O que é a falsa miopia?

Mulher sorrindo usando o computador de óculos

A falsa miopia é um problema ocular que afeta de forma temporária a capacidade da pessoa enxergar objetos distantes. Veja quais os sintomas dessa condição e como ela deve ser tratada.

O uso excessivo de telas é considerado um dos principais responsáveis por causar problemas oculares em pessoas de todas as idades, especialmente crianças e adolescentes. 

Isso porque a exposição contínua aos dispositivos eletrônicos provoca alterações na estrutura ou funcionamento do globo ocular, prejudicando a visão.

Uma dessas alterações é responsável por causar a chamada falsa miopia. Como o nome indica, trata-se de uma condição ocular que lembra a miopia

Afinal, ela também impede a pessoa de enxergar objetos distantes com nitidez e conforto. No entanto, suas causas e possíveis tratamentos são bem diferentes da miopia tradicional. 

Caso não seja diagnosticada e tratada corretamente, a falsa miopia pode evoluir para uma condição permanente, ou seja, para a miopia convencional. A melhor forma de evitar esse quadro é entender as características dessa condição ocular e descobrir como preveni-las.

Pensando nisso, preparamos esse guia completo sobre a falsa miopia, abordando as características dessa condição ocular, causas, sintomas, diagnóstico, tratamento e medidas preventivas. Boa leitura!

O que é falsa miopia?

A falsa miopia, também conhecida como miopia transitória e pseudomiopia, é um problema temporário de visão. Essa condição é caracterizada principalmente pela dificuldade em focar objetos distantes, podendo ser acompanhada de outros sintomas. 

Ela recebe o nome de falsa miopia porque os sinais típicos desse problema ocular geralmente desaparecem após um período de descanso visual adequado.

O que causa esse problema?

A pseudomiopia ocorre devido a um problema no músculo ciliar, responsável por alterar a forma da lente dentro do olho para focalizar objetos próximos ou distantes. 

Quando uma pessoa passa muito tempo concentrada em atividades que exigem esforço visual, como leitura, uso prolongado de dispositivos eletrônicos ou trabalho de escritório, esse músculo ciliar pode se fatigar. Ou seja, ele se “cansa” após ficar ativado por longos períodos.

Embora esse músculo ciliar fique fatigado, ele não “relaxa”. Em vez disso, ele pode se contrair de forma excessiva e prolongada por conta da hiperestimulação. 

Isso impede que o sistema de acomodação ocular, necessário para que a visão seja eficiente para longe, relaxe e funcione corretamente. Como resultado, a pessoa pode apresentar uma dificuldade temporária para focar em objetos distantes.

Veja também: Quais as diferenças entre miopia, hipermetropia e astigmatismo?

Quais os fatores de risco que favorecem o desenvolvimento da pseudomiopia?

Geralmente, pessoas que usam dispositivos eletrônicos, como notebooks e computadores, para trabalhar ou estudar correm mais risco de desenvolver esse problema ocular. Afinal, elas precisam passar longos períodos em frente às telas. 

Crianças e adolescentes que fazem uso excessivo de dispositivos eletrônicos também estão sujeitos a desenvolver não só a pseudomiopia, mas também a miopia verdadeira. 

Aliás, a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) já considera a existência de uma pandemia de miopia entre crianças e adolescentes, sendo que a exposição contínua às telas é um dos motivos que explicam esse quadro. 

Esse cenário também é confirmado por uma pesquisa realizada pelo Conselho Brasileiro de Oftalmologia (OBP).

Segundo o estudo, 71,9% dos oftalmologistas entrevistados perceberam o aumento de diagnósticos de miopia em pacientes entre 0 e 19 anos. Além disso, 75,6% dos especialistas acreditam que esse cenário é causado pelo uso excessivo de telas.

Além desses fatores, um estudo realizado por pesquisadores espanhóis aponta que a hipermetropia não tratada e a exotropia, um tipo de estrabismo, também podem causar pseudomiopia. Distúrbios emocionais/psicológicos, traumas oculares e lesões cerebrais também podem desencadear essa condição ocular.

Quais os principais sintomas da falsa miopia?

Os sintomas da pseudomiopia são parecidos com a miopia convencional. Por isso, o principal sinal dessa condição ocular é a dificuldade para focar em objetos distantes. 

No entanto, quem desenvolve essa condição ocular também pode apresentar os seguintes sintomas:

Qual a diferença entre a falsa miopia e a miopia real?

A miopia transitória e a miopia verdadeira têm muitos sintomas em comum. No entanto, essas duas condições oculares são causadas por fatores bem diferentes.

Conforme explicado, a pseudomiopia é uma condição temporária e reversível. Ela é causada por espasmos no músculo ciliar, problema geralmente associado a longos períodos de esforço e concentração visual.

Já a miopia verdadeira é um problema permanente, causado pela alteração do formato do globo ocular, que se torna mais alongado. Esse problema está associado a fatores genéticos e exige tratamentos diretos, como o uso de óculos de grau, lente de contato e cirurgia refrativa

Quais as diferenças entre a pseudomiopia e outros problemas oculares?

Alguns sintomas da falsa miopia são parecidos com os de outros erros de refração, como hipermetropia e presbiopia. Apesar disso, o médico oftalmologista consegue diferenciar a falsa miopia de outros problemas oculares por meio de exames oftalmológicos. 

Esses exames devem demonstrar a inexistência de alterações no formato do olho ocular ou irregularidades na superfície da córnea, característicos de erros refrativos. Afinal, a miopia transitória não está associada a qualquer mudança permanente nas estruturas dos olhos.

Além disso, a avaliação também deve indicar a ocorrência de espasmos dos músculos ciliares, característico da pseudomiopia. Portanto, embora apresente sintomas semelhantes a outras condições oculares, ela tem características únicas que permitem seu diagnóstico correto.

Como é feito o diagnóstico da falsa miopia?

O diagnóstico da miopia transitória deve ser feito pelo médico oftalmologista, que realizará os exames necessários para identificar o problema e diferenciá-lo de outras condições oculares. 

Durante a consulta, o oftalmologista deve avaliar os sintomas e histórico de saúde do paciente. Além disso, o paciente também deve ser submetido a exames como retinoscopia, exame de acuidade visual, fundoscopia, entre outras avaliações.

Com base nos resultados desses exames, o oftalmologista será capaz de fazer o diagnóstico da pseudomiopia e recomendar o tratamento apropriado.

Falsa miopia precisa de tratamento?

Sim. Porém, nem sempre a prescrição de tratamentos oculares tradicionais, como uso de óculos de grau e lentes de contato, é necessária. 

Isso porque a pseudomiopia é uma condição temporária e reversível. Por isso, geralmente o tratamento envolve apenas medidas para reduzir a fadiga visual e o estresse ocular.

Essas medidas podem incluir a realização de exercícios de estímulo da movimentação do músculo ciliar e a redução do tempo de tela. Como a pseudomiopia também pode causar ressecamento ocular, o oftalmologista também poderá indicar o uso de colírios lubrificantes ou lágrimas artificiais.

Vale lembrar que a falsa miopia não é uma condição grave e que pode ser revertida desde que o paciente receba o diagnóstico correto e siga as orientações do oftalmologista. Caso contrário, essa condição ocular pode se agravar e se tornar permanente, causando a miopia real. 

Veja também: Como a diabetes pode afetar a visão?

Como prevenir a falsa miopia?

A melhor forma de evitar a miopia transitória é adotar hábitos que reduzam a fadiga ocular e promovam o relaxamento dos olhos. Confira algumas estratégias para alcançar esses objetivos:

  • Faça pausas regulares a cada 20 a 30 minutos durante a realização de tarefas que exigem concentração, como leitura e uso e dispositivos eletrônicos.
  • Mantenha a tela no mesmo nível dos olhos e invista em um ambiente de trabalho ergonômico para evitar tensão no pescoço e nos ombros, o que pode contribuir para a fadiga ocular.
  • Lembre-se de piscar durante atividades que exigem concentração. Isso ajuda a lubrificar os olhos e reduz o cansaço ocular.
  • Mantenha uma iluminação adequada no ambiente durante a realização de tarefas que exigem concentração ocular para reduzir o esforço visual.
  • Se possível, faça intervalos ao ar livre durante o dia para permitir que seus olhos se ajustem a diferentes distâncias de visão e para expor seus olhos à luz natural.
  • Faça consultas regulares ao oftalmologista para fazer um check-up oftalmológico, necessário para monitorar sua saúde ocular e receber orientações personalizadas para cuidar da sua visão.

Seguindo essas dicas, prevenir a ocorrência da pseudomiopia e da miopia verdadeira será muito mais fácil.

Ficou com alguma dúvida ou precisa de um atendimento especializado? Entre em contato com a equipe da Clínica de Oftalmologia Integrada e agende já sua consulta!

Banner com o botão de agende sua consulta
Dr. Ricardo Filippo

Dr. Ricardo Filippo

CRM: 5281096-7 | RQE: 17512. Graduado em Medicina pela Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ. Durante sua vida acadêmica, participou de dezenas de congressos e simpósios, no Brasil e no exterior, e ministrou diversas aulas sobre Oftalmologia. Veja informações sobre sua experiência na área.

Comentários