Saiba a importância de entender o astigmatismo infantil

Rosto de menina sorrindo de boca fechada usando óculos de grau cor de rosa

Pode ser um esforço maior para focar a visão, pode ser uma reclamação frequente de dor de cabeça. O fato é que as crianças também podem desenvolver condições que precisam ser acompanhadas pelo oftalmologista, como o astigmatismo infantil.

É muito comum que os adultos percebam, em algum momento, que a criança parece ter dificuldade para enxergar, ou que a própria criança reclame de certa dificuldade.

Nesses casos, é importante procurar um oftalmologista para entender se a criança tem algum problema de visão, como erros refrativos, também conhecidos como miopia e astigmatismo infantil

Você já ouviu falar de astigmatismo em crianças? Sabe como ele pode ser identificado e tratado? Pois continue lendo que preparamos um material para esclarecer isso.

O que é astigmatismo infantil?

Quando os olhos recebem raios de luz, é preciso que eles se foquem na retina para que isso se transforme na visão como a conhecemos. Acontecendo isso, a pessoa enxerga de forma nítida e sem dificuldade.

Por outro lado, quando se tem astigmatismo, a luz acaba se dividindo entre dois pontos em vez de um só. Outro problema é que esses pontos ficam em uma área fora da retina, o que faz com que não se enxergue nitidamente.

Saiba mais: Astigmatismo: quais os sintomas, causas e tratamentos

É normal criança ter astigmatismo?

É claro que o diagnóstico de astigmatismo pode assustar um pouco os pais, mas a verdade é que muitas crianças têm esse problema de visão. Trata-se de uma condição bem comum em uma clínica de oftalmologia e, sendo assim, não há motivo para que os adultos fiquem apavorados.

O mais importante, quando se descobre o astigmatismo infantil, é que se procure por um especialista o mais rápido possível para que alternativas possam ser estudadas.

No entanto, as crianças que têm astigmatismo conseguem ter uma vida com muita qualidade, desde que usem óculos de grau, ou em casos selecionados, ou após certa idade, lentes de contato.

Após os 18 anos, também é possível fazer uma cirurgia refrativa para correção do problema. Mas aí já não podemos mais considerá-las crianças.

Quais são as causas do astigmatismo infantil?

Uma dúvida comum dos pais é o que faz com que uma criança tenha astigmatismo, mas é bem difícil para os oftalmologistas especificar uma causa em específico.

Contudo, é comum que o astigmatismo infantil apareça depois de essa criança ter feito alguma cirurgia nos olhos ou até depois de uma pancada, como no caso de um acidente.

Apesar dessas possibilidades, a verdade é que esse problema de visão tem íntima relação com a genética familiar. Sendo assim, pais que têm astigmatismo têm maiores chances de transmiti-lo aos seus filhos.

Como identificar os sintomas do astigmatismo infantil?

É fundamental que as crianças que têm qualquer suspeita de astigmatismo sejam levadas ao oftalmologista para os devidos exames oftalmológicos, que serão capazes de diagnosticar corretamente.

Saiba mais: Como fazer teste de astigmatismo e quando ele é indicado

Mas há alguns sintomas que as crianças com astigmatismo apresentam, mesmo antes do diagnóstico do médico, e que deve-se ficar atento, como:

1. Apertar os olhos

É comum que as crianças com astigmatismo apertem os olhos, quase fechando-os, na tentativa de enxergar algo mais nítido. É como se elas quisessem que seus olhos focassem mais e pressionam os olhos para conseguir isso.

2. Colocar os objetos muito perto dos olhos

Pode ser um brinquedo, ou um livro, não importa. A intenção é enxergar com mais nitidez e é comum que as crianças até tentem encostar o rosto na televisão ou no celular para enxergar melhor. 

3. Olhos sensíveis à claridade

Normalmente, as crianças que têm astigmatismo infantil não se sentem confortáveis em ambientes claros demais, precisando cobrir os olhos.

Como tratar astigmatismo infantil? 

Existem dois tipos de tratamento para esse problema de visão tão comum nos pequenos e o primeiro é a lente corretiva. Nesse caso, as crianças usam óculos que tenham lentes especificamente feitas para correção do astigmatismo.

Contudo, é claro que a correção desse problema está condicionada à criança usar os óculos com disciplina, da forma que o oftalmologista orientou.

A segunda forma de tratamento é a cirurgia refrativa, um procedimento bem simples, porém, como já dito anteriormente, somente possível após os 18 anos, quando a pessoa já não é considerada mais criança.

Leia também: Cirurgia para astigmatismo: como funciona e quais os valores?

Quando é importante levar a criança ao oftalmologista

Os especialistas recomendam que a criança seja levada ao oftalmologista, assim fizer um ano, para que se verifique se ele está enxergando da forma esperada, além dos exames como teste do olhinho em bebês.

No entanto, sempre que os responsáveis pela criança perceberem que ela está demonstrando esforço para enxergar, que ela quer ficar perto demais das telas ou dos brinquedos e que ela aperta os olhos, é o momento de ir a uma consulta.

Como prevenir o astigmatismo infantil?

É claro que muitos responsáveis que recebem a notícia de que a criança tem astigmatismo infantil passam a questionar se poderiam ter prevenido essa situação.

Considerando que uma das causas desse problema de visão pode ser um trauma, é recomendado que se tome o máximo de cuidado para que a criança não bata os olhos, por exemplo.

Todavia, o mais usual é que se trate de algo genético e, sendo assim, não há forma de evitar, ainda mais quando há parentes próximos com essa condição.

Em que idade o astigmatismo estabiliza?

Depois dos 18 anos, é pouco comum que o astigmatismo avance, ou seja, a pessoa que optou pelos óculos e acompanhamento regular com oftalmologista, deixa de precisar mudar de grau frequentemente.

Antes disso, a recomendação é ir ao oftalmologista anualmente para averiguar se o grau da lente corretora aumentou e fazer a sua substituição.

O astigmatismo infantil é uma condição encontrada em diversas crianças e que pode ser corrigida com uso de óculos ou com lentes de contato em casos específicos. 

Quando se tem astigmatismo, a luz recebida pelos olhos acaba não focando dentro da retina, sendo o que causa a dificuldade para enxergar com nitidez.

É muito importante que se leve a criança com suspeita de astigmatismo infantil ao oftalmologista para ser feita uma avaliação e definir como essa condição será tratada.

Acesse o site da COI Oftalmologia e agende uma consulta agora mesmo!

Dr. Ricardo Filippo

Dr. Ricardo Filippo

CRM: 5281096-7 | RQE: 17512. Graduado em Medicina pela Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ. Durante sua vida acadêmica, participou de dezenas de congressos e simpósios, no Brasil e no exterior, e ministrou diversas aulas sobre Oftalmologia. Veja informações sobre sua experiência na área

Comentários