Saiba tudo sobre Cirurgia de Estrabismo, como é feita, qual o valor e quando fazer

operação de estrabismo

A cirurgia de estrabismo é realizada em crianças e adultos e tem como objetivo corrigir o desalinhamento ocular.

Você tem ou conhece alguém que tenha estrabismo? Esse problema é mais comum do que se pensa. Dados do Instituto Brasileiro de Geografia Estatística (IBGE) revelam que cerca de 2% a 4% das pessoas no Brasil têm ou já tiveram esse problema.

Uma das formas de corrigir o agravo é por meio da intervenção cirúrgica, mas nem sempre isso será necessário e também não costuma ser a primeira opção.

O estrabismo, ou desalinhamento ocular, é marcado por olhos que não se movem juntos normalmente, o que é causado pelo desequilíbrio da musculatura intraocular. 

Quando os olhos estão funcionando corretamente, os músculos ligados ao olho trabalham juntos para mover os olhos na mesma direção ao mesmo tempo. 

O estrabismo faz com que os músculos funcionem de forma inadequada, deixando os indivíduos incapazes de controlar o movimento dos olhos – especialmente durante os períodos de descanso. 

Especialistas em oftalmologia pediátrica muitas vezes optam pelo tratamento de estrabismo, uma vez que é mais comumente visto em bebês e crianças pequenas, embora crianças mais velhas e adultos também possam desenvolvê-lo.

Dito isso, a cirurgia de estrabismo pode ser realizada em adultos e crianças e tem tanto a função estética como a devolução da qualidade da visão.

Confira, agora, mais detalhes sobre como é feita a cirurgia e cuidados necessários.

Quando fazer a cirurgia de estrabismo?

Embora muitas pessoas tenham dúvidas sobre como arrumar olho vesgo (estrabismo), é importante deixar claro que nem todas os indivíduos que têm a condição precisarão fazer a operação. 

Ela pode ser feita em adultos e crianças — inclusive, o estrabismo infantil requer muita atenção —, mas, na maioria das vezes, o oftalmologista tentará corrigir o problema com:

  • Uso de óculos;
  • Lentes corretivas;
  • Tampão e exercícios oculares. 

Todas essas técnicas são bem menos invasivas do que a operação e, por isso, são consideradas, especialmente no caso de estrabismo leve. 

A função de todos esses métodos é tentar treinar os músculos da visão a agir de forma adequada. Algumas lentes garantem, ainda, que o olho fique alinhado enquanto são usadas, o que pode ser muito importante para a autoestima do paciente.

No entanto, existem casos em que a cirurgia é inevitável, principalmente na infância. Quanto mais cedo for detectado o estrabismo, mais chances de obter um resultado satisfatório sem a necessidade da intervenção cirúrgica. 

Qual a melhor idade para fazer a cirurgia de estrabismo?

Em crianças, o procedimento evita que ela tenha algum problema de profundidade de visão (estereopsia) ou vista preguiçosa (ambliopia) no futuro.

É importante deixar claro que não existe uma idade correta para fazer a cirurgia de estrabismo.

Existem diferentes tipos de estrabismo e cada caso tem um momento mais oportuno para ser tratado. Portanto, é importante sempre consultar um oftalmologista.


Detalhe de olhos com estrabismo.

Por que corrigir o problema?

O estrabismo é mais que uma questão estética, apesar de essa ser a principal causa para as pessoas procurarem tratamento. O desalinhamento provoca, em muitos casos, a visão dupla e a dificuldade de enxergar profundidades. 

Portanto, seja em adultos, seja em crianças, fazer a correção é importante para aumentar a autoestima e a qualidade de vida.

Como é o pré-operatório?

Antes da cirurgia, o médico fará uma série de exames para avaliar a condição geral de saúde e a capacidade de cicatrização. Além disso, é nessa fase que o médico saberá como ele vai realizar o procedimento, o chamado plano cirúrgico.

Pacientes com alguma complicação mais grave de saúde, como diabetes, precisarão de um cuidado extra e é isso que o médico avalia no pré-cirúrgico.

 

Como é feita a cirurgia de estrabismo?

O médico oftalmologista realizará a operação em um hospital, com uma anestesia geral, tanto em adultos, quanto em crianças. Com a ajuda de um aparelho, as pálpebras são mantidas abertas. 

A cirurgia de estrabismo não dura mais do que duas horas e é feita com pequenos cortes ou tencionando os músculos oculares com o objetivo de equilibrar as forças na região e alinhar o olho.

Isso é feito porque o problema não é causado especificamente pelo olho, mas pelos músculos que o movimentam. Logo, eles precisam ser ajustados por meio de mínimas incisões para realinhar a visão. 

O médico utiliza esse método para reposicionar, enfraquecendo músculos e fortalecendo outros.

Você não ficará com nenhuma cicatriz, pois o processo é realizado sem cortar a pele. Em alguns casos, o médico precisa repetir o procedimento após alguns dias para complementar o trabalho realizado. 

O procedimento não dói e é realizado em um ou nos dois olhos, conforme orientação do oftalmologista.

Outra dúvida comum é se planos de saúde cobrem a cirurgia de estrabismo. A resposta é que o Rol de Procedimento e Eventos em Saúde da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) garante a cobertura do procedimento cirúrgico. 

No entanto, é importante deixar claro que isso só acontece quando o oftalmologista indica a cirurgia como tratamento de saúde.

Quais são os cuidados no pós-cirúrgico?

Após a cirurgia, o paciente pode sentir algumas dores, vermelhidão e irritação nos olhos. Isso é normal e é devido à intervenção. 

O médico prescreverá analgésicos e anti-inflamatórios para aliviar a inflamação nos olhos, que pode durar alguns dias. A vermelhidão, no entanto, pode demorar cerca de três semanas para sumir.

Geralmente, não é necessária a internação de um dia para o outro no hospital, mas alguns cuidados precisam ser tomados para evitar complicações. Entre eles, utilizar corretamente os colírios e remédios que o médico indicou, com o objetivo de evitar infecções e acelerar a recuperação.

Não é recomendado dirigir, trabalhar e estudar por dois a sete dias após o procedimento (o médico dará um atestado para garantir que você fique em casa repousando). Também não se deve nadar antes de duas semanas e é importante evitar forçar a visão.

Para prevenir infecções, é preciso redobrar os cuidados com higiene, evitando coçar e mexer nos olhos. 

Pode existir, ainda, certa sensibilidade à luz, que é aliviada com o uso de óculos escuros. Em alguns casos, o médico orientará usar compressas geladas nos olhos para diminuir o inchaço.

 

Existe algum risco na cirurgia de estrabismo?

Como toda cirurgia, existem alguns riscos para infecções oculares, sangramento, visão dupla ou redução da visão. 

Apesar de essas situações serem pouco comuns, elas demonstram que é imprescindível procurar um médico de confiança para realizar o procedimento e evitar tais complicações. Seguir todas as orientações no pós-operatório também ajuda a diminuir qualquer risco.

 

A cirurgia é definitiva?

Em geral, a operação corrige o problema completamente, ou da melhor maneira possível. Isso porque existem variações fisiológicas do próprio olho do paciente, que vão impedir que a correção seja completa. 

De qualquer forma, ela melhora significativamente a estética e deve corrigir a visão dupla apresentada por alguns pacientes.

Como fica o olho depois da cirurgia de estrabismo?

No entanto, é importante destacar que existem situações em que o olho volta a desalinhar após algum tempo em um processo natural. Ou seja, o estrabismo pode voltar.

Nesses casos, é feito um novo procedimento, sendo que o médico deve descartar a possibilidade de a situação ter retornado por questões neurológicas.

A cirurgia de estrabismo é uma intervenção a ser considerada para corrigir o problema e devolver a visão plena e a autoestima das pessoas. 

Apesar de o processo não ser muito invasivo, ele não é a primeira solução adotada, sendo que é possível usar outros tratamentos como tampões, óculos e lentes para que o olho se alinhe.

No entanto, quando essas técnicas não resolvem, a cirurgia é recomendada, sendo que o médico oftalmologista vai analisar a viabilidade e como será feita. 

Se você precisar passar por essa intervenção, siga corretamente todas as orientações do médico e não negligencie os cuidados.

Qual o valor de uma cirurgia de estrabismo?

A cirurgia de estrabismo não é um procedimento barato, o valor pode variar dependendo do caso e idade do paciente, bem como local que será realizado, podendo variar entre R$ 2.500,00 até R$ 10.000,00. 

Por isso, muitos pacientes aguardam a recomendação oftalmológica para tentar o pedido via plano de saúde.

Gostou de saber mais sobre o procedimento cirúrgico? Se você deseja falar com um especialista para saber mais sobre a cirurgia de estrabismo, entre em contato com a COI, Clínica Oftalmológica no Rio de Janeiro. Será um prazer te atender para indicar a melhor solução para a sua necessidade.

Dr. Ricardo Filippo

Dr. Ricardo Filippo

CRM: 5281096-7 | RQE: 17512. Graduado em Medicina pela Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ. Durante sua vida acadêmica, participou de dezenas de congressos e simpósios, no Brasil e no exterior, e ministrou diversas aulas sobre Oftalmologia. Veja informações sobre sua experiência na área.

Comentários