Preço popular para cirurgia de glaucoma

Oftalmologista realiza cirurgia de glaucoma a preço popular e faz sinal de positivo

Saber o preço da cirurgia de glaucoma é uma dúvida cada vez mais comum, já que a doença atinge milhares de pessoas em todo o mundo. 

O glaucoma é um problema ocular comum relacionado à idade, que afeta pessoas em todo o mundo. Inclusive, é a segunda principal causa de cegueira, já que a catarata está em primeiro lugar. 

Estamos falando de uma doença silenciosa que, quando diagnosticada, já pode estar muito avançada, causando outros problemas à saúde dos olhos. 

Nos últimos meses, no Brasil, os pacientes com essa condição ocular passaram por momentos difíceis. Isso porque, devido a pandemia, a detecção e o tratamento do glaucoma foram afetados

A grande questão é que existem algumas formas de tratar o glaucoma, sendo uma delas o procedimento cirúrgico para a correção do problema. 

No entanto, quando o assunto é preço de cirurgia de glaucoma, será que cabe no orçamento de todas as pessoas? 

De fato, não são todos os brasileiros que têm condições financeiras de realizar uma cirurgia particular — seja ela qual for. Entretanto, é possível realizar o procedimento a preço popular. 

Continue a leitura para saber mais sobre a cirurgia de glaucoma e como é possível realizá-la com um preço mais acessível! 

O que é glaucoma?

Glaucoma é um termo geral usado para descrever um grupo de distúrbios oculares que danificam o nervo óptico. É a forma mais comum de dano ao nervo, que leva à perda de visão. 

Na maioria dos casos, o fluido se acumula na parte frontal do olho. Este fluido exerce pressão sobre o olho, danificando gradualmente o nervo óptico. Essa pressão é conhecida como pressão intraocular (PIO), ou pressão ocular.

Algumas pessoas têm pressão ocular normal e ainda têm glaucoma. Caso a condição não seja tratada, ela pode levar a perda permanente da visão. 

glaucoma o que é

O que é o nervo óptico?

Seu nervo óptico desempenha um papel crucial na visão. Ele envia sinais da retina — tecido neural na parte de trás do olho, como o filme de uma câmera antiga — para o cérebro. 

Seu cérebro depende desses sinais para criar imagens. Em outras palavras, o nervo óptico é importante para que você consiga enxergar bem.

Como tratar glaucoma?

Agora que você já sabe o que é glaucoma no olho, está na hora de saber como tratar essa condição. 

Quando o glaucoma não é devidamente tratado, pode promover o desenvolvimento mais rápido da perda da visão (cegueira). 

Os tratamentos podem retardar a perda de visão adicional, mas não podem restaurar a visão perdida. É importante consultar seu oftalmologista imediatamente se você tiver dor nos olhos, dores de cabeça severas ou problemas de visão.

Os tratamentos de glaucoma incluem:

Colírios/medicação

Os colírios prescritos diminuem os líquidos e aumentam a drenagem para aliviar a pressão ocular. Existem muitos tipos de medicamentos colírios que podem ser usados ​​para esta condição. 

Como o glaucoma é uma condição vitalícia, você pode precisar usar colírios diários por toda a vida.

Tratamento a laser

Seu oftalmologista usa um laser (forte feixe de luz) para ajudar a melhorar a drenagem do fluido do olho. Embora o laser possa complementar o uso de colírios, ele pode não substituí-lo completamente. 

Os resultados dos tratamentos a laser variam, mas podem durar até cinco anos. Alguns tratamentos a laser também podem ser repetidos.

Cirurgia de glaucoma

A cirurgia é outra maneira de ajudar a reduzir a pressão ocular. É mais invasivo, mas também pode obter um melhor controle da pressão ocular mais rapidamente do que as gotas de medicamentos ou o laser. 

A cirurgia pode ajudar a retardar a perda de visão, mas não pode restaurar a visão perdida ou curar o glaucoma. 

Existem muitos tipos de cirurgias para glaucoma e, dependendo do tipo específico e da gravidade, seu oftalmologista pode escolher uma em detrimento da outra.

Conheça os procedimentos mais indicados para a cirurgia de glaucoma

Qual a melhor cirurgia para glaucoma?

A cirurgia de glaucoma mais conhecida é a trabeculectomia. Esta técnica tem um alto nível de eficácia na redução da pressão intraocular. Além disso, também consegue promover a estabilização do glaucoma. 

Porém, a cirurgia tem um risco alto de complicações. Por esse motivo, é indicada para casos mais graves, quando o paciente só tem o procedimento como opção para evitar que fique cego. 

Embora essa seja a cirurgia clássica de glaucoma, nos últimos anos surgiram técnicas que têm como objetivo diminuir a pressão intraocular, reduzindo os riscos de complicações no pós-operatório. 

Uma dessas técnicas é o implante do dispositivo XEN. Neste procedimento, um implante tubular gelatinoso é implantado para que consiga manter a pressão intraocular mínima. 

O procedimento é relativamente simples quando comparado a trabeculectomia, sendo realizada de forma segura e sob anestesia local. 

A grande questão sobre cirurgia para glaucoma é que ela deve ser recomendada por um especialista. Em outras palavras, somente um oftalmologista confiável poderá indicar o melhor tipo de cirurgia para você, de acordo com a sua necessidade. 

Sobre o tempo de cirurgia, vai depender muito da técnica realizada, mas, geralmente, varia de 40 a 50 minutos.

Cirurgia ou biópsia nos olhos

Valores da cirurgia de glaucoma? 

Assim como qualquer outro tipo de procedimento cirúrgico, o preço da cirurgia de glaucoma depende de diferentes fatores. Alguns deles são:

  • Experiência e reputação do cirurgião;
  • Localização da cirurgia;
  • Técnica de cirurgia. 

Se você mora no Rio de Janeiro, a média do valor da cirurgia de glaucoma é de R$5.000. No entanto, o valor final dependerá muito da avaliação do oftalmologista. 

Porém, tenha em média que os valores podem mudar muito de acordo com os itens que listamos. 

Cuidados necessários com a cirurgia de glaucoma

Saber a média de preço da cirurgia de glaucoma é importante se você precisa realizar o procedimento. Entretanto, aqui estão mais algumas questões que você deve ter muita atenção em relação à cirurgia. 

Pré-operatório

No dia da cirurgia de glaucoma é fundamental que os pacientes sigam todas as solicitações do médico oftalmologista, incluindo:

  • Fazer todos os exames solicitados;
  • Não se alimentar e nem beber água, exceto em casos liberados pelo médico;
  • Ir para a clínica com um acompanhamento (maior de 18 anos). 

Pós-operatório

Para ter um bom resultado final da cirurgia de glaucoma, é fundamental que o paciente siga todas as recomendações do cirurgião. Algumas delas são:

  • Aplicar o colírio indicado por até 30 dias;
  • Higienizar bem a região até que volte ao normal;
  • Tomar cuidado para que a área operada não seja lesionada;
  • Ir às consultas de acompanhamento médico. 

Riscos da cirurgia de glaucoma

Será que existem riscos em se submeter a cirurgia de glaucoma? Se essa é a sua dúvida, saiba que sim, existem riscos, assim como em outros procedimentos cirúrgicos. 

De modo geral, as técnicas para cirurgia de glaucoma são seguras. No entanto, é fundamental que você converse com um profissional sobre os riscos, de acordo com a sua necessidade 

No entanto, o principal risco da cirurgia é que ela não consiga evitar que o glaucoma continue se desenvolvendo após o procedimento ser realizado. Em outras palavras, o glaucoma pode ser controlado com cirurgia, mas existe o risco que isso não aconteça. 

Além disso, também existem outros riscos, como:

  • Edema de córnea;
  • Picos de pressão;
  • Uveíte (doença inflamatória), entre outros riscos. 

Todas as questões citadas acima estão diretamente relacionadas a escolha do cirurgião que realizará a sua cirurgia de glaucoma, bem como o preço da cirurgia de glaucoma em si. 

É essencial que você encontre uma clínica e especialista confiável, que seja reconhecido no mercado por oferecer atendimento e procedimentos seguros e eficazes. 

Na COI, você conta com uma equipe formada por Oftalmologistas em Campo Grande RJ capacitados, que estão prontos para ouvir as suas dúvidas, fazer um diagnóstico preciso e realizar procedimentos seguros. 

Clique aqui para agendar a sua consulta e falar com um de nossos especialistas sobre a cirurgia de glaucoma e descobrir qual é o preço do procedimento, de acordo com a sua necessidade! 

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Ricardo Filippo

Ricardo Filippo

Graduado em Medicina pela Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ. Durante sua vida acadêmica, participou de dezenas de congressos e simpósios, no Brasil e no exterior, e ministrou diversas aulas sobre Oftalmologia. Para mais informações sobre sua experiência na área, clique aqui.

Comentários