Quais os principais tipos de cirurgia oftalmológica e onde fazer no Rio de Janeiro

cirurgia ocular em idosos

Realizar uma cirurgia ocular pode ajudar a corrigir doenças que prejudicam a visão, mas é importante entender quais são elas. 

Assim como todo o corpo, os olhos também sofrem alterações funcionais e anatômicas com o passar dos anos. Por isso, é esperado que problemas de acuidade visual, olhos secos, glaucoma, catarata e flacidez palpebral apareçam na terceira idade. Felizmente, uma das áreas que mais se desenvolvem é a de cirurgia ocular.

Depois dos 50 anos, a lente natural dos olhos — o cristalino — tende a ficar cada vez mais opaca, tornando a visão embaçada. Com isso, mesmo as tarefas cotidianas como ler, dirigir e praticar atividades físicas, começam a se tornar obstáculos. 

É a partir desta faixa etária que a catarata apresenta sintomas, fazendo parte do processo natural do envelhecimento.

Neste artigo vamos falar sobre as principais cirurgias para as doenças oculares. Por isso, se na sua família tem alguém passando por esses sintomas, continue a leitura e conheça quais cuidados devem ser tomados antes e após os procedimentos, além dos riscos em realizá-los!

Quais os 5 principais tipos de cirurgia oftalmológica?

Uma cirurgia ocular pode ser realizada para corrigir determinadas doenças ou condições oculares. Portanto, é importante compreender quais são elas para saber se alguma delas pode ser ideal para a sua necessidade. 

Claro, a única forma de ter certeza de qual tipo de cirurgia ocular precisará realizar é falando com um oftalmologista. No entanto, aqui está uma lista com alguns tipos de cirurgias. 

Cirurgia de Catarata

A catarata é um dos principais problemas de saúde ocular na terceira idade. Essa condição está relacionada ao aumento da opacidade do cristalino que prejudica a nitidez das imagens, esbranquiçado e borrando a visão. 

A correção cirúrgica de catarata é a principal cirurgia realizada na terceira idade, tendo o percentual de cura de quase 100% dos pacientes submetidos ao procedimento.

Para a cirurgia de catarata é utilizada uma técnica chamada de microfragmentação do cristalino e, depois, aspiração do mesmo. A lente natural do olho é substituída por uma lente artificial bem semelhante, corrigindo assim a visão prejudicada.

As lentes intraoculares oferecem maior qualidade de vida para os idosos, facilitando a realização de suas atividades diárias e diminuindo a necessidade de auxílio de outras pessoas.

Publicações como a da revista JAMA Ophthalmology — uma das mais importantes na oftalmologia mundial — ressaltam que a cirurgia de catarata pode prolongar a longevidade em aproximadamente 5 anos, diminuindo as chances de queda e de acidentes.

Você pode optar por realizar a cirurgia de forma gratuita, pelo SUS — mas precisará ficar em uma fila de espera —, ou de forma particular. A boa notícia é que há cirurgia de catarata por preço popular

Cirurgia de Glaucoma

O glaucoma é considerado a segunda maior causa de cegueira no mundo. Mais comum após os 40 anos, essa é uma doença silenciosa que aumenta a pressão intraocular, podendo comprometer o nervo óptico.

O glaucoma começa geralmente sem se manifestar com dor ou qualquer outro sinal. Por isso, caso não seja tratado, progride reduzindo o campo visual até que a pessoa pare de enxergar por completo. 

Como não tem cura, quando mais cedo o diagnóstico é feito, mas chances de tratamento o paciente possui.

Para o diagnóstico precoce do glaucoma é importante realizar consultas regulares com oftalmologista. Nelas, o profissional avaliará pressão ocular, fundo de olho, campo visual e como estão as fibras nervosas. 

Em caso de diagnóstico positivo da doença nos estágios iniciais, pode-se lançar mão de tratamento medicamentoso que reduzirá o comprometimento da visão, evitando a progressão dos danos.

Porém, alguns casos avançados são passíveis de implante de drenagem ou cirurgia a laser nos olhos. A cirurgia de glaucoma também é realizada quando o tratamento com colírios não são efetivos e a doença continua causando danos.

 Alterações das pálpebras

Com o envelhecimento, a perda de colágeno e de água dos tecidos fica cada vez mais acentuada, fazendo com que a pele fique mais flácida, rugosa e fina. Com as pálpebras não é diferente. 

Elas começam a cair sobre os olhos, processo conhecido como ptose palpebral, prejudicando visão e estética como um todo.

Para isso, existe a blefaroplastia. A cirurgia de blefaroplastia consiste na retirada do excesso de pele das pálpebras, associada ou não às bolsas de gordura. Ela pode ser realizada quando há diminuição de visão do paciente e consequente perda de campo visual

Outra indicação seria para fins estéticos, com o intuito de dar uma aparência mais jovem e bonita ao paciente.

O procedimento pode ser realizado a laser de gás carbônico, utilizando uma técnica chamada de transconjuntival. 

Junto a ele, também pode ser feito um peeling de toda a face ou limitado à região periocular, com o intuito de descamar a pele e promover um estímulo à regeneração e suavização de rugas.

A cirurgia a laser possui menores chances de sangramento, reduz o tempo cirúrgico, resultando em uma menor incidência de hematoma e edema no pós-operatório.

Plástica ocular

A cirurgia de plástica ocular trata-se de um tratamento indicado para a correção de problemas nas pálpebras, órbita dos olhos e sistema lacrimal. 

Como o próprio nome indica, essa é uma cirurgia que tem foco no estético, já que pode proporcionar o rejuvenescimento das pálpebras, bem como papel restaurador. 

O procedimento cirúrgico é realizado para recompor os tecidos ao redor dos olhos, portanto, é muito comum em pacientes da terceira idade. 

Normalmente, a cirurgia é feita para retirar bolsas de gordura, que se formam embaixo dos olhos. Também pode ser realizada para retirar o excesso de pele das pálpebras. 

 

Cirurgia para descolamento da retina

O descolamento da retina pode ocorrer por diversos motivos, como traumas no olho e descolamento do vítreo, que é um gel que preenche o olho por dentro e tem contato com a retina. 

O problema também pode surgir devido a formação de fibrose, bem como a tração na retina. Geralmente, isso acontece quando existe a presença de doenças vasculares. 

Um procedimento cirúrgico pode ser indicado para tentar corrigir o problema e a cirurgia de descolamento da retina mais comum é a Vitrectomia. 

Indicações para a cirurgia ocular

As cirurgias oculares que citamos acima são algumas das mais comuns que costumam ser realizadas para tratar doenças e condições nos olhos. Porém, quando se trata de cirurgia nos olhos, você também pode ouvir falar sobre: 

  • Cirurgia refrativa;
  • Cirurgia de miopia e astigmatismo;
  • Cirurgia ocular prk;
  • Cirurgia ocular lasik;
  • Cirurgia ocular com lente intraocular e assim por diante. 

A questão é que você precisa falar com um oftalmologista para que ele possa indicar qual é o procedimento cirúrgico ideal para a sua necessidade. 

Dito isso, separamos os principais pontos que você deve considerar para que uma pessoa da terceira idade se submeta à cirurgia. Veja:

  • diminuição da qualidade de vida do paciente;
  • perda acentuada da visão;
  • chances de cegueira caso a cirurgia não seja realizada;
  • doenças que não tenham tratamento clínico.

Quais os possíveis riscos de cirurgia oftalmológica?

Toda cirurgia, por menor que seja, tem seus riscos. Infecção do local da operação e complicações por outras comorbidades preexistentes são alguns exemplos disso. 

No caso da cirurgia oftalmológica, esses riscos são reduzidos significativamente graças às técnicas cada vez menos invasivas, significando menores incisões, baixas chances de sangramento e infecção.

Os riscos são ainda menores quando todos os exames pré-operatórios pedidos pelo médico especialista são feitos, controlando doenças como hipertensão e diabetes. 

Procurar centros oftalmológicos preparados e com referências também é um bom indicativo. A cirurgia oftalmológica encontra-se numa faixa de segurança muito alta.

Principais cuidados antes e pós-cirurgia

Os principais cuidados antes da realização da cirurgia ocular são:

  • fazer o tempo de jejum recomendado;
  • não utilizar maquiagem ou cremes na face;
  • higiene pessoal do rosto e dos olhos;
  • não utilizar lentes de contato;
  • avisar a equipe médica todos os remédios dos quais faz uso;
  • perguntar ao médico quais medicações devem ser suspensas;
  • avisar sobre alergias conhecidas;
  • pingar os colírios antes da cirurgia, caso seja necessário;
  • levar um acompanhante maior de idade no dia da cirurgia.

E os principais cuidados pós-operatórios são:

  • evitar esforços físicos;
  • não coçar ou esfregar os olhos;
  • pingar os colírios prescritos da forma correta e nos horários recomendados pelo médico;
  • lavar as mãos regularmente;
  • evitar praias e piscinas;
  • evitar exposição ao sol e luz artificial, optando por usar óculos escuros;
  • comparecer a todas as consultas oftalmológicas marcadas.

Onde fazer cirurgia oftalmológica no Rio de Janeiro?

Se você precisa realizar cirurgia ocular no Rio de Janeiro, precisa saber que pode contar com ótimos oftalmologistas na região. 

No entanto, para que realmente possa sentir-se seguro de que contará com o atendimento de um profissional, é muito importante fazer algumas pesquisas. 

Procure no Google e nas redes sociais por uma Clínica Oftalmológica no Rio de Janeiro. Assim, poderá conferir o que os pacientes têm a dizer sobre eles. 

Para fazer a cirurgia ocular, especialmente quando se trata de pacientes na terceira idade, é extremamente importante certificar-se de que o local é apropriado para o procedimento. 

Quando fizer suas pesquisas de cirurgia ocular no Rio de Janeiro, tenha muito cuidado para não focar somente nos valores e não observar a reputação da clínica e do oftalmologista. 

E se você tem dúvidas sobre quanto custa uma cirurgia ocular, precisa saber que o valor vai depender muito do tipo de procedimento cirúrgico. 

Além disso, o preço pode variar de acordo com cada cirurgião, local onde a cirurgia será feita e assim por diante. 

Portanto, somente depois que passar com o seu oftalmologista você saberá todos os detalhes financeiros.

Sobre a Clínica de Oftalmologia Integrada

Em constante desenvolvimento e estudando o que há de mais novo em técnicas e tecnologias oftalmológicas, a Clínica de Oftalmologia Integrada está sempre dentro dos padrões de qualidade e segurança mais rígidos.

Por isso, todo o corpo clínico participa de treinamento intensivo, palestras, cursos de aperfeiçoamento e especializações no Brasil e no exterior. 

As tecnologias usadas na clínica são consagradas em importantes países do mundo, permitindo atuar nas mais variadas áreas da oftalmologia.

Esperamos que você tenha compreendido quais são os principais problemas que afetam a saúde dos olhos e o papel da cirurgia ocular na terceira idade. 

Lembre-se sempre de procurar um médico oftalmologista para consultas periódicas e em caso de qualquer alteração visual, principalmente no caso de idosos.

Ainda tem alguma dúvida sobre cirurgias oculares? Então, agende uma consulta com um de nossos Oftalmologistas em Campo Grande RJ, em nossa clínica, localizada na Zona Oeste do Rio de Janeiro!

Dr. Ricardo Filippo

Dr. Ricardo Filippo

CRM: 5281096-7 | RQE: 17512. Graduado em Medicina pela Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ. Durante sua vida acadêmica, participou de dezenas de congressos e simpósios, no Brasil e no exterior, e ministrou diversas aulas sobre Oftalmologia. Veja informações sobre sua experiência na área.

Comentários