Site icon Clínica Oftalmológica no Rio de Janeiro

Vitamina para os olhos: Por que uma dieta balanceada é importante para manter a saúde ocular

imagem ampliada de um olho humano de cor azul e verde

A saúde dos olhos é um ponto importante e precisa de atenção para evitar problemas 

Os alimentos são os combustíveis do corpo humano. As vitaminas contidas neles são fundamentais para manter o bom funcionamento do organismo. Se desejamos aumentar  nossa saúde, devemos manter uma boa dieta alimentar. 

Frutas, verduras e legumes são ótimas fontes de vitamina para os olhos.  Esses alimentos previnem  doenças, como a degeneração macular relacionada à idade, glaucoma e até mesmo a catarata. 

Nossos olhos dependem da ingestão de vitaminas para manter seu bom funcionamento. Através delas, o corpo produz antioxidantes capazes de combater os radicais livres que deterioram a vista. Continue a leitura para saber mais sobre o assunto.

O que devo comer para melhorar a visão?

Aprenda mais: Como cuidar dos olhos, 07 dicas para manter a saúde ocular em dias

Já que o assunto é vitamina para os olhos, é importante escolher os alimentos que irão nos proporcionar os nutrientes necessários para a saúde da nossa visão e estrutura ocular.

Uma dieta balanceada significa uma dieta com ampla variedade de alimentos. Uma boa opção é agrupar o cardápio por cores, que indicam a presença de nutrientes em comum. Confira algumas dicas: 

Sabemos que muita gente adoraria que as comidas consideradas “deliciosas”, como os famosos fast-foods, frituras e industrializados, atendessem as propriedades nutricionais necessárias para a manutenção de nossa saúde.

No entanto, a realidade é diferente, e nos confirma diariamente que, para termos uma ingestão suficiente de nutrientes, precisamos estar sempre atentos ao que acrescentamos no nosso cardápio.  Por isso, evite  o consumo de açúcares, farinha branca e gordura.

Experimente criar cardápios mais coloridos  e use a criatividade para preparar receitas ricas em vitamina para os olhos. Lembre-se de manter a consulta regular com seu oftalmologista e apostar cada vez mais em hábitos saudáveis. 

 

Sair da versão mobile