Valor lente rígida para ceratocone e quem deve usar?

Dedo segurando lente de contato.

Quando se trata do valor da lente rígida para ceratocone, antes de tomar uma decisão de compra, é importante compreender como elas funcionam e quem deve utilizá-las

Se você está em busca de informações sobre valor lente rígida para ceratocone, é porque, provavelmente, tem ou conhece alguém que tenha esse problema ocular. 

Embora seja possível realizar uma cirurgia de ceratocone, quem tem essa condição também pode utilizar lentes para melhorar a visão e consequentemente a qualidade de vida.

Quando um indivíduo tem ceratocone, quer dizer que a córnea dos seus olhos é projetada para fora do globo ocular. Com isso, ela tem um formato de ”cone”. E, quando existe o diagnóstico dessa condição, a pessoa tem dificuldades para enxergar, o que pode limitá-la a realizar atividades da sua rotina. 

Vale destacar que a enfermidade atinge cerca de 150 mil pessoas no Brasil. Por esse motivo, muitas pessoas têm a curiosidade de saber qual é o valor de lente rígida para ceratocone e como ela funciona. 

Se esse é o seu caso, continue a leitura e saiba mais sobre lentes rígidas para ceratocone! 

Qual o tipo de lente para quem tem ceratocone?

Quem tem esse tipo de problema nos olhos, pode utilizar tanto lentes gelatinosas para ceratocone, quanto lentes de contato rígidas. Essas lentes podem ser:

Esféricas

As lentes rígidas esféricas são ideais para casos iniciais de ceratocone. Isso porque elas possuem uma estrutura com curvatura interna uniforme. Ou seja, elas não têm variações no centro ou nas laterais. 

Quando a doença tem um grau de avanço menor, o paciente não precisa de uma lente com estabilização mais intensa. 

Asféricas

No caso das lentes rígidas asféricas, elas possuem uma curvatura central maior que as esféricas. Porém, não existe diferença quando se trata das dimensões das laterais da lente. 

Portanto, esse tipo de lente é indicado para quem já tem um grau maior de ceratocone. 

Dupla curva

Para quem tem ceratocone em grau mais avançado, é indicado fazer o uso de lentes rígidas de dupla curva. Esse tipo de lente tem as curvaturas muito mais acentuadas, tanto na área central quanto nas suas laterais. 

Lentes esclerais

As lentes esclerais são reconhecidas por serem uma grande revolução quando se trata de lentes de contato. Esse tipo de lente se apoia na esclera — parte branca do olho — ao invés da córnea. 

As lentes esclerais possuem essa característica porque são muito maiores do que os outros tipos de lentes rígidas para ceratocone. Com isso, elas são mais confortáveis que as opções tradicionais. 

Vale deixar claro que somente um oftalmologista, especialista em lentes de contato, poderá indicar a melhor opção para você.

Valores da lente rígida para ceratocone 

O preço das lentes rígidas para ceratocone podem variar muito de acordo com o modelo escolhido. Para escolher a sua lente, primeiramente, o médico oftalmologista precisará fazer uma avaliação do seu caso. 

Portanto, você precisará fazer alguns exames para que o seu grau de avanço de ceratocone seja identificado. Feito isso, com o seu caso identificado, o oftalmologista indicará ou não o uso da lente, e qual a melhor opção para você. 

Além disso, o preço da lente de ceratocone também pode ser muito diferente de acordo com a sua localização e local que optar por comprá-la. 

No entanto, em média, o par de lentes pode custar entre R$ 3.000 e R$6.000 — para casos mais avançados —, incluindo exames para identificar o grau do problema ocular, a lente e as instruções para colocá-la e retirá-la. 

Porém, é possível encontrar clínicas com valores mais acessíveis que oferecem a possibilidade do parcelamento em cartão de crédito. 

Quem deve e pode usar 

Pessoas com diferentes graus de avanço da ceratocone podem utilizar lentes rígidas de contato. Embora alguns usuários de lentes prefiram utilizar as opções gelatinosas, em casos de altos graus de ceratocone, é recomendado utilizar as opções rígidas. 

Com o uso das lentes rígidas, a superfície da córnea pode ser regularizada, melhorando a visão. Vale destacar que elas não curam a ceratocone. Inclusive, até hoje, não existe uma cura para essa condição ocular. O método indicado para fazer a estabilização do problema é o crosslinking de córnea — tratamento cirúrgico. 

Para certos casos de miopia e astigmatismo, o uso de lentes rígidas apropriadas para essas necessidades também é indicado. 

Cuidados com a lente e durabilidade 

Quando o assunto é valor lente rígida para ceratocone, tem uma questão muito importante que você deve considerar: os cuidados com a lente. 

A primeira coisa que você precisa saber é que qualquer tipo de lente precisa de cuidados adequados e, ao utilizá-las, é importante fazer acompanhamento oftalmológico. Somente dessa maneira é possível saber que você está utilizando as lentes de maneira correta. 

Aqui estão algumas recomendações de cuidados com lentes rígidas: 

  • Não durma com as lentes;
  • Não tome banho com elas — isso inclui chuveiro, piscina, mar, etc.;
  • Lave bem as mãos antes de manuseá-las;
  • Faça a higienização das lentes com uma solução de limpeza própria para lentes rígidas;
  • Coloque as lentes antes de se maquiar;
  • Respeito o prazo de validade. 

Hoje em dia, as lentes rígidas são muito mais confortáveis do que eram antes. No entanto, para garantir que elas ofereçam um bom resultado, é fundamental tomar os devidos cuidados ao utilizá-las. 

Quanto tempo dura lente de ceratocone?

O tempo de duração da lente de ceratocone pode variar muito de acordo com o seu modelo e fabricante. Porém, em geral, quando bem cuidadas, o tempo de durabilidade de uma lente rígida de gás-permeável, por exemplo, é de 2 anos. 

Importância de um acompanhamento profissional 

Agora que você sabe mais sobre valor lente rígida para ceratocone, é muito importante compreender que somente um médico oftalmologista pode indicar que elas sejam utilizadas. 

Além disso, é necessário fazer um acompanhamento profissional para saber se elas estão sendo utilizadas corretamente. Assim, é possível que o médico avalie se é necessário trocar a lente e até mesmo aconselhar o paciente a utilizá-la da maneira ideal. 

A COI é uma Clínica Oftalmológica no Rio de Janeiro composta por uma equipe formada por especialistas. 

Se tem dúvidas se tem ceratocone, ou já recebeu o diagnóstico dessa condição ocular, entre em contato com a COI para fazer o seu acompanhamento profissional. 

Se quiser ter acesso a mais conteúdos sobre saúde dos olhos e oftalmologia no geral, confira mais publicações do blog da COI!  

Dr. Mario Filippo

Dr. Mario Filippo

Graduado em Medicina pela Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ. Durante sua vida acadêmica, participou de dezenas de congressos e simpósios, no Brasil e no exterior, e ministrou diversas aulas sobre Oftalmologia. Para mais informações sobre sua experiência na área, clique aqui.

Comentários