Entenda o que é a Prótese ocular, benefícios da sua utilização e quais cuidados tomar

Homem insere uma prótese ocular.

A prótese ocular é uma ótima solução para ajudar no processo de recuperação, principalmente da autoestima, de pacientes que, por algum motivo, perderam parte do olho. Saiba mais!

Alguns problemas oculares exigem que o paciente passe por um processo de reabilitação visual. Um dos recursos utilizados nesse processo é a prótese ocular. 

Esse tipo de prótese é uma solução eficiente para ajudar pessoas que perderam o olho por alguma razão a restaurar sua aparência e autoestima. Apesar da sua importância, o uso desse instrumento ainda gera muitas dúvidas e ainda envolve alguns mitos.

Neste artigo, explicaremos o que é e quais os benefícios do uso da prótese ocular, e responderemos as principais perguntas sobre esse assunto.

O que é prótese ocular? 

Modelo de prótese ocular.

A prótese ocular ou lente escleral é um recurso utilizado no processo de reabilitação visual. Também conhecida como “olho de vidro”, ela é desenvolvida para simular o olho humano. 

Assim, ela pode ser utilizada para ajudar pacientes que perderam seu olho e se encontram com a cavidade ocular vazia.

Tipos de prótese ocular

O paciente pode utilizar basicamente dois tipos de próteses oculares: as próteses personalizadas e as de resina. 

Entenda abaixo as diferenças entre elas:

Prótese personalizada

A prótese ocular personalizada se diferencia por ser feita sob medida para o paciente. Ela é projetada conforme as características da cavidade da sua órbita vazia e dos detalhes estéticos do seu olho, como a coloração. 

Por isso, o uso desse tipo de prótese tende a ter um ajuste mais preciso e um resultado mais natural. Como resultado, seu uso é considerado mais confortável, facilitando o processo de adaptação do paciente.

Prótese de resina

A prótese ocular de resina é um recurso pré-fabricado, ou seja, ela tem características padronizadas, como tamanho, cores e formatos. Em outras palavras, ela não é personalizada. 

Por isso, esse tipo de prótese não é adaptada para o paciente, o que pode tornar seu uso mais desconfortável do ponto de vista funcional e estético. 

Como a prótese ocular é produzida?

Uma pessoa faz o processo de acabamento artesanal de uma prótese ocular.

Embora seja conhecida como “olho de vidro”, atualmente a prótese ocular é produzida com materiais mais seguros. 

No caso da prótese em resina, como o próprio nome indica, ela é produzida em resina acrílica. No entanto, ela também pode ser produzida com outros materiais, como silicone, polimetilmetacrilato (PMMA) e até porcelana. 

O ideal é utilizar um tipo personalizado, confeccionado com base na moldagem da cavidade e das características estéticas do globo ocular de cada paciente.

Para isso, é necessário criar uma base única, que se encaixe perfeitamente na cavidade vazia do paciente. Após moldar essa base, é feita uma pintura sobre a prótese. 

O objetivo é reproduzir a íris, a pupila e demais detalhes do olho natural da pessoa, tornando-a mais natural possível. Todo esse processo de confecção é artesanal, detalhado e personalizado.

Como resultado, o paciente pode utilizar uma prótese que reproduz com precisão o contorno do seu implante ocular, melhorando sua mobilidade e conforto.

Quais os benefícios?

A prótese ocular é utilizada na reabilitação de pacientes que perderam o olho. Nesse caso, sua órbita, ou seja, a cavidade que contém o olho, fica vazia. 

Além de prejudicar a autoestima, a autoaceitação e convívio social do paciente, a órbita vazia provoca deformidade da face e a atrofia da pálpebra, que impede a pessoa de abrir e fechar o olho. 

No entanto, esses problemas podem ser evitados se o paciente utilizar uma prótese ocular personalizada. Portanto, a principal vantagem de utilizar esse tipo de prótese é restaurar a aparência e devolver a autoestima ao paciente.

Por isso, o uso da prótese ocular é considerado um aliado importante para ajudar as pessoas que perderam o olho a retomarem suas atividades cotidianas e a participarem de interações sociais com mais confiança. 

Quando a prótese é indicada?

A prótese ocular é indicada apenas para pacientes que perderam o globo ocular por conta de alguma doença ocular grave, trauma ou processo de atrofia ocular

Essa prótese também é recomendada para o paciente submetido a dois tipos de cirurgia ocular: a enucleação e a evisceração.

A enucleação é o nome do procedimento em que o globo ocular é completamente removido. Porém, os músculos responsáveis pelo movimento do olho são preservados durante a cirurgia.

A evisceração é outro processo de remoção de globo ocular. No entanto, as camadas mais externas do olho, como esclera, conjuntiva e músculos, são preservadas. Nesse caso, o processo de adaptação do paciente à prótese é mais fácil.

Mitos e verdades sobre o uso da prótese ocular

O uso de prótese ocular ainda gera muitas dúvidas. Por conta do desconhecimento sobre o tema, essas dúvidas podem se transformar em mitos que atrapalham o tratamento do paciente. 

Confira abaixo a verdade por trás de 5 mitos relacionados ao uso de prótese ocular.

1. Usar prótese ocular é desconfortável?

Se o paciente utiliza uma prótese ocular personalizada e segue todos os cuidados sugeridos pelo oftalmologista, seu uso não será desconfortável, nem causará dor.

2. A prótese pode restaurar a visão?

Embora ajude a melhorar a aparência e a autoestima do paciente, esse tipo de prótese não pode restaurar a sua visão. 

3. É fácil identificar quem usa?

A prótese feita sob medida e ajustada corretamente é muito parecida com o olho natural. Nesse caso, dificilmente as pessoas conseguirão identificar que o paciente utiliza uma prótese.

4. Ela pode cair ou sair facilmente?

A prótese ocular é projetada para se ajustar com segurança na cavidade ocular. Se ela for ajustada da forma correta, dificilmente vai sair ou cair do rosto do paciente.

5. Usar prótese ocular é mais desconfortável quando o tempo está seco?

O uso desse tipo de prótese pode ajudar a manter a lubrificação da órbita ocular, aliviando o desconforto em ambientes secos. 

No entanto, o oftalmologista pode recomendar o uso de lágrimas artificiais para manter a umidade da cavidade ocular nesse período.

Quanto custa uma prótese ocular?

A prótese custa, em média, R$ 2,500. No entanto, esse valor pode variar consideravelmente, dependendo de vários fatores, como a complexidade do caso, o material utilizado na prótese e a cidade ou estado onde você vai comprar. 

Próteses oculares personalizadas, que buscam uma correspondência precisa com o olho do paciente, em termos de cor e textura, tendem a ser mais caras. Além disso, o acompanhamento necessário para garantir o encaixe correto e o conforto ao longo do tempo também pode influenciar o custo total. 

Como colocar e remover a prótese ocular corretamente?

Veja a seguir os procedimentos para inserir e remover a prótese da maneira correta. Lembrando que o ideal é executar esses processos uma vez ao dia, ao acordar de manhã e à noite, quando for dormir.

Para inserir:

  • Certifique-se de que a prótese escleral está devidamente higienizada.
  • Posicione a prótese no centro do olho.
  • Realize movimentos circulares suaves para fixá-la adequadamente.
  • Continue os movimentos até que a prótese esteja encaixada e confortável.

Se sentir desconforto persistente, consulte o oftalmologista responsável pelo design da prótese para possíveis ajustes.

Para remover:

  • Abra os olhos com delicadeza.
  • Utilize uma ventosa própria para próteses oculares.
  • Insira a ventosa no centro da prótese.
  • Com movimentos suaves, puxe a prótese para frente e para fora.
  • Evite puxar bruscamente para prevenir desconforto ou danos à prótese e aos tecidos oculares.

Cuidados Adicionais:

  • Ao armazenar a prótese, escolha um local fresco e protegido da luz solar direta.
  • Mantenha a prótese afastada de objetos afiados ou que possam causar danos.
  • Evite colocar objetos pesados ou outros itens no estojo da prótese para evitar deformações.

Essas etapas são fornecidas com o intuito de auxiliar, mas é sempre recomendado seguir as instruções e orientações do seu oftalmologista, para garantir a segurança e o conforto ao lidar com próteses oculares.

Como cuidar da prótese ocular?

Um homem higienizando a mão. Processo essencial para manipular a prótese ocular.

Assim como outros instrumentos de reabilitação, o uso de prótese ocular também exige cuidados e manutenção. 

Entenda como cuidar desse instrumento abaixo:

  • Retire e limpe a prótese ocular diariamente com água e sabonete neutro;
  • Lave e seque bem as mãos antes de retirar e manipular a prótese;
  • Lave com cuidado a região de cílios e sobrancelhas;
  • Retire a prótese antes de dormir;
  • Não utilize a prótese durante práticas esportivas;
  • Nunca utilize álcool, éter ou qualquer produto desinfetante/ abrasivo para limpar a prótese;
  • Utilize um curativo com gaze e micropore na cavidade ocular sempre que não estiver utilizando a prótese;
  • Procure o profissional especialista a cada 6 meses para que ele faça o polimento da prótese;
  • Troque de prótese a cada 5 anos ou conforme a recomendação do oftalmologista.
  • Em caso de irritação, desconforto ou qualquer anormalidade, agende uma consulta com o oftalmologista.

Vale lembrar que esses são cuidados gerais para cuidar da sua prótese. O ideal é seguir as recomendações do médico oftalmologista e, em caso de dúvida, consultá-lo novamente.

Guia de protese ocular

A prótese ocular é aliada na melhora da qualidade de vida do paciente

Mais do que um recurso para a reabilitação visual, seu uso é fundamental na restauração da autoestima, confiança e integração social do paciente. 

Afinal, ela é projetada para ser muito parecida ao olho natural. Por esse motivo, ajuda a restaurar a simetria facial e melhorar a aparência da pessoa que perdeu o olho ou a visão. 

Além disso, com o apoio desse instrumento, o paciente se adapta emocional e psicologicamente com mais facilidade  à sua nova condição. 

Como resultado, o uso da prótese ajuda a aumentar a confiança e o conforto do paciente consigo mesmo e com os outros. Assim, ele se torna mais capaz para enfrentar os desafios sociais e profissionais.

Ficou com alguma dúvida ou precisa de um atendimento sobre prótese ocular? Conheça o tratamento da Clínica de Oftalmologia Integrada e agende já sua consulta!

Agende sua consulta

Dr. Ricardo Filippo

Dr. Ricardo Filippo

CRM: 5281096-7 | RQE: 17512. Graduado em Medicina pela Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ. Durante sua vida acadêmica, participou de dezenas de congressos e simpósios, no Brasil e no exterior, e ministrou diversas aulas sobre Oftalmologia. Veja informações sobre sua experiência na área.

Comentários