O que é, como funciona e qual o preço de uma cirurgia de descolamento de retina no Rio de Janeiro?

Oftalmologista se prepara para cirurgia de deslocamento de retina

A cirurgia de descolamento de retina é um procedimento cirúrgico realizado para tratar o descolamento da retina, uma condição séria que ocorre quando a camada sensível à luz da retina se separa da parte de suporte subjacente. Conheça tudo sobre essa cirurgia.

Segundo divulgação da OMS (Organização Mundial de Saúde), existem cerca de 20 mil casos de descolamento de retina por ano no Brasil

Embora a maioria das pessoas que sofrem com o descolamento da retina sejam idosos, o problema afeta cerca de 3% das crianças

Os dados acima só demonstram como é importante compreender o que é o descolamento da retina. Afinal de contas, essa é uma condição muito séria que pode afetar os olhos, sendo capaz até mesmo de provocar a perda total de visão. 

No entanto, é importante deixar claro que esse problema não é doloroso. Quando o assunto é descolamento de retina e sintomas, os sinais frequentes são: 

  • Flashs luminosos;
  • Visão turva ou embaçada;
  • Visualizar “sombras” cinza;
  • Sensação de insetos (sombras) voando diante dos olhos.

Quando o problema não é tratado rapidamente, pode fazer com que ocorra a perda total da visão. 

Se você deseja saber mais sobre cirurgia de descolamento de retina, preço e como realizar o procedimento, continue a leitura! 

O que você precisa saber sobre cirurgia de descolamento de retina, além do preço

Para que uma pessoa precise ou não fazer uma cirurgia de descolamento de retina, primeiro é necessário que ela passe com um oftalmologista para que ele entenda qual é o grau do seu problema. 

O procedimento cirúrgico é utilizado para restaurar a circulação na retina, bem como ser efetivo em preservar a visão. 

Se você sentir alguns dos sintomas que descrevemos, é muito importante que procure por um oftalmologista o mais rápido possível. 

Aqui estão mais algumas informações importantes que você precisa saber sobre a cirurgia.

Causas de descolamento retina

Os principais fatores para que ocorra o descolamento da retina são traumas e descolamento do vítreo — um gel que preenche o olho por dentro e tem contato com a retina. 

Além disso, o problema pode ocorrer devido a formação de fibrose e tração na retina. Isso acontece especialmente quando existem doenças vasculares, como as doenças inflamatórias e a retinopatia diabética. 

Como é feita a cirurgia para descolamento de retina?

Existem diferentes tipos de cirurgia para fazer o reparo do descolamento de retina. Caso a retina tenha sofrido um simples rasgo, o procedimento que pode ser aplicado é o de congelamento, conhecido como crioterapia. Um laser também pode ser utilizado. 

A questão é que cada tipo de descolamento de retina exige um procedimento cirúrgico diferente e o método a ser utilizado vai depender muito da gravidade do problema. 

Um tipo comum de cirurgia é a Vitrectomia, que é realizada com anestesia local e permite que o médico acesse a cavidade interna do olho. 

Com a Vitrectomia é possível fazer a remoção parcial do vítreo, que tem contato com a retina. 

Indicações para o procedimento

O procedimento é realizado principalmente em casos graves de descolamento da retina, mas a indicação vai depender muito da avaliação do médico. 

Além disso, também é indicada para outros problemas, como: 

  • Hemorragia vítrea;
  • Membrana epirretiniana;
  • Corpos flutuantes também conhecido como “moscas volantes“;
  • Tumores intraoculares;
  • Corpo estranho no intraocular;
  • Trauma ocular;
  • Complicações da cirurgia de catarata. 

O procedimento dura em média uma hora e o pós-operatório pode variar entre sete e 15 dias.

Riscos da cirurgia

Assim como outros tipos de cirurgias oculares, a Vitrectomia também oferece alguns riscos e chances de complicações que devem ser prevenidas. 

Os riscos mais comuns são:

  • Infecções;
  • Pressão intraocular (glaucoma);
  • Hemorragia ocular;
  • Reações à anestesia;
  • Catarata. 

Portanto, é fundamental procurar por um cirurgião confiável para que as chances de ocorrer riscos e complicações sejam as menores possíveis. 

Pós operatório da cirurgia de descolamento de retina

Depois que a cirurgia de descolamento de retina é feita, é essencial que o paciente siga todos os cuidados necessários no pós-operatório.

O repouso deve ser feito com muito cuidado e seguindo a risca todas as recomendações do médico. 

A cirurgia é feita com muito cuidado, já que tem como objetivo reparar uma região muito sensível e importante dos olhos. Com isso, uma má recuperação pode provocar complicações. 

O paciente precisará manter uma posição adequada para a sua cabeça nas primeiras duas semanas. 

Durante a recuperação, pode ser que ele tenha sensibilidade a luz e a claridade, bem como vermelhidão nos olhos. 

O médico também poderá receitar um colírio específico, além de anti-inflamatórios e antibióticos que devem ser tomados no horário correto. 

Descolamento de retina tem cura após a cirurgia? 

Depois que a cirurgia de descolamento de retina é feita, é essencial que o paciente siga todos os protocolos pós-operatórios.

Geralmente, a retina pode ser reparada em uma única operação. Mas, às vezes, vários procedimentos são necessários. 

Mais de 90% dos descolamentos de retina podem ser reparados. Menos de 10% dos casos não podem ser reparados. Logo, o paciente terá visão deficiente ou nenhuma visão no olho.

O sucesso da cirurgia vai depender muito da gravidade das rupturas e do descolamento. 

Qual o valor de uma cirurgia de descolamento de retina? 

É normal que as pessoas queiram saber qual o valor de uma cirurgia de descolamento de retina. 

No entanto, não é possível passar um valor exato de quanto custa qualquer tipo de procedimento cirúrgico sem antes ter uma avaliação do cirurgião. 

Cada paciente possui necessidades diferentes e cada cirurgia de retina pode necessitar de equipamentos, equipe, materiais e técnica cirúrgica específica. 

Com isso, o valor da cirurgia de descolamento de retina pode variar bastante. Porém, em média, esse procedimento fica em torno de 8 e 22 mil reais  — ou mais, caso seja necessário algum tratamento pós-cirúrgico. 

Vale dizer que somente um oftalmologista poderá dizer qual é o procedimento ideal para o paciente. 

Além da cirurgia de descolamento de retina, também é possível tratar problemas na retina com aplicações intravítreas de gás ou até mesmo de medicação, que custam menos que o procedimento cirúrgico. 

A grande questão é que diferente de outros tipos de procedimentos que não são cirúrgicos, o valor de uma cirurgia na retina vai depender muito de paciente para paciente. 

Inclusive, determinadas informações relacionadas aos pacientes são importantes para determinar o valor da cirurgia, como: 

  • Histórico médico;
  • Estágio de avanço da doença;
  • Outras doenças existentes. 

Tem cirurgia de descolamento de retina pelo SUS?

Sim, é possível fazer a cirurgia de descolamento de retina pelo SUS (Sistema Único de Saúde). No entanto, é importante estar ciente de que a realização do procedimento pode demorar. 

Dependendo da urgência, o paciente pode tentar mover uma ação judicial solicitando a realização da cirurgia, mas, mesmo assim, ela ainda pode demorar para acontecer. 

Isso é muito grave, já que o fato de realizar a cirurgia em casas urgentes pode fazer com que o paciente perca a visão. 

Portanto, sim, você pode tentar realizar a cirurgia de descolamento de retina pelo SUS. No entanto, se puder, tente realizá-la de forma particular para corrigir o mais rápido possível o problema. 

Como fazer a cirurgia de descolamento de retina no Rio de Janeiro

Independentemente da sua localização, se desconfiar que precisa fazer cirurgia de descolamento de retina, é fundamental procurar por um médico confiável. 

Somente ele poderá avaliar o seu caso e indicar a melhor opção de procedimento, inclusive, de uma cirurgia de retina, se necessário. 

Se você busca uma  Clínica Oftalmológica no Rio de Janeiro, pode contar com a COI (Clínica de Oftalmologia Integrada), contamos com um time de Oftalmologistas em Campo Grande RJ.

Agora que você já sabe tudo sobre o preço da cirurgia de descolamento de retina, e como a Vitrectomia Ocular é feita, entre em contato conosco para falar com um especialista e obter mais informações sobre o seu caso. 

E mesmo que não esteja sentindo nenhum tipo de sinal de problema na visão, não esqueça de visitar frequentemente um oftalmologista para manter a saúde dos olhos

Dr. Ricardo Filippo

Dr. Ricardo Filippo

CRM: 5281096-7 | RQE: 17512. Graduado em Medicina pela Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ. Durante sua vida acadêmica, participou de dezenas de congressos e simpósios, no Brasil e no exterior, e ministrou diversas aulas sobre Oftalmologia. Veja informações sobre sua experiência na área.

Comentários