Cirurgia LASIK: como funciona e dúvidas frequentes

Mulher idosa de olhos azuis deitada com uma toca de cirurgia e mãos de luva rosa segurando sua cabeça

A cirurgia LASIK é um procedimento ocular a laser, realizado mais comumente para tratar doenças como miopia, hipermetropia e astigmatismo.

A cirurgia LASIK, assim como outros tipos de procedimentos oculares, vem chamando cada vez mais atenção. Um dos motivos para isso, é que um dos efeitos colaterais inesperados que surgiram devido a pandemia foi o surgimento de problemas oculares, como a miopia.

Essa situação está levando muitas pessoas a considerarem se os procedimentos de correção da visão a laser são adequados para eles. Vale destacar que o uso de telas somente pelas crianças cresceu em 52% durante a pandemia

Com esse cenário, a maioria das pessoas começam sua jornada perguntando: será que cirurgia a laser é segura? A resposta é sim, desde que seja realizada por um especialista. Mas, antes de agendar sua consulta com um oftalmologista, é importante saber mais sobre esse procedimento.

Neste artigo, falaremos sobre o que é a cirurgia LASIK, para que ela serve, quanto tempo ela dura e outras questões sobre o assunto. Boa leitura!

O que é e para que serve uma cirurgia de LASIK?

A córnea é uma parte do olho que ajuda a focar a luz para criar uma imagem na retina. Ela funciona da mesma maneira que a lente de uma câmera focaliza a luz para criar uma imagem no filme. A curvatura e o foco da luz também são conhecidos como refração.

Normalmente, o formato da córnea e do olho não é perfeito e a imagem na retina fica fora de foco (borrada) ou distorcida. Essas imperfeições são chamadas de erros de refração.

A LASIK é uma cirurgia refrativa, que tem como objetivo tratar condições oculares que exigem que as pessoas utilizem óculos ou lentes de contato para enxergar corretamente. Em outras palavras, ela é realizada em pacientes que possuem erros refrativos.

O procedimento, na maioria das vezes, é realizado para tratar miopia, hipermetropia e astigmatismo. Assim como outros tipos de cirurgia refrativa, a LASIK remodela a córnea, para permitir que a luz que entra no olho seja focada adequadamente na retina. Com isso, é possível ter uma visão mais clara.

Se você não for um bom candidato a LASIK, outras cirurgias de correção da visão estão disponíveis, como cirurgia ocular a laser PRK.

Leia também: O que é Cirurgia Refrativa a Laser e como é feita?

Quem deve fazer?

A única maneira de um indivíduo descobrir se é candidato a cirurgia LASIK é fazendo exames oftalmológicos. A LASIK é um dos procedimentos mais seguros e gratificantes realizados atualmente, porém, exige que o paciente seja um bom candidato para o procedimento.

Durante um exame oftalmológico completo, o oftalmologista avaliará a forma, a regularidade, a espessura e a saúde da parte frontal do olho, a córnea. O médico também medirá o grau de miopia, hipermetropia e astigmatismo.

A parte mais importante da consulta será então o consentimento informado que educa o paciente sobre os riscos e benefícios potenciais do procedimento. Dentre as principais indicações à cirurgia, estão:

  • Pessoas maiores de idade: não é indicado que menores de 18 façam a cirurgia porque o corpo ainda está em desenvolvimento. Com isso, o grau de problema ocular também pode alterar, o que afeta os resultados da cirurgia.
  • Pessoas com grau estabilizado há pelo menos um ano: caso o grau do paciente esteja alterando constantemente, a cirurgia pode não apresentar bons resultados. 
  • Pessoas não gestantes e que não estejam amamentando: muitas pessoas não sabem, mas os hormônios da gestação podem provocar alterações nos problemas de visão e na córnea. 
  • Pessoas que não tenham a córnea com espessura muito fina: durante a cirurgia, um pequeno corte – chamado flap – é feito na membrana da córnea. Por esse motivo, é importante que o paciente não tenha córnea muito fina.

Quanto tempo dura a LASIK?

Essa cirurgia é indolor e leva apenas cerca de 15 minutos para ambos os olhos. Os resultados – visão melhorada sem óculos ou lentes de contato – começam imediatamente após o procedimento e a visão geralmente continua a melhorar e se estabilizar ao longo de alguns dias.

Quais os riscos de uma cirurgia LASIK?

A maioria dos pacientes estão satisfeitos com os resultados de sua cirurgia LASIK. No entanto, como qualquer outro procedimento médico, existem riscos envolvidos. Por isso é importante que você entenda as limitações e possíveis complicações dessa cirurgia.

Aqui estão alguns riscos relacionados ao procedimento:

  • Olhos secos: a sensação pode durar de 30 a 90 dias depois do procedimento. 
  • Infecção: embora seja algo raro de acontecer, quem realiza a cirurgia pode sofrer com infecção. Entretanto, tenha em mente que esse risco é baixo. 
  • Desconforto e dor: principalmente nas primeiras 48 horas após a cirurgia, pode ser que o paciente sinta desconforto e dor. 
  • Dificuldade para enxergar com clareza: isso pode acontecer nos primeiros dias do pós-operatório. 
  • Descolamento do flap: a camada da córnea é levemente levantada durante a cirurgia. Portanto, no período de recuperação, pode ser que ocorra o descolamento do flap, embora isso seja raro de acontecer. 

Esses são apenas alguns dos riscos relacionados à LASIK. Então, caso tenha interesse em fazer a cirurgia refrativa, converse com seu oftalmologista para tirar todas as suas dúvidas e compreender todos os riscos que envolvem esse procedimento cirúrgico.

Leia mais: Tudo sobre cirurgia de miopia: guia completo

Como é a recuperação da cirurgia LASIK?

O tempo total de recuperação após a cirurgia LASIK é de 3 a 4 semanas. Normalmente, a visão é restaurada em 1-2 dias e o paciente pode retomar as atividades diárias sem problemas.

No entanto, a aba da córnea precisará de algum tempo para cicatrizar completamente. Até lá, você terá que se precaver e evitar atividades que possam prejudicar os olhos. A aba levará cerca de um mês para cicatrizar sozinha. Nesse período, você também precisará fazer acompanhamento com o médico para monitorar sua saúde ocular.

Já a quantidade de tempo que você precisará de folga geralmente depende de sua ocupação. Se a sua função envolve trabalho físico, o médico pedirá que você espere pelo menos 10 a 14 dias antes de retornar ao trabalho.

Entretanto, se você tiver um trabalho que precisa permanecer sentado, como em frente ao computador, poderá retomá-lo em alguns dias.

Qual o valor de uma LASIK?

Assim como acontece com outros tipos de procedimentos de saúde, o valor da cirurgia LASIK varia de acordo com alguns fatores.

Algumas questões que afetam o preço do procedimento são:

  • Experiência do médico;
  • Localização;
  • Grau do problema de visão;
  • Reconhecimento da clínica/hospital no mercado;
  • Técnica utilizada. 

Porém, a média de valor da cirurgia para ambos os olhos está em média R$6.000. Tenham em mente que esse custo pode alterar dependendo dos fatores que citamos acima.

Veja também: Quanto custa cirurgia de miopia em 2023?

A cirurgia LASIK é um dos procedimentos oculares que mais são procurados por quem possui erros refrativos, como miopia, astigmatismo e hipermetropia.

Essa cirurgia é realizada com laser e tem como objetivo remodelar a córnea e tratar esses problemas de visão. No entanto, não são todos os pacientes com erro de refração que podem realizar o procedimento.

Portanto, é fundamental procurar um oftalmologista para compreender se você é ou não uma pessoa que pode realizar a LASIK.

Gostou do conteúdo e quer se consultar com um especialista em uma Clínica Oftalmológica no Rio de Janeiro?

Clique aqui para entrar em contato com a COI Oftalmológica e agendar a sua consulta!

Dr. Ricardo Filippo

Dr. Ricardo Filippo

CRM: 5281096-7 | RQE: 17512. Graduado em Medicina pela Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ. Durante sua vida acadêmica, participou de dezenas de congressos e simpósios, no Brasil e no exterior, e ministrou diversas aulas sobre Oftalmologia. Veja informações sobre sua experiência na área.

Comentários