Os olhos são um dos locais mais sensíveis do nosso corpo. Assim, é muito fácil contrair doenças comuns, como conjuntivite e terçol, por exemplo. Porém, existem também algumas doenças raras nos olhos que são difíceis de detectar. Por isso é preciso conhecê-las e, em alguns casos, conseguir se prevenir.
Para te ajudar a compreender um pouco melhor sobre algumas dessas doenças, preparamos este artigo. Confira!
Degeneração macular
A mácula é uma área da retina. Portanto, a degeneração macular é uma doença rara que afeta este local. Ela é uma lesão degenerativa que causa embaçamento e aparecimento de uma mancha na visão.
Normalmente, essa doença está relacionada com o envelhecimento, mas também pode ser causada por genética ou muita exposição ao Sol. O uso de cigarros é outra causa da degeneração macular.
Existem dois tipos de degeneração macular. A primeira é a atrófica ou seca. Nesse caso, os tecidos da mácula se afinam, causando perda parcial da visão. A segunda é chamada de exsudativa ou úmida. Nesse tipo, alguns vasos sanguíneos se instalam no fundo dos olhos, o que pode causar perda de visão completa.
Albinos com olhos vermelhos
O albinismo, causado pela falta de melanina no corpo, é uma doença genética que afeta uma em cada 17 mil pessoas em todo o mundo. Apesar de poucos saberem, pessoas albinas sofrem com diversos outros problemas de saúde causados por essa condição. Uma delas são os olhos vermelhos.
Por não terem melanina, pessoas com albinismo também não tem esse pigmento na íris, ou seja, na maioria das vezes, os olhos são claros (azuis ou cinzas). Porém, é possível, também, que a irís fique tão transparente que deixe à mostra os vasos sanguíneos dos olhos. Alguns dos problemas causados por essa doença são:
- Fotofobia;
- Deficiências visuais como um todo;
- Estrabismo;
- Nistagmo.
Ceratocone
Ceratocone é uma doença genética que atinge cerca de 150 mil brasileiros por ano. Sua característica é uma córnea projetada para frente, o que forma uma saliência. Esse problema pode prejudicar a visão quando não tratado corretamente.
Essa saliência ocorre porque há a redução da espessura da córnea. Assim, ela é empurrada para frente. É muito comum que pessoas que tenham ceratocone também sejam míopes. Isso porque a miopia é causada por essa saliência em formato de cone.
Alguns outros sintomas que pessoas que têm essa doença apresentam são:
- Fotossensibilidade;
- Visão dupla;
- Poliopia e formação de halos.
Síndrome de Vogt-Koyanagi-Harada
Essa síndrome rara atinge locais que contém melanócitos, sendo o olho um deles. Ainda não se sabe sua causa, mas acredita-se que seja uma doença autoimune. Por afetar todos os tecidos com melanócitos, também ataca sistema nervoso central e pele.
Assim, a SVKH (sigla utilizada para definir a doença) causa panuveíte crônica, que é uma inflamação da íris, corpo ciliar e coroide. Fotofobia e lacrimejamento são alguns dos sintomas. Porém, como é uma doença que afeta diversas partes do corpo, ela também pode apresentar:
- Dores de cabeça;
- Febre baixa;
- Fraqueza muscular;
- Confusão mental;
- Entre outros sintomas.
O que fazer quando há suspeita de doenças raras nos olhos?
Ao sentir sensibilidades e dores incomuns na área dos olhos, o ideal é procurar um oftalmologista o mais rápido possível. Por meio de exames e análises mais profundas, será mais fácil diagnosticar uma doença, seja ela rara ou não.
Isso porque, quanto mais rápida for a descoberta dos motivos e causas do desconforto, mais eficiente será o tratamento e mais rápida será a cura.
Como evitar doenças e problemas oculares
Há algumas formas de evitar problemas oculares. A primeira delas é a utilização de óculos solares. Apesar de poucos saberem, eles não são apenas itens de beleza. Os óculos ajudam a proteger todo o olho dos raios solares, que podem fazer muito mal à nossa visão.
A segunda delas é evitar colocar as mãos nos olhos, principalmente quando estiverem sujas. Coçar os olhos, por exemplo, faz muito mal para nossa retina. Para quem usa maquiagem diariamente, é importante, também, se lembrar de retirar os produtos principalmente antes de dormir.
Outra dica importante é evitar de ficar em frente à celulares e computadores com as luzes apagadas. Isso faz com que os olhos se forcem mais do que o normal, o que pode causar desde problemas de visão até cefaléia.
Você tem mais alguma dúvida em relação à doenças nos olhos? A Clínica de Oftalmologia Integrada (COI) pode auxiliar você. Entre em contato com um de nossos atendentes. Não adie um cuidado importante como esse. Estamos esperando.