O que é e para que serve a capsulotomia Yag laser?

Procedimento de capsulotomia yag laser.

Entenda como a capsulotomia Yag laser pode recuperar a visão e melhorar a qualidade de vida de pacientes que sofrem com opacidade ocular!

O nome até pode ser complicado, mas a capsulotomia Yag laser é um procedimento simples, indolor, não invasivo, sem necessidade de internação e que ainda produz resultados excelentes! 

Esse tratamento é indicado para pacientes que voltam a ter dificuldade de enxergar após a cirurgia de catarata, por conta de um problema chamado opacidade da cápsula posterior do cristalino.

Assim como outros procedimentos que envolvem a saúde ocular, ele só pode ser feito após avaliação e recomendação do oftalmologista. Afinal, ele deve ser feito da forma correta, exige cuidados e pode envolver alguns riscos.

Neste artigo, explicaremos tudo o que você precisa saber sobre a capsulotomia Yag laser, incluindo o que é, para que serve, indicações, entre outras informações importantes.

Continue a leitura para entender mais!

O que é Yag laser?

YAG é a sigla em inglês para Ítrio, Alumínio e Granada (Ytrium, Aluminium e Garnet), elementos ativos do laser que são visíveis a olho nu. 

Já o laser YAG é um tipo de laser que utiliza o cristal de ítrio-alumínio-granada como meio para gerar um feixe de luz altamente de alta potência. 

Essa energia concentrada permite a realização de procedimentos precisos e pouco invasivos. Por isso, esse recurso é amplamente utilizado em várias aplicações médicas e cirúrgicas.

Na oftalmologia, o laser YAG pode ser utilizado em vários procedimentos, como na capsulotomia, permitindo o tratamento da opacidade da cápsula ocular de forma segura e eficaz, sem a necessidade de cirurgia. 

O que é uma capsulotomia Yag Laser?

A capsulotomia Yag Laser é um procedimento realizado para remover a opacidade presente na cápsula do olho, mais especificamente, da cápsula posterior do cristalino

Em outras palavras, ele remove a mancha presente na cápsula que protege o cristalino, isto é, a lente natural do olho. Essa mancha pode surgir após a cirurgia de catarata, deixando a membrana ocular transparente.

Por conta dessa opacidade, as pessoas têm a impressão de que a catarata “voltou” após a cirurgia, mas isso não é verdade. A mancha é apenas um efeito colateral da cirurgia de catarata que os pacientes podem desenvolver. 

Por isso, a opacidade também é conhecida como “lente da catarata que sujou depois da cirurgia”, “segunda catarata” ou “catarata secundária”.

Quando isso acontece, o oftalmologista realiza a capsulotomia com Yag laser, um procedimento pouco invasivo, rápido e indolor, que não envolve cirurgia e é considerado seguro e eficaz para resolver o problema que atrapalha a visão do paciente.

Vale lembrar que esse procedimento é realizado apenas quando a opacidade da cápsula posterior afeta significativamente a visão do paciente. 

Por esse motivo, ela deve ser feita apenas após a avaliação do oftalmologista, que deve avaliar a saúde ocular do paciente antes de recomendar o procedimento.

Quando o tratamento é recomendado?

O tratamento de capsulotomia YAG laser é recomendado para pacientes que sofrem com problemas de visão causados pela opacidade da cápsula posterior do cristalino, que pode surgir após a cirurgia de catarata. 

Vale lembrar que não são todos os pacientes que passam por essa cirurgia que desenvolvem opacidades na cápsula posterior do cristalino. 

Além disso, mesmo que a opacidade esteja presente, algumas pessoas podem não apresentar sintomas significativos ou desconforto visual. Por isso, a decisão de realizar uma capsulotomia YAG laser é baseada na avaliação clínica do paciente feita pelo oftalmologista. 

O médico levará em consideração os sintomas relatados, a qualidade visual e outros fatores clínicos relevantes antes de recomendar o tratamento.

Quais os sintomas da opacidade da cápsula posterior do cristalino?

Para entender como surge essa opacidade, é importante lembrar como é feita a operação de catarata. Nesse tipo de cirurgia, o médico faz um corte na cápsula anterior do cristalino, aspira a catarata e substitui essa cápsula por uma lente artificial. 

Essa lente fica apoiada exatamente na cápsula posterior do cristalino. O problema é que essa cápsula também pode perder sua transparência, se tornando opaca ou manchada. 

Como resultado, a visão do paciente começa a piorar, prejudicando sua qualidade de vida. Além disso, ele também pode apresentar sintomas como:

  • Visão borrada;
  • Diminuição na nitidez ou na clareza da visão;
  • Dificuldade na visão de contraste, ou seja, dificuldade para diferenciar tons ou cores;
  • Enxergar halos ou brilhos ao redor das fontes de luz;
  • Pontos escuros na visão. 

Além da avaliação desses sintomas, o diagnóstico desse problema ocular depende da realização de exames realizados em consultório, como a biomicroscopia em lâmpada de fenda e testes de acuidade visual. 

Após realizar esses procedimentos e identificar alguma alteração, o médico oftalmologista pode recomendar a capsulotomia Yag laser.

Como funciona a capsulotomia Yag Laser?

Ao contrário de procedimentos como a cirurgia refrativa, a capsulotomia a Yag laser é um procedimento simples. Por esse motivo, ele é realizado no próprio consultório médico do oftalmologista. 

O médico começa o procedimento dilatando a pupila do paciente com o auxílio de um colírio específico. Em alguns casos, ele também pode aplicar algumas gotas de anestésico para diminuir o desconforto do paciente. 

Em seguida, o procedimento com Yag laser é iniciado. Ele é realizado em um aparelho que exige que o paciente encoste o queixo e a testa, garantindo que ele não se mova durante o processo. 

Assim, o médico aciona os disparos do Yag laser, que libera pulsos de energia capazes de causar pequenas explosões na cápsula posterior do cristalino.

Esse processo é realizado em cerca de 5 minutos. Depois disso, a luz volta a passar pelo local e chegar à retina sem interferências, resultando em uma visão mais limpa e nítida.  

Vale lembrar que a capsulotomia a Yag laser é um processo rápido, indolor e não invasivo. Por isso, o paciente pode voltar a realizar suas atividades normalmente após o procedimento, incluindo dirigir, ler e usar o celular.

Quais os cuidados recomendados após o procedimento?

Apesar de não exigir tantos cuidados quanto o pós-operatório de uma cirurgia refrativa, por exemplo, o paciente submetido a capsulotomia YAG laser também precisa seguir algumas orientações após o procedimento.

Geralmente, o médico prescreve o uso de colírios, como anti-inflamatórios e para controle da pressão ocular, que devem ser utilizados após o procedimento. 

Por isso, o paciente deve se certificar de seguir as orientações do oftalmologista e usar essa medicação corretamente.

Outro cuidado importante é suspender a prática de exercícios físicos por pelo menos uma semana. Assim, é possível evitar quaisquer problemas que podem prejudicar os resultados do procedimento.

Além disso, o paciente precisa ficar atento ao surgimento de sintomas como dor e queimação nos olhos. Afinal, eles não são esperados após o procedimento. 

Por esse motivo, caso eles sejam identificados, é fundamental entrar em contato com o oftalmologista o mais rápido possível para que ele avalie o que aconteceu e como resolver o problema.

Quais os riscos relacionados à capsulotomia Yag Laser?

A capsulotomia Yag Laser é conhecida por ser um procedimento preciso, rápido e eficaz. Por isso, a maior parte dos pacientes submetidos a esse tratamento não sofrem ou desenvolvem efeitos colaterais.

No entanto, assim como qualquer outra cirurgia, a capsulotomia a Yag laser também oferece riscos e complicações. 

Embora sejam muito raros, os pacientes que passam por esse procedimento podem desenvolver edema macular, edema da córnea e danos ou deslocamento da lente intraocular. Além disso, há registros de complicações como descolamento da retina e aumento da pressão ocular.

Vale lembrar que esses problemas são pouco frequentes e que todos eles possuem tratamento. Por isso, apesar da existência desses riscos, o ideal é que o paciente faça o procedimento recomendado pelo médico. Assim, ele poderá recuperar sua visão e sua qualidade de vida.

Marque sua consulta com um oftalmologista da COI

A melhor forma de prevenir complicações e garantir que a capsulotomia Yag laser seja bem-sucedida é fazer o procedimento com um bom médico oftalmologista. 

Além de realizar o processo com o cuidado e precisão necessários, esse profissional é capacitado para oferecer todo o suporte necessário ao paciente antes e depois do procedimento.

Assim, fica mais fácil recuperar a visão e a qualidade de vida mesmo de quem já está em idade avançada.

Precisa de ajuda para encontrar um bom oftalmologista? Conheça a equipe da Clínica de Oftalmologia Integrada e agende já sua consulta!

Dr. Ricardo Filippo

Dr. Ricardo Filippo

CRM: 5281096-7 | RQE: 17512. Graduado em Medicina pela Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ. Durante sua vida acadêmica, participou de dezenas de congressos e simpósios, no Brasil e no exterior, e ministrou diversas aulas sobre Oftalmologia. Veja informações sobre sua experiência na área.

Comentários