Site icon Clínica Oftalmológica no Rio de Janeiro

Como identificar a necessidade de aumentar o grau dos seus óculos

mulher loira usando camisa azul dentro de ótica sorri enquanto coloca óculos em seu rosto

Descubra o que fazer para manter a saúde da sua visão prestando atenção nos sinais que podem indicar que é preciso aumentar o grau dos óculos

Se o seu médico oftalmologista prescreveu o uso de óculos, é importante seguir todas as orientações a respeito da frequência, higienização, entre outros fatores. Graças a esse acessório, você consegue enxergar com mais conforto, seja de perto ou de longe. Após determinado tempo de uso, pode ser que seja preciso trocar os óculos por outro. Existem algumas maneiras de descobrir se é hora de aumentar o grau dos óculos. Confira quais são elas a seguir.  

Consultas regulares com o oftalmologista

Essa é a principal maneira de saber se é preciso aumentar o grau dos óculos. O ideal é consultar-se com o médico oftalmologista uma vez por ano ou de acordo com a frequência estabelecida pelo profissional.

Mesmo que você esteja se sentindo confortável com as lentes, é importante realizar testes de refração para garantir que está tudo sob controle. Além disso, a consulta servirá para prevenir outras doenças oculares, como glaucoma e catarata, por exemplo.

Sensação de desconforto

O desconforto com os óculos pode surgir de diversos modos e, na maioria dos casos, está associado a dores de cabeça e visão embaçada. Esses sintomas podem ser mais comuns no início do uso e faz parte do processo de adaptação.

Mas, caso esteja utilizando óculos há algum tempo e sinta que o desconforto se mantém, é importante informar essa situação ao oftalmologista. Isso pode ser um sinal de que é preciso aumentar o grau dos óculos.

Colocar e tirar os óculos toda hora

Um dos sinais de que está na hora de rever se o grau dos óculos está adequado é o comportamento de tirar e colocar o acessório durante uma leitura para tentar enxergar com mais conforto.

Se isso acontecer, agende uma consulta com o médico especialista e faça os exames solicitados. É importante evitar esse hábito, se policiando constantemente para não forçar a visão.

Identificação do que provoca o aumento do grau

Como já dissemos, a frequência de uso incorreta pode gerar a necessidade do aumento do grau dos óculos. Além dela, existe o fator genético. Se seus pais são míopes, por exemplo, a probabilidade de você desenvolver essa doença é grande.

Outra razão para a mudança do grau é o alongamento do globo ocular ao longo dos anos. Isso faz com que, consequentemente, o grau de miopia aumente. Quem passa muitas horas em ambientes fechados e sem iluminação natural também pode depender de óculos com grau maior com o passar do tempo.

Veja também: Como usar óculos com o grau errado pode fazer mal à sua visão

Uso de óculos piratas

Provavelmente, você já deve ter visto óculos de grau sendo vendidos em farmácias, bancas de jornal, camelôs, entre outros lugares que comercializam o acessório fora de óticas.

O problema é que, nesses casos, a economia pode se transformar em prejuízos para sua saúde. Portanto, não faça esse tipo de compra. Se você sentir dor de cabeça, vista embaçada, entre outros desconfortos oculares, procure um oftalmologista.

Como já dissemos, somente ele será capaz de prescrever os óculos mais apropriados para suas necessidades. Lembre-se de que aumentar o grau dos óculos não significa falha nos olhos ou problemas graves de saúde.

Pelo contrário, é uma maneira de ajudar o bom funcionamento da visão. Por isso, realize os exames periodicamente e siga todas as orientações de uso. Conte com a Clínica de Oftalmologia Integrada para manter sua saúde ocular sempre em dia.

 

Sair da versão mobile