O que é o teste do olhinho?

teste do reflexo vermelho é um exame importante no nascimento

O bebê, quando nasce, precisa fazer vários exames e testes médicos para que sejam detectadas doenças que podem atingir a sua saúde desde o início da vida. Os testes mais popularmente realizados em bebês são os do Pezinho (obrigatório pelo Ministério da Saúde brasileiro) e da Orelhinha, que ajudam a diagnosticar doenças metabólicas e déficits na audição da criança. Porém, muitos médicos agora têm sugerido também a realização de um outro teste menos conhecido em bebês ou recém-nascidos: o teste do olhinho. Você sabe o que ele detecta e por que seu filho deve realizar esse procedimento? Então confira abaixo todas as informações sobre esse exame!

 

O que é o teste do olhinho?

O teste do olhinho é um exame oftalmológico simples que consiste na utilização de um feixe de luz para iluminar o olho do bebê, estimulando a produção de um reflexo vermelho natural no globo ocular. A produção desse reflexo, sem nenhum tipo de obstáculo ou formação de coloração branca, é sinal de que a criança apresenta uma visão saudável.

 

O que ele previne?

O teste do olhinho é feito para ajudar a prevenir e diagnosticar doenças relacionadas com a saúde ocular, como a catarata congênita, o glaucoma, infecções, cegueira, retinoblastoma e outros quadros clínicos que podem ser desenvolvidos ainda na infância. Em muitas crianças, essas doenças só são diagnosticadas em uma idade muito avançada, situação que dificulta o tratamento de qualquer um desses quadros clínicos, resultando em graves problemas de visão. A intenção do teste do olhinho é detectar precocemente os problemas para poder, quando necessário, começar o tratamento imediatamente.

 

Por que meu filho deve fazer?

Seu filho deve fazer esse teste porque a criança, no início da vida, ainda não sabe manifestar o que pode estar acontecendo de errado com sua visão. Como ela nunca enxergou de maneira diferente antes, ela não saberá detectar problemas de visão ao longo do seu desenvolvimento.

 

Clique para agendar uma avaliação para oftalmopediatria no rj.

 

Ele é obrigatório?

Não existe uma legislação federal que obriga pais a realizarem o teste do olhinho em seus filhos, por isso, a grande maioria das maternidades particulares e públicas em todo o país não sugere a realização do teste logo após o nascimento da criança. Desde o ano de 2010, entretanto, o teste do olhinho já é coberto por todos os planos de saúde, seguindo as exigências da Agência Nacional de Saúde. Por isso, se você é conveniado de algum plano, é possível exigir a realização do teste. No SUS, todos os municípios que participam do programa Rede Cegonha têm a realização do exame garantida.

 

Quando ele deve ser feito?

Recomenda-se a realização do teste do olhinho logo após o nascimento do bebê por um oftalmologista ou um pediatra. Se não for possível fazer o teste nesse momento, ele pode ser realizado na primeira consulta da criança ao médico e aplicado novamente nas visitas seguintes ao consultório, caso exista alguma suspeita de problemas na visão. O tratamento dos quadros clínicos detectados é realizado por um oftalmologista.

 

 

O teste do olhinho pode machucar meu filho?

O teste do olhinho não dói e é muito rápido e simples de ser realizado. Sua duração é de, no máximo, três minutos, e é necessário somente um oftalmoscópio para a realização do teste.

 

Meu filho não fez o teste. O que fazer para evitar problemas?

Se o seu filho não realizou esse teste durante os primeiros meses de sua vida, você também pode ajudar a diagnosticar problemas na visão da criança:

  • Observe as fotos que você tirou do seu filho. O olho da criança aparenta ter uma mancha branca? Se sim, leve a criança ao oftalmologista.
  • Converse com o pediatra do seu filho sobre a possibilidade de realizar um teste do olhinho no seu filho. Como é simples e indolor, provavelmente ele poderá fazer o teste rapidamente.

Realizar o teste do olhinho é mais uma alternativa de garantir uma infância saudável para seu filho e aumentar a sua tranquilidade com relação à saúde da criança. Quer ler um pouco mais sobre como garantir a saúde e qualidade da visão em crianças? Dê uma conferida neste texto sobre o assunto e continue visitando o nosso blog regularmente!

E que tal ler um pouco mais sobre as crianças em nossos artigos relacionados:

E não se esqueça de consultar o seu oftalmologista de confiança regularmente !!!

Veja também agora mesmo um vídeo explicativo sobre o teste da orelhinha:

E agora sobre o teste do pezinho:

Até a próxima!

8 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *