A miopia é um dos diagnósticos mais comuns dos consultórios oftalmológicos de todo o país. Ela é um distúrbio visual que afeta a focalização da imagem formada pelo olho antes de chegar na retina, causando uma dificuldade no indivíduo de enxergar objetos e letras de longe, mas valorizando bastante a visualização de objetos próximos, que são enxergados com nitidez.
A miopia atinge várias idades e ambos os sexos, apresentando um importante componente genético na sua manifestação, e existe uma teoria que afirma que esse quadro visual costuma se agravar com o passar dos anos, o que indicaria que, quanto mais velho o indivíduo fica, pior é seu grau de miopia. Mas será que essa informação é realmente verdadeira? Vamos falar um pouco sobre esse assunto no texto de hoje. Confira!
Existe piora da miopia com o passar dos anos?
A miopia tem uma tendência de aumento importante entre a infância e o início da vida adulta, já que, com o desenvolvimento da estrutura ocular, é provável que a dificuldade de focalização da imagem na retina também aumente, agravando o grau dessa alteração.
Porém, diferentemente de outras doenças como a hipermetropia e o astigmatismo, a miopia costuma alcançar uma fase de estabilidade, próxima ao início da terceira idade, quando o grau tende a não aumentar mais.
Como é realizado o tratamento da miopia?
O tratamento da miopia é o mesmo independentemente do avanço da doença ou da idade. A falha de focalização dos olhos pode ser corrigida através do uso de lentes divergentes (em óculos de grau ou lentes de contato), que ajudam a posicionar o foco atrás da retina, ou então através de cirurgias que corrigem a falha.
A cirurgia também é uma alternativa de tratamento, e é indicada para todos os tipos de pacientes que têm algum grau de miopia, não sendo necessário ser dependente de lentes corretoras. Basta que o indivíduo seja aprovado nos exames pré-operatórios pedidos pelo profissional que irá realizar a cirurgia para estar apto à correção.
Vale lembrar ainda que a miopia não é agtrans-prk na correção da miopia, astigmatismo e hipermetropiaravada com o uso dessas lentes, tampouco é curada através desses objetos: os óculos são apenas a correção para um defeito, e o ajuste regular no avanço dos graus é somente uma consequência natural dessa alteração.
Qual é a relação entre a miopia e a vista cansada?
Existe uma interessante teoria sobre a melhora da qualidade de vida dos míopes a partir de certa idade. Por volta dos 40 anos de idade, a grande maioria dos indivíduos apresentam um sintoma oftalmológico chamado de presbiopia, a famosa “vista cansada”.
A presbiopia dificulta a visualização de imagens muito pequenas ou muito detalhadas, e é comumente detectada na dificuldade de realizar leituras muito próximas. Enquanto a maioria dessas pessoas vai ter que se adaptar ao uso dos óculos para ler, o míope, por sua vez, vai apresentar uma enorme vantagem: ele vai ter a opção de tirar os óculos para realizar a leitura.
O que acontece é uma compensação natural da idade que, com o efeito da miopia, corrige algumas falhas causadas pela presbiopia, permitindo que as pessoas míopes não sofram tanto com esses sintomas.
A miopia é uma doença oftalmológica como outra qualquer, que tem avanços naturais com a idade e especialmente relacionados com uma tendência genética.
Se você é míope mas não tem parentes que precisaram de cirurgia para corrigir grandes graus dessa doença, não é preciso se preocupar muito, já que, provavelmente, seu grau sempre será baixo. Em contratempo, se você tem históricos familiares de problemas com miopia, é bastante provável que você sofra com alguma consequência genética. Saiba os principais mitos sobre lentes de contatos, o tratamento da miopia é simples e a cirurgia tem baixíssimo risco para sua saúde e grande percentual de sucesso!
__
Então, gostou do nosso conteúdo? Então baixe o e-Book Guia Definitivo sobre Cirurgia Refrativa gratuitamente, e acabe com todas as dúvidas que você possui referentes a este procedimento.
E, se você está próximo à Zona Oeste do Rio de Janeiro, é míope e possui dúvidas sobre se é possível realizar ou não a cirurgia refrativa para correção, agende uma consulta com a COI para um diagnóstico completo.