Problemas como miopia, hipermetropia e astigmatismo podem ser resolvidos. Veja como
Como corrigir a miopia? É possível? Hoje em dia, os avanços nas técnicas da oftalmologia permitem que problemas de visão comuns sejam corrigidos com cada vez mais precisão e simplicidade, e até mesmo quem tem pouquíssimos graus tem optado pelo uso do óculos ou lentes corretivas.
Mas você sabe quais são e como são corrigidos os problemas mais frequentes?
Como Corrigir a Miopia
A miopia é causada por uma alteração na córnea (a camada externa do globo ocular), que deixa o olho muito curvo ou muito comprido, dificultando a focalização da imagem no local correto da retina e provocando a sensação de distorção nas imagens mais distantes.
A correção da miopia é feita com a ajuda de lentes divergentes, que ajudam a posicionar a formação da imagem no local certo da retina. Essas lentes podem ser colocadas em óculos ou em lentes de contato
A cirurgia para correção da miopia, conhecida também como cirurgia refrativa, também é uma alternativa muito procurada por quem sofre dessas alterações. Ela é um procedimento simples, que não apresenta necessidade de internação e ajuda a remodelar a córnea para que o posicionamento da imagem na retina seja o correto.
Como corrigir a Hipermetropia
O hipermétrope é quem sofre com uma alteração ocular que deixa sua córnea muito reta e menor do que o considerado normal, também dificultando sua focalização no local certo da retina.
Essa alteração provoca distorções de imagens muito próximas e, em casos mais graves, pode alterar a visão à distância também.
A hipermetropia também é chamada de vista cansada por causar dores de cabeça e ardor nos olhos após o esforço para focalizar as imagens.
A hipermetropia é corrigida com o uso de lentes convergentes, que podem ser colocadas em óculos de grau ou lentes de contato. Também é possível corrigir a hipermetropia por cirurgia, só que, nesse caso, ela é chamada de cirurgia refrativa a laser.
Como corrigir o Astigmatismo
O astigmatismo é outro tipo de alteração encontrada na córnea que apresenta um formato irregular e com variados ângulos, obrigando a imagem visualizada a se formar em vários pontos da retina, resultando em uma visão distorcida para longe ou para perto.
Pessoas que sofrem de astigmatismo frequentemente se queixam de visualizar imagens borradas.
O tratamento do astigmatismo é feito com lentes cilíndricas, que podem ser utilizadas em óculos de grau ou em lentes de contato.
A cirurgia que corrige o astigmatismo é a mesma feita para a miopia, a refrativa, que ajuda a corrigir as irregularidades da superfície da córnea, forçando a formação da imagem no local certo da retina.
Independentemente de qual seja a sua alteração ocular, a avaliação de um oftalmologista é essencial para te ajudar a escolher o tipo de tratamento ideal para seu caso. O objetivo final da cirurgia ou dos tratamentos clínicos com óculos e lentes de contato é o mesmo: garantir conforto e precisão para a visão do paciente!
Continue acompanhando nosso blog para saber mais sobre problemas de visão e suas soluções e comente caso tenha ficado com alguma dúvida, estamos aqui para te ajudar!
Então, gostou do nosso conteúdo? Então baixe o e-Book Guia Definitivo sobre Cirurgia Refrativa gratuitamente, e acabe com todas as dúvidas que você possui referentes a este procedimento.
E se você está próximo à Zona Oeste do Rio de Janeiro, possui dúvidas sobre se é possível realizar ou não a cirurgia refrativa para correção, agende uma consulta com a COI para um diagnóstico completo.