Miopia em crianças: conheça os sinais e tratamento

Menino de óculos segurando bola de basquete sentado em uma arquibancada de madeira

A miopia em crianças tem como principal sintoma a visão turva ao olhar para objetos que estão distantes. Entenda!

A miopia é uma doença que atinge muitos adultos. Porém, os casos de miopia em crianças também vêm se tornando cada vez maiores nos últimos anos.

Segundo a Secretaria Municipal da Saúde, um dos principais motivos para existir cada vez mais pacientes míopes é o uso excessivo de aparelhos eletrônicos. Inclusive, a Secretaria emitiu um alerta para um aumento de 134% de casos de miopia entre crianças e adolescentes que vivem na cidade de São Paulo.

A exposição a telas de eletrônicos é algo que vem aumentando nos últimos anos. Porém, devido à pandemia de Covid-19, esse hábito se tornou muito maior, com as crianças e adolescentes passando mais tempo em casa devido ao isolamento social. Ainda, com as aulas online, os pequenos tiveram que passar mais tempo usando as telas.

Dito isso, neste artigo, falaremos sobre o que é miopia, quais são seus principais sinais e como tratar essa doença ocular. Continue a leitura e confira!

O que é miopia?

De maneira simplificada, a miopia é uma doença refrativa (erro de refração) que provoca visão embaçada ao tentar enxergar a longa distância. Ela pode surgir e se desenvolver tanto em adultos quanto em crianças.

Se o seu filho sofre de miopia, ou se você desconfia que ele está com esse problema de visão, isso quer dizer que ele pode enxergar bem os objetos que estão perto dele. Porém, as imagens que estão à distância podem ser vistas de forma embaçada. 

Quando alguém tem miopia, ou seja, é míope, quer dizer que a imagem vista pelo seu olho é focada antes de atingir a retina. Logo, isso faz com que a imagem fique fora de foco e tenha a aparência borrada.

Saiba mais: O que é miopia: diagnóstico e tratamento

Sintomas de miopia infantil

Os sintomas de miopia infantil surgem quando as crianças não conseguem enxergar com clareza. Com isso, elas tentam clarear a visão piscando e semicerrando os olhos.

Além disso, elas também costumam se aproximar dos objetos para enxergar melhor. Os seguintes sintomas podem te ajudar a identificar se o seu filho tem ou não esse problema na visão.

1. Apertar os olhos ao olhar para longe

Apertar os olhos ajuda a clarear temporariamente a visão, criando um “efeito de orifício”. Um orifício pode obstruir alguns dos raios de luz dispersos que atingem a retina.

Isso ajuda a melhorar a clareza do objeto que está sendo visualizado. Quando uma criança semicerra os olhos, as pálpebras se fecham e estreitam a entrada da pupila.

Isso imita o efeito de um orifício em um pequeno grau. Desta forma, uma criança pode clarear brevemente a visão embaçada à distância.

2. Esfregar os olhos

Esfregar os olhos é uma resposta comum ao cansaço visual e à fadiga. Não está claro por que os indivíduos formam esse hábito. É possível que a pressão física de esfregar os olhos possa fazer com que algumas lágrimas sejam liberadas no olho.

Isso pode aliviar temporariamente a coceira nos olhos, a secura ou proporcionar um breve momento de visão mais clara.

Independentemente disso, observe se a criança esfrega os olhos com frequência. Deixe-a saber que ela deve tentar parar. Esfregar os olhos pode transferir bactérias e vírus para os olhos. Além disso, também pode aumentar o risco de danos a longo prazo.

3. Piscar excessivamente para clarear a visão à distância

Os adultos piscam cerca de 13.500 vezes por dia. As crianças piscam com menos frequência, mas piscar desempenha um papel importante na manutenção da visão clara para crianças e adultos.

As crianças podem piscar excessivamente em um esforço para clarear sua visão. Quando você pisca, as lágrimas se espalham na córnea para fornecer hidratação e nutrientes e para remover os detritos. Essas lágrimas também criam uma superfície lisa para os raios de luz quando entram no olho.

Piscar com frequência para clarear a visão é uma resposta natural ao desfoque. Isso ajuda a manter um “filme lacrimal” estável, o que é importante para uma boa acuidade visual.

4. Sentar muito perto da TV

A miopia causa desfoque à distância. Se as crianças tiverem miopia leve, elas podem ter visão embaçada enquanto assistem à TV ou olham para o outro lado da sala. Para compensar isso, as crianças começarão a se sentar cada vez mais perto da televisão.

Se você descobrir que seu filho está sentado no chão a meio metro de distância da tela da TV, pergunte se ele se mudou para lá porque estava embaçado ao sentar-se mais longe.

5. Segurar livros e tablets perto do rosto

Se uma criança for extremamente míope, ela descobrirá que segurar um livro ou tablet a uma distância de visualização normal é muito longe e causa desfoque.

Dependendo do grau de miopia, a criança segurará o material de leitura muito próximo ao rosto para poder vê-lo com clareza.

Hoje em dia, o uso de tablets é muito comum tanto na escola quanto em casa. Da próxima vez que seu filho estiver usando o tablet para fazer a lição de casa ou jogar, observe se ele precisa segurá-lo muito perto para enxergar claramente.

6. Falta de consciência dos objetos à distância

Se você notar que seu filho parece não perceber objetos ou pessoas à distância, pode ser que ele não consiga enxergar claramente de longe. Como resultado, eles podem ter começado a ignorar coisas fora do alcance de visão clara.

Quando estiver em um playground ou evento esportivo, converse com seu filho sobre as coisas que acontecem à distância e veja como ele reage. Ele consegue ver o cachorro perseguindo a bola pelo parque? Ele pode ler a placa do outro lado da rua?

7. Cobrir um dos olhos

Quando há uma grande diferença na prescrição entre dois olhos é chamada de anisometropia. Algumas crianças com miopia podem ter significativamente mais miopia em um olho do que no outro olho.

Os cientistas descobriram que em crianças com miopia e anisometropia, o olho dominante geralmente é mais míope.

Se a diferença entre os olhos for muito grande, pode fazer com que o cérebro perceba a imagem de cada olho como um tamanho diferente. Isso pode causar fadiga ocular, tontura e desorientação. Para evitar esses sintomas, a criança pode tentar bloquear a imagem de um olho, cobrindo-o.

8. Queixar que os olhos estão cansados

Desconforto ocular pode ser um sintoma de miopia não corrigida. Uma criança pode expressar que tem fadiga ocular dizendo que seus “olhos doem” ou que sente dor e pressão ao redor dos olhos.

As crianças com miopia não corrigida podem queixar-se de:

  • Dor ocular;
  • Olhos irritados, secos e ardentes;
  • Visão embaçada ou dupla;
  • Cansaço;
  • Incapacidade de se concentrar.

Ouça as queixas de seu filho e observe quando elas estão ocorrendo. Preste atenção se suas queixas aumentam após uma atividade que exija visão clara à distância.

9. Dores de cabeça

Se seu filho se queixa de dores de cabeça frequentes, primeiro é importante descartar outras causas. Se nenhum puder ser discernido, a miopia não corrigida pode ser a culpada.

Seu filho pode sentir uma pressão na cabeça, muitas vezes sentida como uma dor constante ou latejante. Dores de cabeça causadas por fadiga ocular às vezes podem parecer uma dor na frente da cabeça.

Sinais adicionais de que uma dor de cabeça pode ser resultado de problemas de visão, são:

  • Fica pior com o passar do dia;
  • Ocorre diariamente;
  • É crônico;
  • É de gravidade moderada.

10. Sentir dificuldades em sala de aula

É importante observar os sinais que mostram que a criança pode ter miopia. Igualmente importante é acompanhar as mudanças no desempenho e nas atividades escolares de seu filho.

Se a criança está tendo dificuldades na escola, pode ser devido à incapacidade de ver claramente a frente da sala de aula. A luta dela para compreender novos conceitos e habilidades pode estar ligada à incapacidade de ver o que o professor está explicando na frente da sala de aula.

11. Dificuldade com os esportes

Dificuldade em ver claramente a bola ou os companheiros de equipe pode ser demais para uma criança, mesmo uma com potencial atlético. Observe se seu filho sempre se destacou nos esportes, mas parece estar lutando ultimamente ou começou a evitar esportes completamente.

Pode ser difícil para as crianças, especialmente as mais novas, expressar e compreender a causa ou dificuldade com uma atividade. Eles podem se sentir envergonhados ou sobrecarregados.

Portanto, se ofereça para praticar um esporte com eles se eles estiverem relutantes em entrar para um time. Observe o quão bem eles veem a bola e seus arredores.

Se seu filho realmente tem miopia, informe ao oftalmologista que ele participa de esportes. Existem muitos estilos de óculos esportivos com materiais duráveis ​​e seguros que permitirão que eles voltem a praticar esportes.

Leia também: Como identificar os sintomas de miopia

O que causa a miopia infantil?

Existem diversas dúvidas relacionadas à miopia em crianças. Por exemplo, algumas pessoas podem se perguntar se é possível desenvolver miopia em bebê de 2 anos. E a miopia aos 4 anos?

Bem, a miopia infantil pode, sim, afetar bebês. Por esse motivo, é importante ter muita atenção aos sinais que a criança apresenta e que indicam algum problema na visão.

Além disso, é essencial sempre procurar um médico oftalmologista para fazer um acompanhamento da saúde dos olhos, isso é importante tanto para crianças, quanto para adultos.

Porém, também é importante compreender quais são as possíveis causas para existir a miopia em crianças.

À medida que mais e mais se aprende sobre essa doença refrativa, as seguintes causas foram descritas como razões potenciais pelas quais as crianças podem desenvolver miopia.

O olho está crescendo muito rápido

A miopia de início na infância é mais comumente causada pelos olhos crescendo muito rapidamente ou crescendo em um momento em que isso não deveria mais acontecer (por volta dos 12 anos).

Vários fatores podem afetar o crescimento dos olhos, desde a genética, passando pelo ambiente até as características individuais.

Genética

Infelizmente, se um dos pais da criança sofre de miopia, é provável que ela sofra da mesma condição.

Muitas atividades oculares

Estudos recentes relacionam a miopia com a realização de muitas atividades oculares. Essas atividades incluem situações como ler livros, colorir ou assistir TV muito perto.

Qual idade estabiliza a miopia?

A estabilização da miopia costuma variar em cada paciente. Porém, geralmente ela se estabiliza entre os 18 e 30 anos.

Entretanto, tenha em mente que de alguns anos para cá, muitas crianças vêm recebendo o diagnóstico desse erro de refração, devido ao uso excessivo de telas, como de tablet, celular e computador.

Como diagnosticar

A maneira mais eficiente de saber se uma criança tem miopia é marcar uma consulta com um oftalmologista. Não importa se o caso é de miopia infantil elevada ou leve. Somente um especialista poderá dar um diagnóstico preciso.

Ao levar a criança em uma consulta com o médico, ela precisará realizar exames oftalmológicos. Com isso, o oftalmologista poderá verificar a saúde geral dos seus olhos.

É importante deixar claro que a miopia é uma condição ocular comum. Portanto, o especialista poderá identificá-la facilmente por meio de exames.

É possível diminuir o grau de miopia?

Outra dúvida muito comum em relação ao assunto é se a miopia infantil tem cura. Esse erro refrativo não tem cura. Porém, existem tratamentos eficazes que ajudam a controlar e melhorar a qualidade de vida de quem vive com o problema.

Quando se trata de miopia infantil, alguns dos tratamentos são ainda mais importantes, já que podem reduzir a progressão da condição ocular e prevenir que as crianças sofram com casos mais graves.

Logo, a miopia não regride naturalmente, diferente do que acontece com outros problemas de visão, como a hipermetropia, que pode ter regressão em pacientes mais jovens.

Tratamentos

Depois que o oftalmologista examinar a criança e determinar um diagnóstico de miopia infantil, ele também indicará qual é o melhor tratamento a ser seguido. Alguns deles são:

Tenha em mente que a miopia não pode ser curada, porém, ela pode ser tratada. Com os tratamentos, a visão da criança pode ser melhorada e ainda é possível evitar que a doença piore.

Isso é muito importante para proteger a saúde ocular para o futuro, mesmo que ainda seja necessário utilizar lentes de contato ou óculos de grau.

Leia também: Tudo sobre cirurgia de miopia: como funciona, indicações e valores

Como evitar e diminuir a progressão da miopia infantil

Para ajudar a evitar e diminuir a progressão da miopia em crianças, é importante:

  • Verificar a visão da criança regularmente;
  • Certificar-se de que a criança siga todas as recomendações mencionadas pelo oftalmologista, incluindo o uso de lentes corretivas, se necessário;
  • Certificar-se de que a criança use óculos de sol com proteção contra radiação UV;
  • Programar pausas regulares para a criança nas atividades oculares – assistir TV, jogar videogame, etc.;
  • Certificar-se de que a criança tenha uma dieta rica em frutas e vegetais;
  • Incentivar que ela brinque ao ar livre.

Agora que você já sabe o que é miopia em crianças, quais são seus sintomas e quais são seus principais tratamentos, que tal agendar uma consulta com um especialista para saber mais sobre esse erro refrativo?

Se você observar sinais de miopia no seu filho, é importante que procure um oftalmologista o mais rápido possível.

A COI é uma Clínica Oftalmológica no Rio de Janeiro que conta com oftalmologistas confiáveis, que estão prontos para fazer o diagnóstico de miopia e de diversas outras doenças oculares.

Acesse o nosso site e solicitar o agendamento de uma consulta!

Dr. Ricardo Filippo

Dr. Ricardo Filippo

CRM: 5281096-7 | RQE: 17512. Graduado em Medicina pela Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ. Durante sua vida acadêmica, participou de dezenas de congressos e simpósios, no Brasil e no exterior, e ministrou diversas aulas sobre Oftalmologia. Veja informações sobre sua experiência na área.

Comentários