É perigoso coçar os olhos? Faz mal? Entenda as possíveis complicações

o habito de coçar os olhos faz mal

Sim, coçar os olhos é uma atitude perigosa! Isso porque o esfrega-esfrega causa uma pressão enorme sobre a córnea, parte transparente na frente do olho, levando a irritação, dor, infecções e, em casos mais extremos, deformações.

Coçar os olhos é algo a que estamos acostumados e fazemos sem perceber. Às vezes, o dia está muito seco, a conjuntivite está atacada, entrou algum corpo estranho ou lidamos com muita poeira, fumaça e poluição, o que nos faz esfregar os olhos sem parar.

Mesmo que pareça algo bobo, essa fricção constante provoca danos que vão desde a vermelhidão, inchaço e dor, até às infecções por bactérias. Lembre-se que as suas mãos passam por diversas superfícies durante o dia e são capazes de acumular microorganismos oportunistas.

Saiba mais informações sobre quando os olhos coçam e o que pode ser, bem como as principais formas de tratar a coceira ocular, nos tópicos seguintes!

Por que coçar os olhos pode ser perigoso?

Friccionar os olhos pode causar danos tanto à estrutura quanto à pele ao redor dos olhos. Nesse sentido, alguns dos riscos mais preocupantes são:

• Danos à córnea: causa pequenas lesões na córnea, a camada transparente que protege o olho, resultando em dor, visão turva ou até mesmo em infecções graves, como a úlcera de córnea;
  • Aumento do risco de infecções oculares: quando coçamos os olhos sem lavar as mãos, podemos transferir micro-organismos para eles, aumentando o risco de infecções como a conjuntivite;
  • Agravamento de condições oculares: em pessoas com ceratocone, uma condição na qual a córnea se torna mais fina e adquire uma forma cônica, coçar os olhos acelera a progressão da doença, tornando o tratamento mais difícil;
  • Romper pequenos vasos sanguíneos: esfregar os olhos com força pode romper vasos sanguíneos na parte branca do olho (esclera), resultando em pequenas hemorragias que, apesar de não serem perigosas, causam desconforto visual e aparência de vermelhidão;
  • Danos ao tecido da pálpebra: danifica a pele sensível das pálpebras, causando irritação, rugas prematuras e inflamações;
  • Deformação permanente do globo ocular: em casos extremos, o ato de coçar com frequência e vigor afeta a estrutura do globo ocular, levando a problemas de visão mais sérios e permanentes.

Quais são as possíveis complicações de coçar os olhos?

Os danos à córnea por coçar os olhos aumenta temporariamente a pressão dentro dos globos oculares, o que prejudica pessoas com glaucoma e aquelas que têm risco de desenvolver essa condição. Do mesmo modo, coçar agressivamente pode, em casos extremos, contribuir para o descolamento da retina, uma condição grave que leva à perda permanente da visão

A conjuntivite pode ser uma complicação ou mesmo uma causa da coceira. As conjuntivites bacterianas e virais podem ser desencadeadas pelo simples fato de levar até os olhos o dedo com os micro-organismos. Outra causa de conjuntivite é a forma alérgica, junto a doenças como a rinite, sinusite e bronquite. Os tratamentos são baseados no uso de colírios, seja antialérgico, antibiótico ou anti-inflamatório.

O trauma direto causado pela coceira também pode lesar a córnea, causando a chamada a úlcera de córnea. Essa complicação pode ser grave e deve ser tratada com cicatrizantes locais ou até mesmo transplante de córnea, nos casos mais graves.

Assista agora o vídeo abaixo e fique por dentro sobre o que pode acontecer ao coçarmos os olhos frequentemente:

O que acontece com a estrutura dos olhos ao coçá-los?

A córnea é uma das primeiras partes afetadas, sofrendo microlesões ou abrasões dolorosas que deixam os olhos sensíveis à luz. Em seguida, podemos citar a camada de lágrimas que protege e lubrifica os olhos, pois com a fricção ela seca, piorando a irritação e criando um ciclo de desconforto que incentiva a coceira.

Ao esfregar os olhos com força, a pressão dentro do globo ocular aumenta e os pequenos vasos sanguíneos se rompem na parte branca do olho (esclera), causando uma hemorragia subconjuntival (aparência “sangrenta” no olho).

A pele ao redor do olho também sofre com o aparecimento de rugas e flacidez prematura.

Quais são as principais causas da coceira nos olhos?

A coceira nos olhos tem causas variadas que vão desde alergias até alterações hormonais. Citamos algumas delas na lista a seguir:

1. Alergias são uma das principais causas de coceira nos olhos. Substâncias como pólen, poeira, ácaros, pelos de animais e mofo desencadeiam uma reação alérgica provocando coceira, vermelhidão e lacrimejamento, a chamada conjuntivite alérgica;
  2. A síndrome do olho seco acontece quando os olhos não produzem lágrimas em quantidade suficiente ou quando elas evaporam rapidamente. Isso resulta em irritação e coceira, pois a falta de lubrificação adequada provoca secura e desconforto ocular.
  3. Irritantes externos como a fumaça, poluição, produtos químicos e produtos de limpeza irritam os olhos, do mesmo modo que o contato com perfumes, sprays ou outros agentes desencadeia essa reação;
  4. Uso prolongado de lentes de contato irrita o olho, resseca e faz coçar. O acúmulo de proteínas ou poeira nas lentes contribui para esse desconforto;
  5. Infecções oculares como a conjuntivite (viral, bacteriana ou alérgica) despertam uma coceira intensa, acompanhada de vermelhidão, secreção e inchaço das pálpebras;
  6. Blefarite é uma inflamação das pálpebras que ocorre pelo acúmulo de oleosidade, bactérias ou caspas na borda das pálpebras;
  7. Olho cansado ou fadiga ocular vem do esforço excessivo dos olhos, como passar um tempo prolongado em frente a telas de computadores ou dispositivos móveis;
  8. Corpos estranhos como poeira, cílios ou partículas pequenas no olho, pode causar coceira, e o reflexo natural é tentar coçar para removê-lo;
  9. Alterações hormonais, especialmente em mulheres durante a menopausa ou gravidez, levam à secura ocular.

O que fazer para aliviar a coceira nos olhos de maneira segura?

Não existe uma maneira correta de coçar os olhos, porque o ideal é não fazer isso! Em contrapartida, existem formas de aliviar o desconforto, sendo elas:

• Aplicar uma compressa fria sobre os olhos fechados, especialmente se a causa for alergia ou irritação;
  • Lavar os olhos com água filtrada ou soro fisiológico para remover partículas de poeira, poluentes ou alérgenos que possam estar causando a coceira;
  • Colírios lubrificantes, conhecidos como lágrimas artificiais, ajudam a hidratar os olhos e aliviam a irritação;
  • Se a coceira for causada por alergias, tente manter o ambiente livre de pó, ácaros e pêlos de animais;
  • Se a coceira for persistente ou acompanhada de outros sintomas, como vermelhidão intensa, secreção ou visão borrada, consulte um oftalmologista para diagnóstico e tratamento adequado.

Existem tratamentos específicos recomendados para coceira nos olhos?

O tratamento para coceira nos olhos feito pelo oftalmologista costuma envolver medicação oral e tópica, com os colírios aplicados diariamente nos olhos. Nesse sentido, o que fazer para parar de coçar o olho é confiar no médico e tratar os sintomas, usando:

• Colírios antialérgicos que proporcionam alívio para coceira nos olhos, pois contêm anti-histamínicos ou estabilizadores de mastócitos que reduzem a alergia;
  • Medicamentos antihistamínicos orais são úteis para tratar a coceira associada a alergias, especialmente se forem causadas por pólen ou pelos de animais;
  • Colírios lubrificantes aliviam a coceira causada por olhos secos;
  • Antibióticos ou antivirais funcionam para infecção bacteriana ou viral, assim, seu médico pode prescrever colírios ou pomadas com esses ativos;
  • Colírios Anti-inflamatórios são usados nos casos de conjuntivite inflamatória para reduzir a inflamação e a coceira.

Quando procurar um oftalmologista em caso de coceira persistente?

Se a coceira nos olhos não vai embora com as compressas e os colírios comuns, é hora de procurar um oftalmologista. Também vale a pena fazer uma visita se a coceira vier acompanhada de vermelhidão, secreção estranha, dor ou se sua visão começar a ficar embaçada.

Não é legal esperar que esses sintomas piorem! Por isso, se você usa lentes de contato ou tem um histórico de problemas oculares, vale a pena checar com um oftalmologista. Eles podem identificar o que está causando a coceira e oferecer um tratamento adequado.

Quais são as melhores práticas para evitar coçar os olhos?

Primeiramente, mantenha as mãos sempre limpas e quando observar que está coçando, pare imediatamente. Em seguida, observe os lugares que você frequenta e fique longe de alérgenos como a poeira, pólen e pelo de animais.

Se você usa maquiagem ou lentes de contato, certifique-se de usar produtos hipoalergênicos e siga as orientações de higiene para evitar irritações. Use lágrimas artificiais para manter os olhos hidratados, especialmente se você passa muito tempo em ambientes secos ou usa telas por longas horas.

Mantenha o ambiente umidificado e evite fumaça, poluição e produtos químicos que possam irritar os olhos. Faça a prevenção de doenças oculares com exames regulares, para garantir que seus olhos estejam saudáveis e tratar quaisquer problemas oculares antes que se agravem.

Não deixe a coceira nos olhos se tornar um problema constante! Agende uma consulta na COI (Clínica de Oftalmológica Integrada) e descubra como nossos especialistas podem ajudar a aliviar seus sintomas e manter seus olhos saudáveis.

Nossa equipe está pronta para oferecer o melhor atendimento e soluções personalizadas para os cuidados com a saúde ocular.

Banner com botão para agendar sua consulta.

Picture of Dr. Ricardo Filippo

Graduado em Medicina pela Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ. Durante sua vida acadêmica, participou de dezenas de congressos e simpósios, no Brasil e no exterior, e ministrou diversas aulas sobre Oftalmologia. Dr. Ricardo Filippo é especialista em oftalmologia e produz conteúdos sobre saúde ocular.