Qual a diferença entre miopia e astigmatismo

Mão segurando óculos de grau, fundo embaçado

A diferença entre miopia e astigmatismo é uma das dúvidas mais comuns quando se trata de doenças oculares. Saiba quais sinais você deve observar

Os nossos olhos são únicos. Isso quer dizer que os olhos têm formatos e tamanhos individuais. Por esse motivo, existe uma dúvida muito comum relacionada ao assunto: “Qual a diferença entre miopia e astigmatismo, e como saber qual tenho?”

Embora os olhos tenham características diferentes, a maioria deles possuem muito em comum. Afinal, eles têm características necessárias para que ocorra o funcionamento da visão e da saúde ocular. 

Porém, algumas dessas diferenças podem alterar a forma como nossos olhos funcionam. Quando uma pessoa tem miopia ou astigmatismo, que dizer que ela tem olhos com condições que afetam a sua visão. 

Essas doenças podem ser detectadas a partir da realização de exames oftalmológicos, que devem ser solicitados por um médico oftalmologista. Continue a leitura para saber mais sobre o assunto e saber como identificar se você tem miopia ou astigmatismo! 

Como saber se você tem miopia ou astigmatismo

“Como saber se tenho miopia ou astigmatismo?” é definitivamente uma preocupação que atinge muitas pessoas. Afinal, o aumento de casos de miopia, por exemplo, é algo que preocupa a OMS (Organização Mundial de Saúde)

Então, se você desconfia que pode ter uma das condições, a primeira coisa que precisa saber é que deve marcar consulta com um oftalmologista. Essa é a maneira correta e definitiva de saber se você tem algum problema de visão, incluindo a miopia e o astigmatismo. 

Vale destacar que quando uma doença ocular é detectada precocemente, um oftalmologista pode te ajudar a gerenciar ou melhorar a sua visão. Existem diversas opções de indicações para corrigir condições nos olhos, como o uso de óculos, lentes de contato e até mesmo cirurgia refrativa a laser

No entanto, somente com a ajuda de um especialista é possível identificar possíveis condições nos olhos e qual é o tratamento mais adequado para cada uma delas. 

Como começa a miopia?

A miopia acontece quando a córnea — tecido translúcido localizado na superfície do olho — é curvada demais ou quando o olho é mais longo do que o normal. 

A córnea é responsável por proteger a visão de ameaças externas. Além disso, funciona como uma lente que deixa a luz entrar nos olhos. Quando um paciente tem miopia, a luz é focalizada na frente da retina, provocando uma visão borrada para objetos que estão distantes. 

Como começa o astigmatismo?

Já o astigmatismo ocorre quando a lente ou a córnea não é simétrica. O paciente diagnosticado com esse problema, tem a visão distorcida, tanto para enxergar objetos de longe quanto de perto.

Geralmente, o astigmatismo está associado a outros tipos de problemas de refração, como a hipermetropia e a própria miopia. 

5 principais sinais de miopia e astigmatismo 

Se você chegou até este conteúdo e está se perguntando “Qual a diferença entre miopia e astigmatismo, e como saber qual tenho?”, pode ser que já tenha observado alguns sinais de alerta relacionados a sua visão.

Como já citamos, quem tem miopia tem a visão embaçada para enxergar objetos de longe. Já no caso do astigmatismo, tanto objetos próximos quanto distantes podem ser “distorcidos”. 

Além dos sintomas citados acima, outros sinais que podem indicar a presença das condições são: 

1. Dores de cabeça

2. Fadiga ocular

3. Irritação ocular

4. Dificuldade com visão noturna

5. Apertar os olhos — para focar a visão

Caso tenha observado a presença de alguns desses sinais, é importante procurar um oftalmologista quanto antes. 

Qual a diferença entre miopia e astigmatismo

Miopia e astigmatismo têm muitas semelhanças. Afinal, ambos são erros de refração — quando a luz não chega de maneira nítida à retina. Porém, embora as duas condições possam afetar a visão, estamos falando de problemas de visão diferentes.

É comum que as pessoas tenham dúvidas se “miopia é perto ou longe” ou se ”astigmatismo é perto ou longe”. 

A grande questão é que essas são condições que atingem uma grande quantidade de pessoas e é importante compreender quais são as suas diferenças. Confira a seguir um resumo com os principais aspectos de cada problema refrativo. 

Formato

A miopia acontece quando todo o globo ocular é muito longo ou a córnea é muito curvada. O astigmatismo é quando a lente do olho ou a córnea é irregular, ou cilíndrica.

Problemas na visão

Ambos problemas de refração podem provocar visão de longe embaçada. No entanto, o astigmatismo também pode gerar visão de perto “borrada”. 

Raridade

O astigmatismo é o tipo mais comum de problema refrativo. Porém, essa condição geralmente acontece de forma menor, podendo até mesmo não apresentar sintomas. 

Já a miopia, embora não seja tão comum quanto o astigmatismo, pode progredir e se tornar uma miopia degenerativa. Geralmente, as alterações na visão decorrentes da miopia acontecem já na infância. 

Gravidade

Ambas condições oculares podem afetar as pessoas de maneiras diferentes, de maneira mais simples ou grave. Porém, a miopia pode incluir riscos maiores para a visão. 

Miopia e astigmatismo juntos 

Sim, algumas pessoas podem ser diagnosticadas com miopia e astigmatismo juntos. Quando isso acontece, geralmente, o indivíduo não consegue enxergar claramente objetos que estão longe e próximos.

No entanto, a dificuldade para enxergar objetos que estão mais distantes é muito maior. Normalmente, essa situação acontece quando a pessoa tem a córnea muito curva ou o globo ocular mais longo do que o comum. 

Miopia e astigmatismo tem cura? 

Agora que já esclarecemos o questionamento “Qual a diferença entre miopia e astigmatismo, e como saber qual tenho?”, é importante também falarmos se essas condições oculares têm cura.

Os dois distúrbios podem ser tratados de diferentes maneiras, como uso de óculos ou lente de contato, que devem ser prescritos de forma individualizada por um oftalmologista. 

Além disso, também pode ser recomendado que o paciente realize um procedimento cirúrgico, como o de cirurgia de miopia, por exemplo. No entanto, cada condição tem suas especificações e somente depois da avaliação médica é possível definir se o paciente deve ou não realizar uma cirurgia. 

Atualmente, o método mais utilizado é chamado de LASIK. Para realizar a cirurgia, primeiro o médico aplicará um colírio anestésico no olho do paciente. Depois disso, um pequeno corte será feito na membrana que envolve a córnea. Assim, será criada uma “tampa”. 

A partir desse momento, o médico utilizará um raio laser que será aplicado sobre o tecido da córnea. Dessa maneira, poderá corrigir a sua curvatura para que a luz forme as imagens corretamente. 

O procedimento costuma durar cerca de 15 minutos, mas a aplicação do laser é muito mais rápida — dura em torno de 30 segundo. 

Resultados e cuidados pós-cirurgia refrativa a laser

Depois do procedimento cirúrgico, quando passar o efeito do anestésico, o paciente deve voltar a enxergar com nitidez. Muitas vezes, não é mais necessário fazer o uso de óculos, mas isso depende muito de cada caso. 

Para obter um bom resultado, é crucial que o paciente siga todas as recomendações feitas pelo médico. Uma delas é não esfregar os olhos e não fazer a prática de exercícios físicos durante 30 dias. 

É importante deixar claro que nem todas as pessoas podem fazer uma cirurgia refrativa. Não é recomendado que indivíduos com a córnea muito fina realizem o procedimento, já que o laser elimina partes do tecido.

Mantendo consultas em dia 

Esperamos que, depois desta leitura, a sua dúvida sobre “Como saber se tenho miopia ou astigmatismo?” tenha sido esclarecida. Entretanto, é extremamente importante que você fale com um médico para descobrir se está tudo certo com a sua visão. 

Caso tenha observado qualquer um dos sinais de miopia e astigmatismo que citamos, procure assim que possível um oftalmologista. Tenha em mente que estamos falando sobre a saúde dos seus olhos, e você precisa cuidar muito bem dela. 

Se você mora no Rio de Janeiro, e está em busca de uma clínica oftalmológica reconhecida no mercado, que tal agendar uma consulta para falar com um dos especialistas da COI

Clique aqui para solicitar o agendamento e descubra como está sua saúde ocular! 

Dr. Ricardo Filippo

Dr. Ricardo Filippo

CRM: 5281096-7 | RQE: 17512. Graduado em Medicina pela Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ. Durante sua vida acadêmica, participou de dezenas de congressos e simpósios, no Brasil e no exterior, e ministrou diversas aulas sobre Oftalmologia. Veja informações sobre sua experiência na área.

Comentários