5 sintomas de inflamação nos olhos

sinais e sintomas de inflamação nas vistas

A visão é um sentido muito importante para que se tenha uma boa qualidade de vida, não concorda? Afinal de contas, o ser humano acabou naturalmente desenvolvendo uma dependência muito grande de sua capacidade visual para realizar até as tarefas mais simples, o que faz com que qualquer dor nos olhos traga graves consequências. No entanto, muitas vezes não conhecemos bem os sintomas das patologias que podem afetar nossa visão, o que nos impede de tratá-los adequadamente.

Pois um dos problemas mais comuns é a famosa inflamação, que pode ocorrer por diversos motivos e apresentar vários sintomas diferentes, tais como dor atrás dos olhos, por exemplo (ou dor no olho direito ou esquerdo isoladamente). E a verdade é que muitas pessoas acabam sentindo esse tipo de desconforto no dia a dia e deixando isso de lado, o que é um erro. Mas o que realmente deve ser feito? Quer aprender um pouco mais sobre o tema? Então confira o artigo a seguir e conheça direitinho os principais sintomas da inflamação nos olhos:

 

1. Dor

Por serem muito ricos em terminações nervosas, os olhos são estruturas muito sensíveis e delicadas — não é à toa que sempre temos o impulso de protegê-los em qualquer situação de perigo! Sua importância na relação do individuo com o meio ambiente e sua íntima ligação com o cérebro demandam essa alta quantidade de células nervosas em sua estrutura. Por isso, praticamente qualquer alteração no globo ocular causa dor. E com a inflamação não seria diferente.

 

2. Sensação de cisco

É muito comum que eventualmente caiam ciscos em nossos olhos, especialmente com a poeira e as impurezas das grandes cidades. Essas sujeirinhas podem sair naturalmente ou serem removidas com o auxilio de soro fisiológico, no entanto, se a sensação de cisco for constante e não cessar com suas tentativas de remoção, pode ser um indício de arranhão de córnea. E essa situação causa inflamação e merece atenção especial, indicando a necessidade da procura de um oftalmologista o quanto antes.

 

Clique para agendar sua avaliação de exames oftalmológicos.

 

3. Vermelhidão

Os olhos também são altamente vascularizados, ou seja, possuem grande quantidade de vasos levando e trazendo sangue de suas estruturas. Em geral, áreas de grande importância fisiológica são assim, mas isso traz um sintoma importante no caso de uma inflamação: a vermelhidão. Se seu globo ocular estiver muito vermelho, especialmente por um período mais longo, isso pode ser um sinal de inflamação.

 

4. Sensibilidade à luz

Outro sintoma da inflamação é a sensibilidade à luz. Chamada de fotofobia, esse é um sinal clássico de diversos problemas oculares. Com a inflamação, os olhos estão mais sensíveis e qualquer iluminação mais forte pode se tornar incômoda. No entanto, não basta proteger a vista e ficar em locais mais escuros, viu? Esse é um alerta de maior gravidade, indicando a necessidade de procurar por um especialista.

 

5. Perda de visão

As inflamações mais graves podem chegar a fazer com que o individuo tenha uma temporária perda de visão. Esse é um grande sinal de alerta, pois mostra que o problema está atingindo o nervo óptico. Aí não dá para esperar, sendo indispensável procurar um serviço de emergência. Outros sinais de gravidade são febre alta, abaulamento dos olhos, falta de ar, inchaço no rosto e dor grave.

As causas podem ser diversas, mas devemos ter em mente que essas são estruturas pra lá de sensíveis, que merecem todo o nosso cuidado. Então fique atento ao que seus olhos têm mostrado e não se esqueça de comentar aqui para nos contar se já sentiu algum desses sintomas! Que tipo de atitude tomou? Aproveitou para visitar seu oftalmologista? Compartilhe suas experiências conosco!

E aproveite e veja nosso artigo exclusivo sobre o que é milium e como tratá-lo!

14 Comentários

  • Muito boa noite, tenho um amigo que teve uma inflamação no olho esquerdo, como ele estava enxergando bem não se preocupou em procurar cuidados de um especialista, pouco tempo depois a inflamação agravou e perdeu a visão parcial no olho esquerdo e agora a visão do olho direito esta comprometida também quase não enxerga nada já não dirigi mais e só reconhece as pessoas a uma distância muito curta, preocupante!

    Resposta
  • meu filho esta ha dois anos com irritação ou inflamação nos olhos, no inicio parecia ser por renite, mas tomava remedios, anti alergicos, colirios e outros, melhorava e voltava, o olho dele ja ficou um menor que o outro, foi ao medico essa smn, disse q iria encaminhar para um hospital especializado em Sorocaba, para ver a q ele é alergico, ele nao tem os olhos vermelhos, mas globo ocular direito ficou bem mais escuro q o outro, e o olho lacrimeja muito, alguma dica?

    Resposta
  • Todos esses 5 sintomas aí eu tenho qual remédio devo tomar é como devo lavar

    Resposta
  • eu to com todos os simtomas o oftalmo me passou um colirio que estou usando por 7 dias mais arde bastante quando coloco é normal

    Resposta
  • Eu tenho isso há mais de 15 anos. Vai e volta. Dói muito. Mas até hoje não afetou a minha visão. E nenhum médico descobriu o que causa isso.

    Resposta
  • Bateu uma pedra no meu olho , perdir
    a visão do olho direito , fiz a cirurgia da retirada da pedra e a cirugia de catarata ,.mas ja faz 10 meses e meu olho continua muito vermelho e iritado ,será q é normal ,será q corre risco de passar por o outro olho se for uma infecção? Quem poder me informar ‘ Agradeco”

    Resposta
  • Tive uma conjuntivite depois de 35 não melhorou minha visão foi afetada… Procurei um oftalmo ele não conseguiu descobrir… Gastei os olhos da cara com exames pra ele dizer q a conjuntivite foi só coincidência… Até início de catarata fui diagnosticada por ele. Eu não satisfeita procurei outro e de imediato descobriu q minhas córneas estavam lesionadas… Sinto areia nos olhos muita sensibilidade a luz do dia coceira, ardência… Estou em tratamento a 10 dias … Infelizmente não vejo melhora… Estou desesperada… Estou usando Predimild, liposic,optive e usei por 10 dias besivance… Não consigo ler… Desespero total.

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *