O que causa Catarata? 6 Fatores principais para você conhecer

Imagem de um exame oftalmológico sendo realizado bem de perto do olho do paciente

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), só no Brasil há cerca de 2 milhões de pessoas que sofrem de catarata, doença que, apesar de afetar mais pessoas idosas, também pode aparecer em jovens e crianças. Mas, o que causa catarata ainda é uma pergunta muito comum.

A catarata ocorre quando o cristalino, a lente localizada atrás da pupila e da íris, se torna opaco, resultando em dificuldades de visão.

Infelizmente, a catarata é uma das causas mais comuns da perda da visão nas pessoas com mais de 40 anos de idade e é considerada a principal causa de cegueira no mundo.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a doença causa cerca de 51% da cegueira de todo o mundo, atingindo cerca de 20 milhões de pessoas. Por isso ainda existem diversas dúvidas sobre essa condição.

Entender o que causa a catarata é muito importante para tentar prevenir a doença ou ficar alerta para possíveis sintomas, buscando o tratamento adequado o mais rápido possível. Confira a seguir!

O que é a catarata?

A catarata é uma enfermidade ocular que envolve a opacificação do cristalino, a lente natural do olho. Ela resulta em visão embaçada, turva ou obscurecida.

O cristalino normalmente é transparente e claro, permitindo que a luz passe através dele e alcance a retina, onde as imagens são formadas e enviadas ao cérebro. No entanto, quando a catarata se desenvolve, a luz é bloqueada ou dispersada devido às áreas opacas no cristalino, o que resulta em uma visão prejudicada.

Veja também: Recuperação da Cirurgia de Catarata: como se recuperar e o que esperar?

6 fatores que podem causar a catarata

Veja a seguir os principais fatores de risco para catarata que podem desencadear a doença  em diversas idades.

1. Hereditariedade

A hereditariedade é um dos principais fatores determinantes no desenvolvimento da catarata. Isso significa que se um indivíduo tem catarata, existe uma probabilidade de 70% de que seus filhos também a desenvolvam. No entanto, além das causas genéticas da catarata, os pacientes também precisam enfrentar fatores externos, como situações nas quais as pessoas se expõem, e que contribuem para o surgimento da condição.

2. Tabagismo e uso do álcool

O hábito de fumar está associado ao desenvolvimento de catarata, pois enfraquece as defesas do corpo, criando condições favoráveis para o surgimento da doença ocular. Da mesma forma, o alcoolismo também está vinculado ao surgimento da catarata pelas mesmas razões.

3. Exposição aos raios ultravioleta

A exposição constante à radiação ultravioleta pode resultar no surgimento da catarata. Segundo a OMS, até 20% dos casos de cegueira mundial podem ser atribuídos à exposição constante à radiação UV. Por isso, recomenda-se o uso de chapéus e bonés com abas largas, óculos de sol apropriados e a redução da exposição aos raios ultravioleta, especialmente nos horários de maior intensidade.

4. Diabetes

Acredita-se que até 4% de todos os casos de catarata possam ser atribuídos ao diabetes, devido aos problemas circulatórios que a doença causa, além de outras complicações como a retinopatia diabética.

5. Esteroides

O uso prolongado de esteroides e medicamentos à base de cortisona também é um dos fatores que podem influenciar no surgimento da catarata medicamentosa.

6. Idade

A catarata e a idade estão intimamente relacionadas, pois a idade é um fator de risco para o desenvolvimento da catarata. Isso ocorre devido a alterações celulares e bioquímicas no cristalino ao longo do tempo.

Isso inclui a acumulação de danos oxidativos, alterações na composição química, redução da capacidade de reparo e mudanças no metabolismo celular. Portanto, uma pessoa tem mais chances de desenvolver catarata após os 40 anos de idade.

Veja também: Tem curiosidade para saber como enxerga um paciente com catarata? Veja aqui!

Principais sintomas da doença

Agora que você já sabe o que causa catarata, é importante compreender quais são os sintomas da doença para que possa saber como identificá-la. Eles são:

• Visão turva, nebulosa ou embaçada;
  • Sensibilidade à luz ou Fotofobia — do sol, lâmpadas, faróis, etc.;
  • Sensação de ofuscamento, principalmente durante a direção de veículos a noite;
  • Alteração na prescrição de grau do óculos, incluindo o surgimento de miopia;
  • Visão dupla;
  • Necessidade de ter uma luz mais brilhante para conseguir ler;
  • Dificuldade em enxergar durante a noite;
  • Mudança na maneira de enxergar as cores.

Qual a idade que se tem catarata?

Como falamos anteriormente, geralmente, a catarata passa a se desenvolver em pessoas que têm por volta dos 40 anos.

Porém, é comum que os sintomas sejam mais observados depois dos 60 anos. Entretanto, essa condição ocular pode atingir pessoas mais novas. Mas o que causa catarata precoce?

O surgimento precoce da doença pode ocorrer, principalmente, quando o indivíduo jovem passa por algum tipo de trauma ocular ou faz o uso de medicamentos que ajudam a desenvolvê-la.

Por exemplo, uma pancada no olho provocada por um acidente ou prática de esporte, pode gerar a catarata. Além disso, é muito raro de acontecer, mas bebês também podem nascer com a doença.

Como prevenir o surgimento da catarata?

Existem várias medidas para prevenir a catarata, sendo a alimentação uma das mais importantes.

Consumir alimentos que melhoram a visão ricos em vitamina E, como sementes de girassol, amêndoas e espinafre, ajuda a fortalecer a saúde ocular. Além disso, alimentos que são fontes de luteína, como espinafre, couve e outras verduras, podem prevenir o surgimento da doença.

Estudos também indicam que vitaminas antioxidantes, como a vitamina C, e alimentos que contêm ácidos graxos podem diminuir o risco de desenvolver catarata.

Qual o tratamento indicado para a catarata?

Quando os sintomas começam a aparecer, você pode melhorar a sua visão por um tempo usando óculos novos, ampliação, iluminação adequada ou outros recursos visuais.

Porém, o tratamento eficaz é a cirurgia de catarata, fortemente recomendada para quando a doença evoluir o suficiente para prejudicar seriamente a sua visão e afetar sua vida diária.

Muitas pessoas consideram má visão um fato inevitável do envelhecimento, mas a cirurgia de catarata é um procedimento simples, relativamente indolor e de rápida recuperação.

Os riscos durante a cirurgia são muito pequenos, desde que realizado um pré-operatório eficaz e seguro.

Quando é necessária e como funciona a cirurgia de catarata?

Na maioria dos casos, as pessoas esperam perder a visão para pesquisar mais sobre o que causa a catarata e decidir realizar a cirurgia. Ou seja, elas esperam chegar ao ponto onde existe a dificuldade para enxergar, o que dificulta a direção ou a leitura, por exemplo.

Entretanto, é sempre importante escutar um oftalmologista confiável e considerar o que ele tem a dizer em relação à cirurgia. Algumas vezes, as pessoas precisam realizar o procedimento cirúrgico para poderem tratar outras condições oculares, como alterações na retina.

Veja também: Quando operar a catarata? Saiba quando é indicado fazer o procedimento!

A catarata volta após a cirurgia?

Após a cirurgia, a catarata removida não retorna, pois o cristalino opaco é substituído por lentes intraoculares durante o procedimento cirúrgico. No entanto, em alguns casos, podem ocorrer complicações pós-cirúrgicas que afetam a visão, como inflamação, infecção, edema macular ou opacificação da cápsula posterior.

Uma complicação comum após a cirurgia de catarata é a opacificação da cápsula posterior, também conhecida como “catarata secundária” ou “opacificação da cápsula posterior”. Isso ocorre quando as células remanescentes do cristalino crescem na cápsula posterior, que é a parte do tecido que mantém a lente intraocular no lugar.

Essa opacificação pode causar sintomas semelhantes aos da catarata original, como visão embaçada ou turva. No entanto, a opacificação da cápsula posterior pode ser tratada com um procedimento a laser simples, chamado capsulotomia Yag laser, no qual o oftalmologista faz uma abertura na cápsula para restaurar a visão clara.

Até aqui, vimos que a catarata é uma condição séria e prevalente que afeta milhões de pessoas em todo o mundo, sendo uma das principais causas de perda de visão, especialmente entre os idosos.

Embora seu surgimento esteja frequentemente associado ao envelhecimento, há uma variedade de fatores que podem desencadear seu desenvolvimento, desde predisposição genética até exposição a fatores ambientais (causas ambientais de catarata), como radiação ultravioleta e uso de certos medicamentos.

Entender o que causa catarata é crucial para a prevenção e diagnóstico precoce da doença. Felizmente, a cirurgia de catarata oferece uma solução eficaz para restaurar a visão comprometida, com um procedimento relativamente simples e taxas de sucesso elevadas.

Se você está enfrentando problemas de visão devido à catarata, não deixe que isto limite sua qualidade de vida. Na COI Oftalmologia, você conta com uma equipe especializada em diagnóstico, tratamento e cirurgia de catarata, utilizando os mais avançados equipamentos para garantir resultados excepcionais. Conheça agora mesmo!

Banner com o botão de agende sua consulta
Picture of Dr. Ricardo Filippo

Graduado em Medicina pela Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ. Durante sua vida acadêmica, participou de dezenas de congressos e simpósios, no Brasil e no exterior, e ministrou diversas aulas sobre Oftalmologia. Dr. Ricardo Filippo é especialista em oftalmologia e produz conteúdos sobre saúde ocular.