Cirurgia para astigmatismo: como funciona e quais os valores?

Mulher segurando óculos de grau preto bem a frente de seu corpo. Foco no óculos e fundo com a mulher embaçado.

Conheça algumas questões importantes sobre a cirurgia para astigmatismo e entenda as opções que o seu médico pode te recomendar

O astigmatismo é um problema de visão muito comum que pode fazer com que as coisas pareçam embaçadas ou distorcidas. Para pacientes com essa condição ocular, alguns médicos recomendam a cirurgia para astigmatismo.

Essa condição ocorre quando a córnea ou a lente do olho não é curvada de maneira uniforme. Isso faz com que a pessoa com esse problema de visão precise utilizar óculos ou lentes de contato. 

No entanto, em alguns casos, pode ser que o oftalmologista recomende a realização de um procedimento cirúrgico para tentar resolver o problema. Ao fazer isso, o médico pode indicar diferentes tipos de técnicas para a realização da cirurgia de astigmatismo, de acordo com a condição do paciente. 

Neste artigo, falaremos um pouco mais sobre a cirurgia para astigmatismo, incluindo como ela funciona, quais são os cuidados no pré e pós-operatório, a média de valores e muito mais! Continue a leitura e confira! 

Quem tem astigmatismo pode operar?

Sim, quem tem astigmatismo pode operar. No entanto, embora exista a possibilidade da cura do astigmatismo com um procedimento cirúrgico, somente um médico realmente pode indicar que isso seja feito. 

Portanto, é fundamental passar com um oftalmologista antes de decidir realizar a cirurgia. Assim, ele poderá fazer os exames oftalmológicos necessários para saber se a córnea tem a espessura adequada para passar pela cirurgia e assim por diante. 

Logo, quando se trata de cirurgia de astigmatismo e miopia, é essencial que primeiro ocorra a avaliação de um profissional para avaliar as necessidades do paciente. 

Como funciona a cirurgia para astigmatismo 

Um dos problemas mais comuns de visão, definitivamente, é o astigmatismo. A condição atinge cerca de 60% dos brasileiros — número superior à média mundial. 

Os olhos que sofrem com esse problema ocular não conseguem formar imagens em um único ponto focal na retina — camada interna do olho sensível à luz. Com isso, as imagens são formadas em mais de um ponto, o que faz com que elas fiquem com o aspecto de borradas. 

É importante deixar claro que o astigmatismo pode ter diferentes graus de intensidade. Por esse motivo, somente um oftalmologista poderá compreender as necessidades do paciente e indicar o melhor procedimento cirúrgico para ele. 

Quando se trata de cirurgia para astigmatismo, o procedimento pode ser realizado com as diferentes técnicas:

Cirurgia refrativa PRK 

Nesta cirurgia, o cirurgião oftalmológico faz a remoção da camada externa de células da córnea. Em seguida, ele remodela a córnea com um laser. A PRK costuma ser uma boa opção para pessoas que têm olhos secos ou córneas finas. 

Cirurgia refrativa LASIK

Já neste outro caso, o cirurgia remodela a córnea através de uma fina aba que eles fazem em sua superfície. A cirurgia LASIK costuma ser indicada para pacientes que têm córneas grossas o suficiente para passar pelo procedimento. 

Cirurgia refrativa SMILE

A SMILE é mais uma cirurgia a laser, porém, ela tem como objetivo esculpir, abaixo da superfície do olho, um pedaço em forma de disco da córnea. 

Em seguida, o cirurgião remove o disco através de uma pequena incisão feita a laser na córnea. Geralmente, a SMILE é indicada para quem tem miopia ou astigmatismo leve. 

Quanto custa uma cirurgia para correção de astigmatismo?

Agora, pode ser que você esteja se perguntando qual é o preço da cirurgia para astigmatismo. Essa é uma dúvida muito comum, afinal, antes de decidir realmente investir nesse procedimento operatório, é necessário saber quais são os valores envolvidos. 

Assim como qualquer outro tipo de cirurgia, o procedimento para correção de astigmatismo pode variar muito de acordo com alguns fatores, como:

  • Técnica aplicada;
  • Reconhecimento do cirurgião no setor;
  • Localização — Cidade, Estado, etc.;
  • Hospital ou Clínica.

No entanto, a média de preço da cirurgia para astigmatismo costuma variar entre R$2000 e R$6000 por olho. Se você tem plano de saúde, a cirurgia pode sair muito mais barata ou até mesmo não ter custos. 

Pré-operatório 

Como já citamos, para que a cirurgia para correção de astigmatismo seja feita, é necessário ter a avaliação de um oftalmologista — que inclui a realização de exames oftalmológicos. 

Além disso, antes dessa avaliação, pode ser que o oftalmologista solicite a suspensão do uso de lentes de contato. Assim, é possível ter uma medição mais precisa da espessura da córnea. 

Na semana anterior à realização da cirurgia, é importante que o paciente comece a fazer a limpeza dos cílios com shampoo neutro. 

Já no dia antes do procedimento, é necessário evitar o uso de maquiagem e cremes e é importante fazer a limpeza dos olhos. O paciente não precisa fazer jejum, porém, não deve consumir bebidas alcoólicas. 

Pós-operatório 

A cirurgia LASIK é conhecida por apresentar excelentes resultados, sendo que estudos já indicaram que quase 99% dos pacientes operados não precisam mais utilizar óculos. 

Geralmente, a recuperação é rápida, podendo ocorrer em algumas horas ou, no máximo, depois de alguns dias depois da cirurgia — o tempo de recuperação varia de acordo com a complexidade de cada caso. 

O período pós-operatório não costuma ser desconfortável, sendo que o principal sintoma é ter olhos secos. No entanto, isso pode ser resolvido com a aplicação de colírios. 

Após realizar a cirurgia, normalmente, o paciente pode retomar as atividades profissionais no dia seguinte. A prática de exercícios físicos também pode ser retomada um dia depois da cirurgia. 

Porém, é muito importante seguir todas as recomendações do cirurgião. Caso ele indique outros cuidados no pós-operatório, é essencial segui-los para ter uma boa recuperação. 

Cuidados e riscos

Assim como qualquer outro tipo de cirurgia oftalmológica — ou qualquer outro procedimento cirúrgico —, a operação do astigmatismo também tem suas recomendações de cuidados e seus riscos. 

O cirurgião oftalmológico recomenda os cuidados necessários, que envolvem, por exemplo, o uso de óculos de sol durante alguns dias devido à sensibilidade à luz. Já os riscos da cirurgia para astigmatismo envolvem: 

  • Efeitos colaterais: como sensibilidade à luz, um pouco de dor, sensação de areia nos olhos e assim por diante.
  • Olhos secos: após a operação, é comum que o paciente tenha olhos secos por alguns dias ou meses.
  • Necessidade de realizar novamente a cirurgia: pessoas com alto grau de astigmatismo podem precisar realizar novamente o procedimento cirúrgico, caso o médico recomende que isso seja feito.
  • Deslocamento do Retalho Corneano: no caso da cirurgia LASIK, um retalho é criado na córnea. Esse retalho cicatriza sozinho, mas não é fixo. Existe uma pequena chance de que ele possa se deslocar devido a trauma físico ou após anos da realização da cirurgia. 

Quem pode passar pela cirurgia? 

A cirurgia refrativa a laser pode corrigir graus mais baixos e mais altos de astigmatismo. No entanto, a realização do procedimento depende de diversos fatores. Por exemplo, o oftalmologista deve analisar a curvatura e a espessura corneana antes da cirurgia. 

No caso de hipermetropia e astigmatismo, o procedimento cirúrgico é indicado para quem tem até seis graus da condição. 

Além disso, a cirurgia para correção de astigmatismo é indicada a partir de 18 anos. Isso porque é a partir dessa idade que costuma acontecer a estabilização do grau. Em alguns casos, os oftalmologistas recomendam esperar até ter 21 anos. 

Quando procurar um médico?

Se você tem interesse em realizar a cirurgia de miopia ou de astigmatismo, deve conversar com o seu médico oftalmologista. Assim, ele poderá explicar melhor como funciona o procedimento cirúrgico e indicar a melhor opção para a sua necessidade. 

Vale dizer que devemos passar com um oftalmologista pelo menos uma vez por ano para conferir como está a nossa saúde ocular

Caso ainda não use óculos e não tenha recebido o diagnóstico de um médico, mas sinta incomodo na sua visão, é importante procurar um oftalmologista quanto antes. 

A COI é uma Clínica Oftalmológica localizada no Rio de Janeiro, que conta com uma equipe formada por médicos confiáveis, que se preocupam com a saúde dos olhos de seus pacientes. 

Se você deseja saber mais sobre a cirurgia para astigmatismo, clique aqui para acessar o site da COI e agendar a sua consulta com um de nossos especialistas! 

Dr. Ricardo Filippo

Dr. Ricardo Filippo

CRM: 5281096-7 | RQE: 17512. Graduado em Medicina pela Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ. Durante sua vida acadêmica, participou de dezenas de congressos e simpósios, no Brasil e no exterior, e ministrou diversas aulas sobre Oftalmologia. Veja informações sobre sua experiência na área.

Comentários