Oftalmologista Pediátrico, essencial à saúde ocular do seu pequeno(a)

voce sabe o que é oftalmopediatria?

A oftalmopediatria é uma subespecialidade com foco em cuidar da saúde ocular das crianças

Oftalmologista pediátrico ou oftalmopediatria, você já ouviu falar? Essa subespecialidade da oftalmologia foca nas crianças e nas doenças oculares específicas dessa faixa etária, oferecendo um tratamento mais completo e eficaz aos pequenos.

Quer aprender mais sobre essa área e as doenças tratadas pelos oftalmopediatras? Confira tudo aqui no nosso post!

O que é a oftalmopediatria?

A oftalmopediatria é uma subespecialidade médica que trata as doenças oftalmológicas das crianças e dos adolescentes, desde problemas de refração a malformações congênitas.

Como se tornar um oftalmologista pediátrico?

Para ser um oftalmopediatra o médico precisa realizar 3 anos de residência em oftalmologia e, então, se subespecializar em oftalmopediatria, o que leva mais 2 anos de estudo.

Após essa formação, ele está capacitado para tratar qualquer doença ocular que afete os jovens pacientes desde o nascimento até o final da adolescência.

Quais doenças são tratadas pelo oftalmologista pediátrico?

A estimativa é que 1 em cada 3 crianças em idade escolar possua alguma alteração ocular, o que garante um público extenso a esses profissionais. As doenças mais comuns são:

  • Erros de refração

Os famosos “problemas de vista” — miopia, hipermetropia e astigmatismo — também podem surgir na infância, prejudicando o desenvolvimento da criança.

  • Glaucoma congênito

O glaucoma congênito provoca lacrimejamento, fotofobia — aversão à luz e ambientes iluminados — e aumento do tamanho dos olhos. Pode evoluir para a cegueira se não for tratado.

  • Catarata congênita

A catarata congênita provoca o surgimento de uma mancha branca no cristalino, a lente do olho, e impede a formação de imagens nítidas na retina. É a causa mais comum de cegueira tratável em crianças.

  • Ambliopia

A ambliopia se caracteriza por uma alteração na visão de um olho, que faz com que o corpo aprenda a enxergar apenas com o outro olho. Costuma estar associada a graves erros de refração, estrabismo ou outras alterações oculares.

  • Estrabismo

Pacientes estrábicos — comumente chamados de vesgos — apresentam desvio de um dos olhos, provocando um olhar torto que gera prejuízo estético, social e funcional.

  • Retinoblastoma

É o câncer ocular mais comum em crianças, sendo diagnosticado em média aos 18 meses de idade. Pode ser completamente curado quando diagnosticado e tratado precocemente.

Quando levar a criança a um oftalmopediatra?

Após o nascimento, é necessário que o bebê faça o teste do olhinho em busca de alterações no reflexo pupilar associadas a algumas doenças oculares.

Esse teste pode ser realizado pelo médico generalista ou pelo pediatra, mas caso alguma alteração seja encontrada, é importante que a criança passe por uma avaliação oftalmológica completa que só o oftalmologista pediátrico é capaz de realizar.

Da mesma forma, outras alterações oculares como o estrabismo e os erros de refração também necessitam de um acompanhamento regular com o especialista.

Assim, a qualquer sinal de alguma doença ocular, a consulta com o oftalmologista pediátrico é essencial.

Como é feita a avaliação oftalmológica das crianças?

Muitas alterações podem ser diagnosticadas apenas com a observação do comportamento da criança.

Os bebês, por exemplo, devem ser capazes de identificar e pegar um objeto, acompanhar com o olhar a movimentação de pessoas a seu redor e reagir a mudanças na iluminação do ambiente.

Por volta de 1 ou 2 anos de idade, já dá para ver como a criança anda, se ela tropeça muito, se bate em objetos espalhados pelo ambiente ou se consegue desviar deles.

A partir dos 4 anos de idade, a criança já poderá ler letras e números e realizar um teste de visão mais tradicional, descrevendo imagens e identificando cores.

Apesar dessa avaliação observacional, se o médico achar necessário realizar um exame de fundo de olho em crianças muito pequenas, pode ser necessário sedá-la dentro da sala de cirurgia.

Por que a oftalmopediatria é tão importante?

As doenças oculares em crianças costumam ser tratáveis quando identificadas cedo, mas se os pais demoram a perceber as alterações oculares e a levar a criança ao médico, o caso pode atrapalhar o rendimento escolar, prejudicar a vida social da criança e até evoluir para a cegueira.

E então, nosso post esclareceu suas dúvidas sobre a oftalmopediatria?

Continue bem informado. Assine nossa newsletter e receba os conteúdos com exclusividade na sua caixa de entrada!

E não esqueça de visitar o seu oftalmologista de confiança regularmente!

Isabel Garcia

Isabel Garcia

Graduada em Medicina pela Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ. Durante sua vida acadêmica, participou de dezenas de congressos e simpósios, no Brasil e no exterior, e ministrou diversas aulas sobre Oftalmologia. Para mais informações sobre sua experiência na área, clique aqui.

Comentários