Qualquer tipo de alergia se dá quando parte do nosso corpo entra em contato com uma substância estranha e que gera alguma reação anormal. Com os nossos olhos não é diferente. Sendo assim, a alergia nos olhos é uma resposta à algum agente específico, como forma de combater determinado malefício. Mas você sabe como a alergia ocular é causada e como pode ser tratada?
No texto de hoje, trouxemos algumas explicações e dicas sobre o que fazer caso você contraia alguma alergia nos olhos.
Agentes que causam alergia ocular
Chamados de alérgenos, os agentes externos que causam problemas como as alergias podem ser diversos. Alguns deles são:
- Pólen;
- Ácaros;
- Poluição;
- Poeira;
- Pelos de animais;
- Entre outros;
Por serem elementos muito comuns e facilmente transmitidos pelo ar, é normal afetarem pessoas com alergias respiratórias, por exemplo. Mas, além desse tipo de alérgenos, existem também as alergias causadas por elementos artificiais, como cosméticos ou colírios.
Em contato com os olhos, esses agentes (tanto os naturais quanto os artificiais) podem causar vermelhidão, lacrimejamento, pálpebras inchadas e coceira. Também chamadas de conjuntivites alérgicas, essas alergias trazem grandes incômodos para o paciente.
Tipos de conjuntivites alérgicas
De maneira geral, existem quatro tipos de conjuntivites alérgicas:
- Conjuntivite sazonal;
- Ceratoconjuntivite atópica;
- Conjuntivite primaveril;
- Conjuntivite papilar gigante;
A primeira é o tipo mais comum e está geralmente ligada à outras condições alérgicas, como a rinite, causando coceira e vermelhidão. A segunda atinge principalmente pessoas adultas (com mais de 40 anos) e é ligada à dermatite atópica, causando olhos secos e até mesmo comprometimento da córnea.
A terceira é comum atingir pessoas que moram principalmente em regiões mais secas, além de ser mais frequente na primavera e no verão. Por fim, a quarta conjuntivite alérgica está relacionada ao uso incorreto de lentes de contato, que podem causar papilas gigantes na pálpebra superior dos olhos.
Diferentemente das conjuntivites comuns, causadas por vírus ou bactérias, as alergias oculares não são contagiosas. Porém, o diagnóstico e o tratamento devem ser feitos com o acompanhamento de um oftalmologista.
Aliás, essa é uma atitude extremamente importante. Caso a alergia ocular não seja tratada de maneira correta, pode causar danos mais graves à visão. Tanto crianças quanto adultos podem manifestar problemas relacionados à alergia nos olhos.
Prevenção
Apesar de ser um problema muito comum e que afeta muitas pessoas, é possível prevenir a alergia ocular. Algumas dicas importantes são:
- Evitar locais pouco arejados;
- Evitar objetos e locais que juntem poeira, como salas fechadas com cortinas grossas e tapetes;
- Sempre que possível, passar pano úmido nos locais fechados, evitando o uso de vassouras. Isso porque elas podem fazer com que a poeira se levante e afete pessoas que são mais sensíveis para esse tipo de problema;
- Livros, papeis e documentos guardados há muito tempo também acumulam muito ácaro. Por conta disso, evitar manusear esse tipo de objeto também é uma forma de cuidado;
- Manter ventiladores limpos e filtros de ar condicionados em bons estados;
- Flores dentro de casa também podem liberar muito pólen. Portanto, o ideal é evitar;
- Animais domésticos que soltam muito pelo devem, sempre, ser tosados e escovados;
- Evitar usar roupas que estão guardadas em locais fechados há muito tempo. Caso haja a necessidade do uso, lavar antes de vestir é o recomendado.
Mas, mesmo com todos esses cuidados, é comum que pessoas sensíveis apresentem os sintomas da alergia ocular. Porém, uma dica importante é não coçar os olhos, principalmente com as mãos sujas. Isso pode piorar a vermelhidão e inchar ainda mais o local, causando lesão na área.
Assista agora mesmo um vídeo sobre alergia ocular com o Dr Leôncio Queiroz:
Tratamento da alergia ocular
Após identificar a condição alérgica, o ideal, como já citamos, é procurar um oftalmologista. Ele saberá qual é o tipo de alergia que estará lidando e como realizar o tratamento.
Ao descobrir o motivo causador, o primeiro passo para o tratamento da alergia nos olhos é controlar o agente gerador do problema. Após isso, o profissional da saúde poderá receitar um colírio específico para aquele tipo de alergia e, assim, diminuir os sintomas de maneira rápida.
Lágrimas artificiais e até mesmo medicamentos orais também podem ser sugeridos, dependendo da gravidade do problema.
Pessoas que usam lentes de contatos também precisam levar essa informação ao oftalmologista. Isso porque, muitas vezes, uma parte do tratamento envolve a troca das lentes, a limpeza delas de maneira correta ou até mesmo a extinção do uso.
Está com algum sintoma de alergia ocular e não sabe o que fazer? A Clínica de Oftalmologia Integrada (COI) pode ajudar. Entre em contato com um de nossos atendentes e marque sua consulta.