Saiba o que é o exame de paquimetria, quando é preciso fazer e o que esse exame identifica

Mulher realizando exame de paquimetria

Entender o que é exame de paquimetria é importante para saber quando é o momento de realizar o procedimento.

O nome não é muito comum, mas o exame de paquimetria ocular é realizado de forma simples e indolor — quando realizado por profissionais capacitados — e tem como objetivo medir a espessura da córnea. 

Medir essa espessura é importante por diversas razões. Isso porque o exame pode identificar determinados tipos de doenças oculares e ajudar no tratamento delas. 

Compreender o que é exame de paquimetria e quais doenças ele identifica é fundamental para que as pessoas saibam a importância de realizá-lo sempre que necessário. 

Portanto, se você tem curiosidades sobre o procedimento ou até mesmo se o seu médico indicou realizá-lo, continue a leitura e saiba o que é o exame de paquimetria, como ele é realizado e para que ele serve! 

O que é o exame de paquimetria 

O exame de paquimetria é um exame oftalmológico que mede a espessura da córnea, a parte transparente da frente do olho, na avaliação da paquimetria, considera-se que os resultados se encontram dentro da faixa de normalidade quando a espessura corneal está situada entre 470 micrômetros e 550 micrômetros.

A paquimetria é realizada usando um dispositivo chamado paquímetro ou paquímetro ultra-sônico, e o procedimento é geralmente rápido e não invasivo.

A melhor maneira de encontrar possíveis condições ou doenças em seus olhos é procurando por um oftalmologista e realizando os exames e cuidados que ele indicar. 

O exame de paquimetria é realizado para que os oftalmologistas saibam se a córnea está inchada. 

Essa condição pode acontecer por diferentes motivos. Por exemplo, a distrofia de Fuchs pode aumentar o fluido na córnea e, com isso, provocar aumento na espessura geral. 

O mau uso de lentes de contato também pode provocar problemas nos olhos, e isso pode ser difícil de ser detectado com o uso de um microscópio. Porém, ao realizar um exame de paquimetria, essa condição pode ser identificada. 

Quando o exame é realizado, a espessura central de uma córnea normal fica entre 470 e 550 micrômetros (valores de medida). Um micrômetro equivale à milésima parte do milímetro. 

Caso o paciente tenha valores menores do que é considerado normal, a córnea é considerada fina. Se os valores forem maiores, a córnea é considerada espessa. Em ambos casos, é fundamental identificar quais são as causas para a espessura da córnea não estar dentro do normal. 

Além disso, saber a espessura da córnea é importante para procedimentos cirúrgicos cujo objetivo é reduzir ou eliminar a necessidade de uso de óculos ou lentes de contato, como o LASIK, por exemplo. 

Como parte da cirurgia inclui a remoção de tecido, o que deixará a córnea mais fina, é essencial saber sua espessura atual. 

Vale dizer que algumas pessoas podem ter a córnea mais fina do que o normal e isso não significa a existência de problemas oculares, mas pode sofrer com danos caso uma cirurgia refrativa seja realizada.

Para que serve o exame de paquimetria

O exame de paquimetria é importante para diagnosticar e tratar determinados tipos de doenças, e alguns deles são: 

Os indivíduos que já possuem algum tipo de doença ocular, como miopia, por exemplo, podem ter outras condições que causam alterações na espessura da córnea. 

Uma dessas condições é o ceratocone, que é caracterizada pela distensão e o afinamento da espessura da córnea. 

Conforme a córnea fica mais fina, o paciente percebe que a sua capacidade visual começa a reduzir, o que pode ser de forma suave ou moderada, conforme a quantidade de tecido afetado. 

Alguns sintomas dessa condição são: coceira e sensibilidade à luz. Em casos mais graves, é possível que ocorra a cegueira.

Diante desses riscos, o exame de paquimetria é a principal forma de identificar estágios dessa e de outras doenças que afetam a córnea.

Outra condição que pode ser identificada com o exame de paquimetria é o edema corneano, que é um inchaço da córnea após alguns traumatismos, infecção, inflamação, cirurgia ocular ou algum outro tipo de doença nos olhos. 

Além disso, o edema corneano pode ocorrer por causa do uso excessivo de lentes de contato. 

O exame de paquimetria também é muito importante para o tratamento do glaucoma. Essa é uma doença em que a pressão ocular — também conhecida como pressão intraocular — pode estar elevada.

Essa pressão pode causar perda de fibras nervosas na retina, o que pode provocar a diminuição da visão ou até mesmo a cegueira. 

Como o exame de paquimetria é realizado

O exame de paquimetria é muito simples e rápido de ser feito, e não requer nenhuma preparação ou cuidados especiais.

A paquimetria pode ser feita por meio de dois métodos: ultrassom ou técnicas ópticas. Entenda a seguir como eles funcionam. 

O que é exame de paquimetria ultrassônica?

A paquimetria ultrassônica, como o próprio nome já indica, é realizada com o uso de ultrassom para que a espessura da córnea seja medida.  

Este método utiliza dispositivos portáteis e econômicos. Porém, existe uma desvantagem: para medir a espessura da córnea por meio de ultrassom é usada uma sonda para tocar a córnea e ela deve ser perfeitamente posicionada. 

Caso ocorra qualquer deslocamento, a leitura pode não ser precisa e os resultados não também. Alguns exames com ultrassom são desenvolvidos mais para testes de glaucoma

O que é exame de paquimetria óptica?

Alguns paquímetros (instrumento utilizado para a realização do exame) são desenvolvidos para serem montados em um biomicroscópio, que é utilizado por oftalmologistas. 

Outros dispositivos podem fazer a paquimetria corneana usando microscopia especular. Esse dispositivo não entra em contato direto com a córnea. 

Para saber qual é o método mais indicado para você, é fundamental conversar com o seu médico.

Realize o exame de paquimetria com segurança

O exame de paquimetria é indicado para pessoas que possuem alguma predisposição a ter doenças oculares devido a fatores genéticos. Nesse caso, ele funciona como um exame preventivo. 

O procedimento também deve ser feito quando existir a suspeita de alguma doença e o oftalmologista solicitá-lo ou em casos de pré-operatório para cirurgia refrativa. 

Agora que você já sabe o que é exame de paquimetria e como ele é feito, é importante reforçar que estamos falando de um procedimento rápido, simples e indolor, que geralmente dura cerca de 10 minutos. 

No entanto, assim como qualquer outro tipo de exame — especialmente quando se trata de exames nos olhos, que são tão sensíveis — é fundamental contar com o trabalho de um especialista. 

Escolher um profissional confiável é uma parte fundamental do cuidado com a saúde dos seus olhos

Se você está com algum problema nos olhos e precisa realizar exames, conte com a COI. Clique aqui para conferir quais exames realizamos e, caso queira agendar algum procedimento, entre em contato conosco!

Dr. Ricardo Filippo

Dr. Ricardo Filippo

CRM: 5281096-7 | RQE: 17512. Graduado em Medicina pela Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ. Durante sua vida acadêmica, participou de dezenas de congressos e simpósios, no Brasil e no exterior, e ministrou diversas aulas sobre Oftalmologia. Veja informações sobre sua experiência na área.

Comentários