos e simpósios, no Brasil e no exterior, e ministrou diversas aulas sobre Oftalmologia. Para mais informações sobre sua experiência na área, clique aqui.

Comentários