Aprenda como limpar os óculos da maneira correta

maneira correta de limpar seus óculos

Quando se investe uma quantia considerável em determinado produto, é natural preservá-lo e zelar por sua integridade. E isso também acontece com nossos óculos. Fundamentais no dia a dia, exigem uma atenção especial no manuseio, acomodação e principalmente na limpeza.

Ainda tem dúvidas sobre como limpar os óculos da maneira correta? Confira o post a seguir e aprenda com dicas simples e práticas a fazer a limpeza de seus óculos! Vamos lá?

Como limpar os óculos sem truques e mistérios

Se você perguntar para alguém em casa ou no trabalho como limpar os óculos, certamente as pessoas darão inúmeras dicas. A verdade é que alguns hábitos muito simples podem ajudá-lo a fazer a limpeza dos óculos de forma segura e eficaz. Confira:

Água e sabão neutro: a solução perfeita

Acredite: a melhor solução para limpar os óculos está mais acessível do que você imagina. Quando perceber que as lentes estão embaçadas, sujas ou com marcas de dedo, basta molhá-las em água corrente e, em seguida, passar um pouco da espuma de sabão neutro.

Não se esqueça: álcool, pomadas, sabonetes oleosos e outras substâncias são nocivos aos óculos e podem até manchar as lentes irreversivelmente. Com certeza esse é um prejuízo a ser evitado.

Depois de esfregar a espuma de forma suave, deixe cair mais água corrente para retirar os resíduos. Se você não for utilizá-los naquele momento, o ideal é deixar os óculos secarem naturalmente. Caso contrário, utilize uma flanela macia ou um tecido bastante delicado para secar as lentes.

Para facilitar o dia a dia, algumas óticas já oferecem um spray específico para limpeza de óculos para levar na bolsa ou mochila. Com ele e a flanela, você pode resolver o problema da sujeira nas lentes de forma bastante ágil e em qualquer lugar.

Limpeza a seco: delicadeza é fundamental

Se você está na correria e não pode parar por alguns minutos para realizar a limpeza em água corrente, um pano macio pode ser a sua salvação. Dependendo do tipo de sujeira nas lentes, um pedaço de tecido limpo (flanela ou microfibra) pode resolver a situação.

É importante ter certeza de que o tecido está limpo e que não seja feita muita força no momento da limpeza. Não é necessário esfregar de forma ríspida! Movimentos leves e circulares com a flanela são suficientes para “desembaçar” as lentes sem provocar arranhões. Todo cuidado é pouco ao limpar os óculos, certo?

Uma dica importante: umedeça um pouco as lentes antes de passar o pano seco. Uma gota de água já ajuda no processo de limpeza, ok?

Sempre que possível, porém, lave os óculos como na dica anterior e aproveite também para realizar a mesma lavagem no próprio pano. Garantir a limpeza dos seus óculos diariamente e da forma correta garante seu tempo de vida e, claro, uma visão mais nítida e confortável.

Agora que você já sabe como limpar os óculos da maneira correta, que tal entender um pouco sobre uma das principais causas de atendimento médico oftalmológico no mundo, a síndrome do olho vermelho?

E não esqueça de visitar o seu oftalmologista de confiança regularmente!

Dr. Ricardo Filippo

Dr. Ricardo Filippo

CRM: 5281096-7 | RQE: 17512. Graduado em Medicina pela Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ. Durante sua vida acadêmica, participou de dezenas de congressos e simpósios, no Brasil e no exterior, e ministrou diversas aulas sobre Oftalmologia. Veja informações sobre sua experiência na área.

Comentários