Ao contrário da cegueira que é a perda total da visão, a visão subnormal é a perda parcial, também chamada de baixa de visão. As pessoas que perdem no máximo 20% da visão são enquadradas como portadoras da visão subnormal. A visão periférica é a mais afetada, seguindo de problemas com a visão central, em alguns casos. Com isso, as tarefas diárias ficam mais difíceis de serem executadas. Para saber mais sobre este assunto, continue lendo o nosso artigo.
Causas da visão subnormal
As diversas causas do aparecimento da visão subnormal são:
- acidentes oculares como: perfuração, deslocamento ou ferimentos nos olhos;
- doenças como sífilis, toxoplasmose e rubéola podem atingir o feto no período da gravidez;
- a falta de vitamina A durante o desenvolvimento infantil também é uma das causas desse problema;
- deslocamento de retina;
- glaucoma;
- diabetes;
- toxoplasmose ocular nos adultos;
- sarampo;
- ceratocone;
- catarata;
- catarata congênita;
- entre outros problemas na visão que aparecem devido à idade avançada e adegeneração macular que vem com o passar dos anos.
Sintomas
Os sintomas da visão subnormal são, normalmente:
- dificuldades para fazer artesanatos, jogar cartas e outras atividades de lazer;
- dificuldades em leituras na escola, no trabalho e no dia a dia;
- dificuldade de visualização de detalhes em rostos e detalhes de roupas, por exemplo;
- dificuldades de se locomover por ter alterações no campo visual;
- manchas escuras nos olhos tanto na visão periférica quanto na visão central, quando for o caso.
Grupos de risco
Os idosos, diabéticos, bebês com alguma doença durante sua gestação (toxoplasmose, sífilis ou rubéola) e bebês prematuros são os grupos que correm um risco maior de desenvolvimento da visão subnormal, que ocorre em mais de 40% da população mundial.
Diagnóstico tardio e seus problemas
Com o grande número de pessoas que sofrem desse mal, o diagnóstico tardio traz problemas como: vida restrita por causa da dificuldade visual, alguns chegam a viver como portadores de cegueira. Outro problema que traz o diagnóstico tardio é a falta de informação ou conhecimento sobre a doença. Ao sentir os sintomas, você deve imediatamente consultar um médico especializado em visão subnormal, assim diversos exames poderão ser realizados para um diagnóstico assertivo.
Tratamento
Os tratamentos para melhorar a vida dos pacientes da doença são feitos com diversos profissionais, se necessário. Casos avançados ou tratamentos em bebês são tratados por ortopedistas, terapeutas ocupacionais, psicólogos, fisioterapeutas, pedagogos junto aos oftalmologistas.
Alguns aparatos para melhorar a qualidade de vida de pacientes que sofrem de visão subnormal já são encontrados no mercado. Objetos de ampliação de imagens como óculos especiais (esfero prismáticos), lupas de pescoço ou lupas fixas. O uso de colírios pode melhorar os danos causados pela a doença.
Viver com a visão subnormal pode acarretar grandes incômodos e malefícios para a saúde, diante do caso agravado muitos pacientes vivem em estado de cegueira que proporciona dificuldade em tarefas diárias. Em casos de aparecimento dos sintomas, qualquer um deles, umoftalmologista deve ser consultado para mais informações e exames. O tratamento é a chave para a saúde da visão. Não deixe de ler o artigo: 6 sinais de que é hora de visitar um oftalmologista.
E não esqueça de visitar o seu oftalmologista de confiança regularmente!