Os 5 sintomas de inflamações nos olhos, causas e tratamentos disponíveis

mulher com mão nos olhos, sentindo dor e segurando par de óculos

formas e movimentos ao nosso redor. Ela é fundamental para uma navegação segura e interação no ambiente. Por isso, entender quais são os sintomas de inflamação nos olhos torna-se muito importante, e nos ajuda a entender quando procurar um oftalmologista

A inflamação nos olhos é um problema comum que pode afetar significativamente nossa qualidade de vida. Isso porque nós dependemos totalmente da nossa visão, mesmo que seja para realizar as tarefas mais simples do cotidiano. Portanto, qualquer desconforto nos olhos pode ter sérias consequências. 

No entanto, nem sempre conhecemos bem os sintomas das condições que podem comprometer nossa visão, o que pode dificultar o tratamento adequado. Exemplo comum, a inflamação ocular, surge por diversos motivos e se manifesta de várias formas. 

Muitas pessoas enfrentam esse desconforto diariamente, mas acabam ignorando os sinais, o que pode ser um erro grave. Então, o que fazer diante disso? Se você deseja entender melhor esse assunto, continue lendo este artigo para conhecer os principais sintomas da inflamação nos olhos e entender como funciona o tratamento.

Principais sintomas de inflamação no olho

Aqui está uma lista com alguns sintomas que indicam que pode existir inflamação no olho:

1. Dor

Por serem ricos em terminações nervosas, os olhos são estruturas muito sensíveis e delicadas — não é à toa que temos sempre o impulso de protegê-los em qualquer situação de perigo. 

Sua importância na relação do indivíduo com o meio ambiente e sua íntima ligação com o cérebro demandam essa alta quantidade de células nervosas em sua estrutura. 

Por esse motivo, praticamente qualquer alteração no globo ocular causa dor — e, com a inflamação, não seria diferente.

2. Sensação de cisco

É muito comum que caiam ciscos em nossos olhos, especialmente com a poeira e as impurezas das grandes cidades. Essas sujeirinhas podem sair naturalmente ou serem removidas com o auxílio de soro fisiológico.

No entanto, se a sensação de cisco no olho for constante e não cessar com suas tentativas de remoção, pode ser um indício de arranhão de córnea. 

Essa situação que causa inflamação merece atenção especial, indicando a necessidade da procura de um oftalmologista quanto antes.

3. Vermelhidão

Os olhos também são altamente vascularizados, ou seja, possuem abundância de vasos levando e trazendo sangue de suas estruturas. 

Em geral, áreas de grande importância fisiológica são assim, mas isso traz um sintoma importante no caso de uma inflamação: a vermelhidão. 

Se seu globo ocular estiver muito vermelho, especialmente por um período mais longo, isso pode ser um sinal de inflamação. Além disso, caso a pálpebra fique inchada, esse também pode ser um sinal de que algo está errado. Afinal, também é possível ter inflamação na pálpebra. 

4. Sensibilidade à luz

Outro sintoma da inflamação é a sensibilidade à luz. Chamada de fotofobia, esse é um sinal clássico de diversos problemas oculares. Com a inflamação, os olhos estão  sensíveis e qualquer iluminação mais forte pode se tornar incômoda. 

Porém, não basta proteger a vista e ficar em locais mais escuros, viu? Esse é um alerta de maior gravidade, indicando a necessidade de procurar por um especialista. 

5. Perda de visão

As inflamações mais graves podem fazer com que o indivíduo tenha uma temporária perda de visão. Esse é um sinal de alerta, ao mostrar que o problema está atingindo o nervo óptico. 

Aí não dá para esperar, sendo indispensável procurar um serviço de emergência. Outros sinais de gravidade são febres alta, abaulamento dos olhos, falta de ar, inchaço no rosto e dor grave.

Como saber se estou com infecção no olho?

Embora existam sintomas de inflamação nos olhos, a melhor maneira de se diagnosticar e tratar um olho infectado é falando com um oftalmologista. 

Tenha em mente que a inflamação pode ser tanto algo simples quanto algo mais grave. Inclusive, pode ser que exista infecção no olho com pus, gerando muito incômodo e dor. 

Dito isso, caso tenha observado alguns dos sintomas citados, é muito importante que procure atendimento médico.

Leia também: Você sabia que existem alimentos que melhoram a visão? Conheça os 11 principais para consumir na sua rotina

O que causa inflamação nos olhos?

Existem muitas causas para a inflamação nos olhos. No entanto, as principais delas são infecções virais, bacterianas e fúngicas. 

Essas infecções são transmitidas por contato direto com secreções oculares infectadas, objetos contaminados, ou mesmo pelo contato com superfícies infectadas e posterior contato com os olhos.

Entre os tipos de inflamação nos olhos, os mais comuns são:

Conjuntivite — inflamação conjuntival

A conjuntivite nada mais é do que uma inflamação ou infecção da membrana transparente — conhecida como conjuntiva — que envolve a pálpebra e cobre a parte branca do olho. 

O aspecto de olho vermelho ocorre porque pequenos vasos sanguíneos localizados na conjuntiva ficam inflamados, o que faz com que fiquem mais visíveis. Geralmente, essa condição acontece devido à infecção bacteriana ou viral, ou uma reação alérgica.  

É importante deixar claro que, embora a conjuntivite seja muito desconfortável, raramente ela pode afetar a visão. Além disso, o tratamento para olhos inflamados adequado ajuda a aliviar o desconforto que ela provoca, bem como evitar que ela seja disseminada — já que é contagiosa. 

Ceratite (fungo no olho) — inflamação da córnea

Se você utiliza lentes de contato durante muito tempo e não segue as práticas adequadas de higienização, pode sofrer com ceratite (fungo no olho). Além disso, essa inflamação pode acontecer por conta de uma infecção ou lesão na córnea. 

Alguns dos principais sintomas da ceratite são olhos vermelhos, lacrimação, dor, sensibilidade à luz, visão turva e sensação de areia nos olhos. 

Caso note algum desses sintomas, é importante procurar um oftalmologista o quanto antes. Quando não tratada, a ceratite pode provocar complicações oculares. 

Neurite óptica — inflamação do nervo óptico

A inflamação do nervo óptico, conhecida como neurite óptica, provoca dor e perda temporária de visão do olho afetado. Em alguns casos, os indivíduos com a condição podem ver luzes piscando. 

A neurite óptica pode se desenvolver muito rápido e, caso sinta qualquer sintoma relacionado a ela, é importante procurar um oftalmologista rapidamente. 

Esclerite — inflamação escleral

A esclerite (inflamação escleral) é uma doença grave que pode provocar diversos problemas de visão se não for tratada. Os seus sintomas incluem: olhos vermelhos, lacrimação, dor e sensibilidade à luz.

Os sintomas da esclerite são muito parecidos com outras doenças oculares. Assim, é fundamental procurar atendimento médico para saber o que realmente está acontecendo com o seu olho. 

Vale destacar que a esclerite é associada a distúrbios autoimunes, como lúpus e artrite reumatoide.  

Uveíte — inflamação da úvea

A uveíte é uma inflamação que ocorre na úvea e, geralmente, surge de repente e se desenvolve de maneira rápida. Ela é mais comum de atingir pessoas que sofrem com outras doenças inflamatórias e autoimunes, como a artrite reumatoide. 

Assim como acontece com outras inflamações nos olhos, a uveíte provoca vermelhidão, visão turva e dor. Além disso, algumas pessoas também podem ter a visão diminuída. 

Inflamação nos olhos e Covid-19

Muitas pessoas não sabem, mas a saúde ocular pode ser afetada pela Covid-19. Isso acontece porque o coronavírus, responsável pela pandemia, pode atingir uma pessoa ao ter contato com os seus olhos. Ou seja, os olhos são uma das principais portas de entrada para o vírus atingir o ser humano. 

Além disso, segundo a Academia Americana de Oftalmologia, o coronavírus provoca conjuntivite em 1 a 3% das pessoas contaminadas. Em alguns casos, a doença é o primeiro sintoma da Covid-19. 

Quais os cuidados necessários?

Para evitar que ocorra qualquer tipo de inflamação nos olhos, é muito importante seguir alguns cuidados no seu dia a dia. Os principais deles são: 

  • Sempre faça a higienização das pálpebras e cílios, especialmente se costuma utilizar máquina;
  • Utilize maquiagens de qualidade, e que estejam no prazo de validade;
  • Lave muito bem as mãos e com frequência;
  • Não use colírios sem a indicação de um oftalmologista;
  • Não compartilhe objetos pessoais, como toalha de rosto, maquiagem e colorido, por exemplo;
  • Siga os cuidados recomendados para a higienização e uso de lentes de contato. 

Além dos cuidados com os olhos inflamados citados acima, é muito importante seguir todas as recomendações feitas pelo médico oftalmologista. 

Como identificar a causa da inflamação nos olhos?

Para identificar a causa da inflamação nos olhos, o método mais eficaz é o exame clínico. Nele, um oftalmologista realiza uma avaliação detalhada dos sintomas e histórico médico do paciente, considerando a:

  • Cultura microbiológica: utilizada para identificar agentes infecciosos, como bactérias ou fungos, através da coleta de amostras.
  • Testes de laboratório: que podem incluir análise de amostras de secreção ocular para detectar vírus específicos, ou exames de sangue para doenças sistêmicas relacionadas.
  • Exames de imagem: como tomografia computadorizada (TC) ou ressonância magnética (RM), para avaliar estruturas oculares e orbitárias em casos de inflamação severa ou complicada.
  • Testes alérgicos: para identificar alérgenos específicos que causam reações alérgicas oculares, como na conjuntivite alérgica.

Quais os tratamentos disponíveis para os tipos de inflamação nos olhos?

O tratamento para inflamação ocular depende da causa subjacente. Alguns dos medicamentos comuns incluem:

  • Colírios e pomadas antibióticas: utilizados para tratar infecções bacterianas, como a conjuntivite bacteriana. Alguns exemplos incluem colírios de tobramicina ou eritromicina.
  • Colírios antivirais: são indicados para infecções virais oculares, como a ceratite herpética. Como exemplo, podemos citar os colírios de ganciclovir.
  • Colírios antifúngicos: usados para infecções fúngicas, como a ceratite fúngica, os principais possuem ativos com a natamicina.
  • Corticosteroides tópicos: responsáveis por reduzir a inflamação em condições como uveíte ou esclerite, incluem medicamentos como a prednisolona e dexametasona. Devem ser usados com cautela e sob supervisão médica, pois podem ter efeitos colaterais.
  • Colírios antialérgicos: são usados para tratar conjuntivite alérgica. Podem incluir colírios de olopatadina e cetotifeno.
  • Lágrimas artificiais: elas são aplicadas para aliviar os sintomas de secura ocular e irritação, como complemento ao tratamento de várias condições oculares inflamatórias.

Como desinflamar o olho rápido?

Para desinflamar rapidamente, dependendo da causa da inflamação, você pode considerar algumas medidas, como:

  • Compressas frias: aplicar compressas frias sobre os olhos reduz a inflamação e alivia o desconforto. Para isso, use um pano limpo embebido em água fria ou um saco de gelo envolvido em um pano fino. Aplique sobre os olhos fechados por cerca de 10–15 minutos, várias vezes ao dia, conforme necessário.
  • Colírios lubrificantes: caso a inflamação esteja associada à secura ocular ou irritação leve, colírios lubrificantes (lágrimas artificiais) aliviam os sintomas e reduzir a vermelhidão.
  • Medicação prescrita: para inflamação nos olhos advinda de conjuntivite bacteriana, viral, alérgica ou uveíte, seguir as orientações e utilizar os colírios ou pomadas prescritos pelo oftalmologista permite controlar a inflamação mais rapidamente.
  • Evite coçar os olhos: coçar os olhos piora a inflamação e espalha a infecção, se presente. Desse modo, mantenha as mãos limpas e evite o contato direto com os olhos.
  • Descanse os olhos: evite esforço visual excessivo, como ficar muito tempo em frente a telas de computador ou dispositivos móveis. Descansar os olhos pode ajudar na recuperação.

Quando procurar um médico? 

Assim que surgir alguns dos sintomas de inflamação nos olhos, é importante ficar em alerta para procurar um oftalmologista. 

Especialmente se os sintomas durarem muitos dias para sumirem, ou algum deles for muito intenso, é essencial procurar um médico quanto antes. Ao falar com um especialista, ele solicitará a realização de exames oftalmológicos, como a ultrassonografia ocular, para obter um diagnóstico preciso. 

Por fim, vale lembrar que as causas para a inflamação podem ser diversas, mas devemos ter em mente que essas são estruturas muito sensíveis, que merecem todo o nosso cuidado. 

Neste artigo, vimos que entender os sintomas de inflamação nos olhos é crucial para identificar quando procurar ajuda de um oftalmologista. Ao reconhecer sinais como dor, sensação de cisco persistente, vermelhidão, sensibilidade à luz e até perda temporária de visão, o paciente deve buscar atendimento médico imediato. 

Cada tipo de inflamação ocular, seja por conjuntivite, ceratite, neurite óptica, esclerite, uveíte ou mesmo em casos relacionados à Covid-19, requer cuidados específicos para preservar a saúde ocular. Por isso, não hesite em consultar um especialista ao primeiro sinal de problemas, garantindo um tratamento adequado e a manutenção da sua visão.

Está sentindo desconforto nos olhos? Não espere! Na COI, oferecemos cuidado especializado em oftalmologia. Marque sua consulta hoje mesmo para diagnóstico e tratamento precisos. Cuide da sua visão com quem entende!

Banner com o botão de agende sua consulta
Picture of Dr. Ricardo Filippo

Dr. Ricardo Filippo

Graduado em Medicina pela Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ. Durante sua vida acadêmica, participou de dezenas de congressos e simpósios, no Brasil e no exterior, e ministrou diversas aulas sobre Oftalmologia. Dr. Ricardo Filippo é especialista em oftalmologia e produz conteúdos sobre saúde ocular.
Olho e pálpebras de mulher em preto e branco.

Como é o pós-operatório da blefaroplastia?

O pós-operatório da blefaroplastia exige cuidados para garantir uma recuperação tranquila e bons resultados. Recomenda-se evitar esforço físico, dormir com a cabeça elevada e aplicar

Comentários