Diabetes e hipertensão: quais são os impactos na saúde ocular?

saiba tudo sobre retinopatia hipertensiva e diabética

Você certamente já ouviu falar que os olhos são as janelas da alma, certo? Pois para os oftalmologistas simplesmente não há dúvidas de que eles são as janelas do corpo! A verdade é que doenças sistêmicas, como o diabetes e a hipertensão, provocam alterações em diversos órgãos. E os olhos não poderiam ficar de fora, inclusive servindo como um parâmetro do que está acontecendo no resto do organismo. Quer descobrir como o diabetes e a hipertensão afetam a saúde dos seus olhos? Então fique atento, porque está tudo aqui no nosso post:

Como essas doenças atingem os olhos?

O diabetes mellitus — tanto do tipo 1 quanto do tipo 2 — se caracteriza por sua incapacidade de captação de glicose, o que provoca um excesso dessa substância circulando pelo sangue. Nesse cenário, a glicose começa a se ligar a proteínas diversas no sangue e nas paredes dos vasos, acabando por danificá-las. Isso gera uma circulação sanguínea lenta, com predisposição à formação de trombos, e o enfraquecimento das paredes vasculares, aumentando a chance do rompimento dos vasos.

A hipertensão também age diretamente sobre os vasos sanguíneos, que são submetidos a uma pressão maior e acabam sofrendo lesões ou mesmo se rompendo. Uma vez lesionados, a formação de placas de aterosclerose e de trombos é facilitada, o que atrapalha o fluxo sanguíneo normal, dando origem à trombose nos olhos em muitos casos.

Dessa forma, tanto o diabetes quanto a hipertensão podem ser entendidos como doenças vasculares que prejudicam a irrigação de todos os órgãos do corpo, principalmente aqueles com uma maior quantidade de vasos — como os rins, o cérebro, o coração e, claro, os olhos.

Mas que danos o diabetes causa no olho?

A retinopatia diabética é a principal lesão causada pelo diabetes nos olhos. No exame de fundo de olho é possível verificar microaneurismas (regiões de enfraquecimento da parede do vaso), hemorragias, pequenos infartos, remodelamento da vascularização e inchaço, todos resultantes da passagem de substâncias do sangue para a retina. Além disso, o diabetes aumenta as chances do aparecimento de outras doenças oculares, como o glaucoma, a catarata e neuropatias, além de anormalidades nas córneas.

E a hipertensão, o que pode causar?

A hipertensão gera a chamada retinopatia hipertensiva, também sendo possível verificar aí microaneurismas, hemorragias e regiões de infarto nos olhos, além de arteríolas estreitas, descritas como fios de prata ao exame do fundo de olho.

Clique para agendar sua avaliação de retina e uveíte.

Quais os sintomas gerados por essas lesões?

Os pacientes reclamam principalmente de visão borrada ou com manchas, mas o quadro pode facilmente evoluir para a cegueira. O diabetes, por exemplo, é considerado a maior causa de cegueira em adultos em todo o mundo! Por isso, todo cuidado não só é necessário como é imprescindível.

Como proteger os olhos dessas doenças?

A melhor forma de proteger seus olhos é garantir que o diabetes e a hipertensão estão controlados, utilizando corretamente os medicamentos prescritos, praticando atividades físicas regularmente e mantendo uma dieta balanceada.

Além disso, é fundamental manter as visitas ao oftalmologista em dia e realizar o exame do fundo de olho. Para quem foi diagnosticado com diabetes tipo 1, as visitas devem se iniciar 5 anos após o diagnóstico, já os hipertensos e os diabéticos tipo 2 devem ir ao oftalmologista logo após o diagnóstico, já que essas doenças podem ter passado despercebidas por anos e anos.

Por que o exame do fundo de olho é tão importante?

O exame do fundo de olho consegue avaliar as lesões vasculares provocadas pelo diabetes e pela hipertensão. Assim, além de conferir a saúde dos olhos e garantir um tratamento precoce para qualquer dano, o exame consegue prever como estão os vasos dos outros órgãos que sofrem com essas doenças, correlacionando-se principalmente com os rins. Ou seja, se há lesões nos olhos é bem provável que haja lesão em outros órgãos, então é bom ficar de olho!

Entendeu agora como o diabetes e a hipertensão conseguem afetar os olhos? Ficou ainda com alguma dúvida sobre o assunto? Comente aqui e divida seus questionamentos conosco!

E não se esqueça de visitar o seu oftalmologista de confiança regularmente!

Dr. Rafael Cerqueira

Graduado em Medicina pela Universidade José do Rosário Vellano-UNIFENAS-Alfenas-MG. Durante sua vida acadêmica, participou de dezenas de congressos e simpósios, no Brasil e no exterior, e ministrou diversas aulas sobre Oftalmologia. Para mais informações sobre sua experiência na área, clique aqui.