Quais são os alimentos que fazem mal para quem tem glaucoma? Saiba o que é bom ou não para sua dieta!

Uma mesa com diversidade de frutas.

Os alimentos que fazem mal para quem tem glaucoma incluem carboidratos simples, ácidos graxos trans e gorduras saturadas. Em compensação, uma dieta equilibrada pode ajudar pacientes diagnosticados com essa doença ocular.

O glaucoma é uma das principais causas de cegueira no mundo. Para evitar a perda da visão, pessoas diagnosticadas com essa doença precisam seguir um tratamento específico.

Pesquisas sugerem que pacientes com glaucoma também precisam melhorar sua alimentação para aumentar o sucesso do tratamento e reduzir o avanço da doença.

Além de evitar alimentos que fazem mal para quem tem glaucoma, os estudos ainda indicam que esses pacientes precisam manter uma dieta saudável para prevenir e melhorar o quadro clínico da doença.

Neste artigo, explicaremos os resultados desses estudos e o impacto da alimentação em pacientes com glaucoma.

O que é glaucoma e como ele afeta a visão?

O glaucoma é uma doença ocular que afeta o nervo óptico do olho, responsável por enviar os impulsos nervosos captados pela retina para o cérebro. Inicialmente, essa doença é assintomática, ou seja, a pessoa não apresenta nenhum sinal de que algo está errado. 

À medida que o problema avança, o portador começa a perder sua visão periférica e a desenvolver a chamada visão tubular, quando a pessoa consegue notar apenas a sua visão central. 

Além desses sintomas, o portador de glaucoma também pode apresentar sinais como olhos vermelhos, visão embaçada, náuseas e vômitos, entre outros sintomas. Caso não seja tratada, o glaucoma pode levar à cegueira.

O aumento da pressão intraocular é a principal causa dessa doença, que não tem cura. Apesar disso, o glaucoma pode ser controlado com o tratamento correto, que pode incluir o uso de colírios que reduzem a pressão do olho, tratamento a laser e até cirurgia. 

Qual a relação entre a alimentação e o glaucoma?

Não existe uma conexão clara entre alimentação e glaucoma. No entanto, vários estudos sugerem que certos alimentos contribuem para o aumento da pressão intraocular nos olhos. 

Esse aumento pode estar associado ao fato de que dietas desequilibradas, ricas em açúcar e gorduras, por exemplo. O consumo desses alimentos contribui para o desequilíbrio metabólico e desenvolvimento de doenças crônicas, como diabetes, hipertensão e obesidade. 

Como esses problemas podem afetar a pressão intraocular, o consumo de uma dieta desequilibrada pode aumentar os riscos de desenvolvimento do glaucoma. Afinal, a pressão intraocular elevada é uma das principais causas dessa doença ocular.

Em contrapartida, o consumo de alimentos saudáveis é fundamental para garantir o bom funcionamento do corpo e evitar o desenvolvimento de vários problemas de saúde. Como resultado, uma dieta equilibrada pode auxiliar na prevenção e redução do avanço do glaucoma. 

Quais são os alimentos que fazem mal para quem tem glaucoma?

Estudos sugerem que existem pelo menos quatro grupos de alimentos que fazem mal para quem tem glaucoma.

Confira abaixo quais são esses alimentos e por que eles podem contribuir com o desenvolvimento ou agravamento dessa doença ocular.

Carboidratos simples 

Dietas ricas em carboidratos simples, como pão, batata, arroz e massas, podem aumentar o nível de insulina no sangue. 

Como resultado, a pressão arterial e a pressão intraocular também podem aumentar, contribuindo para o desenvolvimento e piora do glaucoma.

Alimentos com ácidos graxos trans

Os ácidos graxos trans são gorduras parcialmente hidrogenadas. Alimentos que contêm esses ácidos em sua composição contribuem para o aumento do colesterol, o que pode danificar os vasos sanguíneos. 

Por conta disso, os nervos ópticos também podem ser danificados, contribuindo para a piora do glaucoma. Vale lembrar que alimentos com ácidos graxos trans incluem frituras, margarina, biscoitos, pães, sorvetes, bolos, entre outros.

Alimentos ricos em gorduras saturadas

O consumo em excesso de alimentos com gordura saturada aumenta os níveis de colesterol LDL no sangue. 

Esses alimentos incluem produtos de origem animal, como carnes, queijo, manteiga e creme de leite; e vegetal, como óleo de coco, óleo de palma e azeite de dendê.

Também conhecido como colesterol “ruim”, o LDL está associado ao ganho de peso e ao desenvolvimento de doenças como obesidade, diabetes, hipertensão, entre outros problemas cardiovasculares que podem agravar o glaucoma.

Café e álcool

A cafeína e o álcool são componentes que podem contribuir para o aumento da pressão intraocular, bem como para o agravamento de outros problemas de saúde. Por esse motivo, esses alimentos podem agravar o glaucoma.

Hábitos alimentares saudáveis para quem tem glaucoma 

Enquanto alguns estudos sugerem a existência de alimentos nocivos para pessoas com glaucoma, outras pesquisas indicam que manter uma dieta saudável pode ajudar a prevenir e a reduzir o avanço dessa doença ocular. 

Um estudo realizado com mulheres afro-americanas, por exemplo, mostrou que o consumo de 3 ou mais porções de frutas por dia pode estar associado à redução de 79% da probabilidade de ter glaucoma. 

Outro estudo realizado por pesquisadores australianos mostrou que a suplementação com ômega 3 ajuda a reduzir a pressão intraocular e, por consequência, prevenir o glaucoma.

Em geral, todas as pesquisas apontam que uma dieta saudável, rica em frutas, vegetais, folhas verdes e alimentos ricos em ômega-3, por exemplo, podem prevenir o glaucoma e auxiliar no tratamento de pessoas diagnosticadas com essa doença.

No entanto, é importante ressaltar que esses estudos não comprovam, mas sugerem uma associação positiva entre dieta saudável e prevenção/redução do avanço da doença. 

Mesmo assim, eles podem ser utilizados para orientar melhorias na alimentação das pessoas, beneficiando todos os aspectos da sua saúde, inclusive a saúde ocular.

Vale lembrar que o consumo excessivo de alimentos considerados saudáveis também pode ser prejudicial à saúde, já que nutrientes em excesso podem se acumular no organismo e causar outros problemas. 

Por esse motivo, o ideal é que a alimentação do paciente com glaucoma seja orientada por um nutricionista em associação com o oftalmologista. Assim, é possível acompanhar a progressão da doença e avaliar os impactos da dieta no quadro clínico do paciente.

6 dicas para adaptar a alimentação e cuidar da saúde ocular com glaucoma

Conforme explicado, os estudos indicam que manter uma dieta equilibrada pode melhorar o funcionamento do corpo e prevenir o desenvolvimento e o avanço do glaucoma. 

Para obter esses benefícios, é importante fazer algumas adaptações e mudanças na dieta. 

Confira abaixo 6 dicas para melhorar a alimentação e proteger a saúde dos olhos, especialmente de portadores de glaucoma.

1. Inclua grãos integrais na dieta

Os grãos integrais, como feijão, ervilha e grão-de-bico, são ricos em fibras que ajudam a manter um sistema digestivo saudável. 

Esses grãos também são ricos em vitaminas e antioxidantes, que fortalecem o sistema imunológico. Esses benefícios favorecem a manutenção da saúde como um todo, inclusive da saúde ocular.

2. Consuma frutas vermelhas 

Frutas vermelhas, como morangos, amoras e framboesas, são ricas em antioxidantes, substâncias que podem contribuir para a redução do estresse oxidativo. 

Isso pode diminuir a ocorrência de danos oxidativos que prejudicam a saúde ocular e contribuem para o desenvolvimento do glaucoma.

3. Aumente o consumo de folhas verdes

Aumentar a ingestão de folhas verdes, como couve, acelga e espinafre, pode reduzir em até 30% os riscos de desenvolvimento de glaucoma

Vale lembrar que o consumo de folhas verdes também ajuda a prevenir doenças cardíacas, câncer e até a degeneração macular.

4. Aprenda a consumir oleaginosas

As oleaginosas, também conhecidas como castanhas, incluem alimentos como nozes, amêndoas, avelãs, pistache, entre outros alimentos. 

Todas elas são ricas em nutrientes que beneficiam a saúde ocular, como vitamina E e magnésio, que ajudam a proteger os olhos dos danos oxidativos causados por radicais livres. Por esse motivo, o consumo de castanhas pode proteger os olhos contra o glaucoma.

5. Aumente o consumo de frutas e vegetais

Aumentar o consumo de frutas e vegetais ricos em vitaminas que fazem bem aos olhos pode reduzir as chances de desenvolvimento de glaucoma. 

Afinal, nutrientes como vitamina A e C também ajudam a proteger a saúde ocular. Tais nutrientes podem ser encontrados em alimentos como cenoura, laranja, pêssego, couve e espinafre.

6. Insira alimentos com gordura “boa” na dieta

Alimentos ricos em ácidos graxos, como ômega-3 e ômega-6, podem ajudar a reduzir a pressão ocular e o risco de desenvolvimento de doenças oculares na terceira idade. 

Por esse motivo, é importante inserir alimentos com esses nutrientes na dieta, tais como salmão, atum, sardinha e linguado.

Cuide da saúde dos olhos!

A melhor forma de prevenir e tratar o glaucoma ainda é fazer o acompanhamento oftalmológico. Visitar o oftalmologista pelo menos uma vez ao ano é fundamental para manter os exames oftalmológicos em dia e monitorar a saúde ocular. 

Dessa forma, é possível realizar o diagnóstico e o tratamento precoce do glaucoma, fatores essenciais para evitar a progressão da doença. 

Depois disso, o paciente só precisa associar os cuidados médicos com uma dieta equilibrada para melhorar seus resultados e sua qualidade de vida.

Ficou com alguma dúvida ou precisa de um atendimento especializado? Entre em contato com a equipe da Clínica de Oftalmologia Integrada e agende já sua consulta!

Dr. Ricardo Filippo

Dr. Ricardo Filippo

CRM: 5281096-7 | RQE: 17512. Graduado em Medicina pela Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ. Durante sua vida acadêmica, participou de dezenas de congressos e simpósios, no Brasil e no exterior, e ministrou diversas aulas sobre Oftalmologia. Veja informações sobre sua experiência na área.

Comentários