Com quantos dias posso caminhar após cirurgia de catarata? Veja as recomendações dos especialistas!

Imagem do pé de uma pessoa caminhando na rua

Entenda o motivo e as principais recomendações dos oftalmologistas para acelerar a recuperação do paciente e descubra com quantos dias é possível caminhar após a cirurgia de catarata.

A cirurgia é o único tratamento capaz de proporcionar a cura da catarata. A operação é simples e rápida, podendo ser finalizada em cerca de 20 minutos. O paciente volta para casa no mesmo dia da operação e pode começar sentir alguma melhora na visão 24 horas após o procedimento.

Apesar dessa simplicidade, a cirurgia de catarata ainda é um procedimento cirúrgico. Como toda cirurgia, ela também gera dúvidas entre os pacientes. Uma das perguntas mais comuns entre os pacientes é “com quantos dias posso caminhar após cirurgia de catarata?”.

Neste artigo, responderemos essa dúvida e explicaremos os cuidados pós-operatórios para quem quer voltar a praticar atividades físicas com segurança.

Com quantos dias posso caminhar após cirurgia de catarata?

Assim como outros procedimentos cirúrgicos, a recuperação da cirurgia de catarata também exige um tempo de repouso absoluto e alguns cuidados

A prática de caminhadas leves, apenas para deslocamento e realização de atividades rotineiras, normalmente é liberada um dia após a realização do procedimento. 

Isso porque a cirurgia de catarata é uma operação relativamente simples, que dispensa internação e que normalmente apresenta um processo de recuperação tranquilo. 

No entanto, se o objetivo do paciente é realizar uma caminhada como uma atividade física, a recomendação é diferente. 

Segundo o Doutor Ricardo Fillipo, médico oftalmologista da COI – Clínica Oftalmologia Integrada, o paciente só deve retomar a prática de atividades físicas após um período de repouso, que varia entre 15 e 30 dias após a cirurgia. 

Durante 15 a 30 dias, é bom que o paciente siga algumas recomendações após a cirurgia. Por exemplo, não pegar peso, não praticar atividades físicas e não baixar a cabeça de maneira vigorosa (com força)”, explica o especialista.

Esse tempo de repouso pode variar de acordo com o quadro de saúde do paciente. Por esse motivo, a data exata em que a pessoa pode voltar a praticar exercícios físicos deve ser definida pelo seu médico oftalmologista.

Qual a importância do repouso após a cirurgia de catarata?

A cirurgia de catarata normalmente é realizada com a técnica da facoemulsificação, abordagem mais moderna e segura atualmente. 

A operação envolve a fragmentação e aspiração do cristalino com catarata, substituído por uma lente intraocular. Embora esse procedimento seja simples e rápido, ele ainda causa modificações na estrutura do globo ocular.  

Por isso, o corpo precisa de um tempo de repouso para se recuperar e se adaptar a essas modificações

Durante esse período, os tecidos oculares afetados ao longo da cirurgia podem se cicatrizar adequadamente. Isso é fundamental para prevenir infecções e complicações pós-cirúrgicas que podem prejudicar a recuperação do paciente. 

Caso a pessoa desrespeite esse repouso e decida voltar a praticar atividades físicas antes da liberação do médico, ela corre o risco de sofrer vários problemas

A prática de exercícios no período pós-operatório pode levar ao aumento da pressão dentro do olho, conhecida como pressão intraocular, o que pode afetar a cicatrização do olho operado. 

Além disso, normalmente as pessoas transpiram enquanto se exercitam e tocam no rosto para retirar o suor. 

Esse processo pode levar microrganismos a entrarem em contato com a área operada, aumentando o risco de infecção e complicando a recuperação. Tudo isso pode comprometer o sucesso da cirurgia e prejudicar seu resultado.

Por esse motivo, quem tem o hábito de fazer alguma atividade física deve interromper a prática desse exercício durante o período de repouso recomendado pelo médico. 

Quais os cuidados específicos após cirurgia de catarata?

Se perguntar “com quantos dias posso caminhar após a cirurgia de catarata” não deve ser a única preocupação do paciente operado ou que vai passar por esse procedimento. 

Além de evitar a prática de atividades físicas, existem outros cuidados e orientações que o paciente deve seguir para garantir uma boa recuperação.

Durante as primeiras 24 horas após a operação, a recomendação é fazer repouso absoluto, descansar e manter os olhos fechados o máximo de tempo possível. 

Além disso, o Doutor Ricardo Fillipo orienta os pacientes a seguirem outros cuidados médicos, tais como:

  • Não pegar peso;
  • Não praticar quaisquer atividades físicas;
  • Não abaixar a cabeça com força;
  • Não esfregar ou coçar o olho operado;
  • Dormir de barriga para cima ou do lado oposto ao olho operado;
  • Evitar o calor e o vapor do fogão;
  • Evitar praias, piscinas e locais com água;
  • Não dirigir até a liberação do médico.

Além desses cuidados, o paciente operado deve usar os colírios prescritos pelo médico e utilizar óculos de sol em ambientes abertos e iluminados. Ele também deve fazer o acompanhamento oftalmológico para avaliar sua recuperação. 

Em outras palavras, o paciente precisa seguir todas as orientações médicas durante o pós-operatório. Isso é fundamental para garantir que o processo de cicatrização seja bem-sucedido. 

Vale lembrar que é normal sentir um pouco de dor e desconforto visual nos primeiros dias após a cirurgia. Esses sintomas costumam desaparecer com o tempo. A pessoa operada também pode sentir a qualidade da sua visão variar nas primeiras semanas pós-procedimento. 

Com o tempo, a visão se estabiliza e melhora de forma definitiva. No entanto, caso esses sintomas persistam ou o paciente perceba alguma anormalidade, ele deve entrar em contato com o médico para avaliar sua saúde ocular.

Quais os benefícios da caminhada no processo de recuperação?

Embora o período de repouso possa durar até 30 dias, a cura completa da catarata pode levar até 6 semanas após a cirurgia. Portanto, a pessoa pode retomar a prática de exercícios físicos antes que o seu processo de recuperação seja concluído. 

E a caminhada é uma das atividades que contribuem para o sucesso dessa recuperação. Afinal, a caminhada estimula a circulação sanguínea pelo corpo, incluindo o globo ocular operado. 

Isso pode agilizar a cicatrização e reduzir o desconforto causado pela rigidez muscular e pela sensação de corpo estranho nos olhos após a cirurgia. 

Além disso, a atividade física, mesmo que seja uma caminhada curta, pode estimular a liberação de endorfinas, neurotransmissores responsáveis por melhorar o humor e reduzir o estresse e a ansiedade, problemas que podem ocorrer antes e depois da operação.

Praticar exercícios físicos ainda ajuda o paciente a recuperar sua autoestima e autonomia, que normalmente são prejudicadas pelos sintomas da catarata. 

Mesmo que seja fazendo uma caminhada leve, ele perceberá de forma prática os efeitos da melhora da sua visão e os resultados do procedimento. 

Talvez isso até o incentive a praticar exercícios regularmente, hábito fundamental para evitar outras doenças e cuidar da saúde do corpo e da mente.

Quais são os sinais de alerta para interromper a atividade física após a cirurgia?

Normalmente, o médico autoriza o paciente a voltar a praticar suas atividades físicas apenas quando sua evolução pós-cirurgia é satisfatória. Isso significa que o paciente está se recuperando de acordo com o esperado e que não apresentou nenhum problema nesse processo. 

Mas o corpo humano é complexo e cada processo de recuperação é único. Por isso, mesmo que a saúde ocular do paciente esteja boa, ainda existe um risco que ele desenvolva algum sintoma persistente após a cirurgia e a liberação do médico para exercícios físicos.

Esses sintomas incluem:

  • Dor intensa e persistente nos olhos;
  • Sangramento no olho;
  • Visão turva ou embaçada;
  • Inchaço contínuo em alguma parte do olho;
  • Visão com halos, brilho e sombras escuras;
  • Perda de visão.

Caso o paciente perceba qualquer um desses sintomas após retomar suas atividades físicas, deve interromper o exercício e entrar em contato com o seu oftalmologista

Assim, o médico poderá avaliar o seu quadro de saúde ocular, fazer os exames necessários para entender o que está acontecendo e oferecer uma orientação personalizada ao paciente. 

A cirurgia de catarata é segura!

É importante lembrar que os riscos de desenvolver complicações e problemas após a cirurgia de catarata são baixos. 

Estima-se que a taxa geral de sucesso desse procedimento é de 90% a 95%. Por isso, não há motivos para se preocupar sobre a operação e a recuperação pós-operatória, especialmente com o apoio de um bom oftalmologista.

Ficou com alguma dúvida ou precisa de um atendimento especializado? Entre em contato com a equipe da Clínica de Oftalmologia Integrada e agende já sua consulta!

Banner com o botão de agende sua consulta
Dr. Ricardo Filippo

Dr. Ricardo Filippo

CRM: 5281096-7 | RQE: 17512. Graduado em Medicina pela Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ. Durante sua vida acadêmica, participou de dezenas de congressos e simpósios, no Brasil e no exterior, e ministrou diversas aulas sobre Oftalmologia. Veja informações sobre sua experiência na área

Comentários